Rede de TV se recusa a exibir seriado com temática religiosa
Rede de TV se recusa a exibir seriado com temática religiosa
Uma emissora afiliada da NBC anunciou que não exibirá The Book of Daniel, série que deveria ter começado no dia 6 de janeiro. Duane Lammers, o gerente da WTWO-TV, de Terre Haute, informou que a decisão foi tomada depois que a emissora recebeu mais de mil e-mails de protesto contra a série. Na opinião de Lammers, se o público de sua emissora não deseja ver o programa, a empresa tem o direito de rejeitá-lo.
A série faz parte da recente onda de temas religiosos que deu ao público Joan of Arcadia, Revelation e O Código Da Vinci. A controvérsia com o radicalismo de alguns grupos cristãos dos Estados Unidos já era esperada pela produção, que tem Aidan Quinn como um ministro Episcopal com sérios problemas pessoais e uma família bastante fora do modelo aceito para um religioso. Além de viciado em remédios, o pastor tem uma filha presa por venda de drogas, um filho gay, outro que é o mulherengo da escola e uma esposa alcóolatra. Para enfrentar a realidade conturbada, o pastor Daniel Webster conversa com Jesus, que aparece como personagem regular da série na pele de Garret Dillahunt (Deadwood).
O controle da programação por motivos religiosos não é novidade nos Estados Unidos, onde pequenas locadoras regionais chegam a fornecer versões limpas de filmes. O procedimento foi condenado não só pelos estúdios, por tratar-se de criação de cópia ilegal, como pelos diretores, que consideram o produto final uma visão pessoal da história.