Série clássica O Santo está de volta - e com Roger Moore
James Purefoy é o mais cotado para assumir o papel que impulsionou a carreira de Moore
Roger Moore está trabalhando na produção de um longa para TV que pode gerar uma nova versão do seriado O Santo. A série britânica que estreou em 1962 é vista como o lugar onde Moore treinou para ser 007, embora o ator tenha sido obrigado a rejeitar o papel de James Bond duas vezes por causa de seu trabalho na TV.
Criado pelo escritor Leslie Charteris na literatura na década de 20, Simon Templar, mais conhecido como o Santo, era um aventureiro com traços de Robin Hood e um gosto por disfarces. A série com Moore no papel principal permaneceu no ar até 1969 somando quase 120 episódios, quantidade que a coloca logo depois de Os Vingadores como o maior sucesso do gênero produzido na Grã-Bretanha.
Roger Moore
James Purefoy
A série foi um sucesso também fora de casa, incluindo os Estados Unidos, onde chegou em 1966, e mais de 60 países. Assim como em James Bond, o personagem dirigia um carro marcante, um Volvo P1800 branco, e parte das histórias eram adaptações das aventuras de Templar nos livros. O programa também foi um dos que testemunhou a mudança da TV do preto-e-branco para a imagem colorida.
Além de Moore, o projeto de colocar O Santo de volta na TV conta com Barry Levinson, Tom Fontana e Bill Macdonald na produção. Levinson deve dirigir o piloto, que será produzido de forma independente e usado para vender a idéia da série aos estúdios. Uma das possibilidades é ter James Purefoy, o Marco Antonio de Roma, no papel principal.
Esta não é a primeira tentativa de trazer a série de volta ao antigo brilho. Em 1978 o personagem foi interpretado por Ian Ogilvy em O Retorno do Santo, série que chegou a ser exibida no Brasil. Os planos não realizados nos anos 80 incluíram a idéia de ter outro nome famoso da franquia Bond, Pierce Brosnan, no papel principal. Depois de adquirir os direitos dos livros de Charteris em 1991, Bill Macdonald foi um dos produtores da versão para o cinema de O Santo com Val Kilmer, que não foi bem sucedida em reerguer o interesse pelo personagem.
Em 2007 a TNT chegou a anunciar a nova série como parte de seus projetos em desenvolvimento, mas acabou desistindo e os direitos autorais voltaram aos produtores. As filmagens do telefilme devem começar em abril em Budapeste, Nova York e Porto Rico.