Sandman

Créditos da imagem: Reprodução

Séries e TV

Notícia

Sandman | Produtor explica decisão de encerrar série na 2ª temporada

Série teria pouco material para adaptar, segundo o produtor

Omelete
5 min de leitura
23.06.2025, às 20H16.

Durante uma conversa com a Variety, o produtor de Sandman,David S. Goyer revelou os motivos por trás da decisão de encerrar a série com apenas duas temporadas. E ao que tudo indica, o motivo seria pelo fato do Sonho não estar tão presente em alguns arcos da história.

"[O final] foi planejado há mais de dois anos. E tivemos muitas discussões, [o showrunner] Allan [Heinberg] e eu, com a Netflix. E, obviamente, amamos os livros, mas uma das preocupações com alguns dos arcos narrativos é que o Sonho não aparece muito neles", disse Goyer, referindo-se ao personagem principal, o Sandman, interpretado por Tom Sturridge.

"E então, quando estávamos discutindo, a preocupação de todos era: será que realmente vamos mudar de ideia e fazer seis episódios sem o Sonho, exceto o finalzinho? E a outra coisa foi que, embora a tiragem original dos quadrinhos, eu acho, tenha sido de 75 edições, acabamos gastando a história mais rápido do que pensávamos, porque as edições individuais, muitas delas, quando foram publicadas pela primeira vez, tinham apenas 17 páginas," explicou o produtor.

Ele continuou: "Então, em muitos casos, o material de origem para fazer um episódio era de quatro ou até cinco edições. Então, quando começamos a trabalhar nisso, pensamos que seriam possivelmente quatro temporadas de 10 episódios. Agora, a primeira temporada teve 11, a segunda, 12. Quando conversamos sobre isso, pensamos: vamos fazer uma segunda temporada um pouco maior e levá-la até o final. Sempre há a possibilidade de podermos usar algum outro material derivado, por assim dizer. Mas era apenas uma questão de, tipo, fazer em três temporadas? Fazer em quatro? E, novamente, simplesmente decidimos: vamos em frente e levar até o fim de 'Despertar'."

Despertar é o décimo e último volume da série de quadrinhos escrita por Neil Gaiman. Publicado pelo selo Vertigo, da DC Comics, o arco reúne as edições e marca o encerramento da trajetória de O volume é dividido em duas partes principais: a primeira foca no velório de Sonho, reunindo personagens de diferentes planos da existência para refletir sobre sua morte e legado.

Já a segunda parte apresenta histórias independentes que funcionam como epílogos temáticos, incluindo uma narrativa centrada em William Shakespeare, dando continuidade a tramas iniciadas em volumes anteriores. O produtor ainda comentou sobre as alegações de assédio que Neil Gaiman acabou enfrentando em 2024.

"Posso dizer, pessoalmente, que nunca tinha imaginado nada disso", disse Goyer. "E mesmo quando as acusações surgiram, acho que estávamos a três semanas de terminar as filmagens da segunda temporada — então estávamos muito, muito adiantados no caminho e Neil não estava tão envolvido na segunda temporada quanto na primeira. Obviamente, é complicado. Tenho um respeito enorme pelas mulheres que se manifestam nessas situações. É realmente preocupante, mas sei que a Netflix, na época, sentiu: ‘Meu Deus, passamos dois anos fazendo isso. Há todos esses atores, roteiristas e diretores envolvidos que, se não transmitíssemos, não seríamos totalmente compensados’. E então decidimos que deixaríamos esse trabalho falar por si. Mas eu seria louco se dissesse que não foi estranho."

Tudo sobre Sandman

O segundo ano de Sandman será dividido em dois volumes: os episódios 1 a 6 serão lançados em 3 de julho, enquanto os episódios 7 a 11 chegam em 24 de julho à Netflix. Por último, um episódio bônus será lançado em 31 de julho na plataforma.

Sandman foi cancelada no fim de janeiro deste ano. No comunicado escrito por Allan Heinberg, o showrunner explica que a série foi concebida para focar somente na história de Sonho, e segundo ele, quando olharam o conteúdo existente, sabiam que não teriam história o suficiente para mais de duas temporadas. 

Heinberg agradeceu a Netflix no comunicado, explicando que o serviço de streaming deu tempo e recursos o suficiente para a adaptação conseguir ser fiel aos quadrinhos. A série acabou sendo cancelada, coincidentemente, após as acusações de abuso sexual que Neil Gaiman, o autor da obra, sofreu em 2025.

 

 

“[O final] foi planejado há mais de dois anos. E tivemos muitas discussões, [o showrunner] Allan [Heinberg] e eu, com a Netflix. E, obviamente, amamos os livros, mas uma das preocupações com alguns dos arcos narrativos é que o Sonho não aparece muito neles”, disse Goyer, referindo-se ao personagem principal, o Sandman, interpretado por Tom Sturridge. “E então, quando estávamos discutindo, a preocupação de todos era: será que realmente vamos mudar de ideia e fazer seis episódios sem o Sonho, exceto o finalzinho? E a outra coisa foi que, embora a tiragem original dos quadrinhos, eu acho, tenha sido de 75 edições, acabamos gastando a história mais rápido do que pensávamos, porque as edições individuais, muitas delas, quando foram publicadas pela primeira vez, tinham apenas 17 páginas.” Ele continuou: “Então, em muitos casos, o material de origem para fazer um episódio era de quatro ou até cinco edições. Então, quando começamos a trabalhar nisso, pensamos que seriam possivelmente quatro temporadas de 10 episódios. Agora, a primeira temporada teve 11, a segunda, 12. Quando conversamos sobre isso, pensamos: vamos fazer uma segunda temporada um pouco maior e levá-la até o final. Sempre há a possibilidade de podermos usar algum outro material derivado, por assim dizer. Mas era apenas uma questão de, tipo, fazer em três temporadas? Fazer em quatro? E, novamente, simplesmente decidimos: vamos em frente e levar até o fim 'The Wake'.”

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.