Kamen Rider Black

Créditos da imagem: Divulgação/Toei Company

Séries e TV

Notícia

Sato Company diz que problema com dublagem de Kamen Rider Black foi resolvido

Empresa divulgou comunicado em suas redes e disse que série poderá ser viabilizada

Guilherme Machado
12.01.2021
18h02
Atualizada em
12.01.2021
18h58
Atualizada em 12.01.2021 às 18h58

Os fãs de Kamen Rider Black podem ficar aliviados. Em um comunicado divulgado em sua página no Instagram, a Sato Company informou que os problemas envolvendo a dublagem da série foram resolvidos e que ela poderá ser viabilizada novamente.

"Nós, Elcio Sodré e Sato Company, informamos que chegamos a um acordo para viabilizar a exibição de Black Kamen Rider dublado, série que encontra um lugar especial na memória afetiva de todos os fãs de tokusatsu", diz a nota.

O comunicado ainda afirma que "imbuídos do espírito de respeito aos fãs e aos direitos autorais dos dubladores (os direitos dos demais profissionais estão sendo regularizados pela Sato Company), esforçamo-nos e cedemos mutuamente para que a obra possa ser apreciada pelo público em geral".

No ano passado, Kamen Rider Black foi retirada da Band. Ao site Na Telinha, o presidente da empresa Nelson Sato esclareceu que se tratava de um problema relacionado à dublagem, e que Kamen Rider Black poderia "voltar ou não, se não der acordo".

Na época, o dublador Élcio Sodré se manifestou em suas redes sociais. O responsável pela voz do protagonista Isamu Minami explicou que a veiculação de qualquer mídia exige a autorização preliminar do titular da voz, mas que em momento algum teriam ido conversar com ele para negociar o contrato de cessão de direitos de autor, conforme exige a lei. "Continuo aguardando e torcendo para tudo acabar bem e como deve acabar numa negociação entre pessoas corretas: dentro da lei", encerrou. 

A Sato Company também divulgou uma nota explicando o caso. Dividida em vários pontos, a nota de esclarecimento explicava que a retirada de Kamen Rider Black foi ato de um dublador que teria se negado a assinar o contrato de cessão de voz, e que a equipe estava realizando estudos para levantar a quantidade de horas do dublador na produção

Kamen Rider Black foi exibida no Brasil durante os anos 90 pela Rede Manchete, e tem muitos fãs pelo Brasil. A série conta a história dos irmãos gêmeos Issamu Minami e Nobuhiko Akizuki, destinados a lutarem pelo título de soberanos do Império Gorgom. Issamu consegue fugir de seu destino e usa os seus poderes para lutar contra monstros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.