Séries e TV

Artigo

Qual é a quantidade ideal de episódios para uma série?

Com uma oferta cada vez maior de produções, discutimos qual é a melhor quantidade de capítulos

A cozinha
11.11.2019
18h23

Com a oferta cada vez maior de séries em emissoras e serviços de streamings, o formato e o tamanho das temporadas está cada vez mais diverso. Se antes era mandatório para uma série de sucesso ter mais do que 20 episódios, atualmente é possível encontrar produções com 6, 8, 10 e até 23 capítulos, dependendo do formato e tema escolhidos pela produtora.

No caso dos streamings, é comum ter temporadas com menos capítulos, exatamente para que o público consiga maratonar tudo rapidamente. Como a maioria das temporadas são lançadas de uma vez, e não semanalmente, o formato entre 10 e 13 episódios permite que o fã mate sua curiosidade sobre o que vai acontecer rapidamente. Mas isso não é regra. A série do Amazon Prime Video de O Senhor dos Anéis, por exemplo, terá mais de 20 episódios para explorar todo o universo fantástico criado por J.R.R. Tolkien.

Indo para a TV, o formato costuma ser maior. No ar desde 2005, Supernatural é um exemplo de produção que continua apostando em mais episódios, assim como outras produções da CW, como Supergirl, Riverdale, The Flash, Arrow, etc. Além disso, a duração dos capítulos também é grande, com pelo menos 40 minutos cada. Tal formato torna mais difícil que um fã novo comece a ver Supernatural em 2019. A maior parte do público achará mais cômodo começar uma série com menos episódios, em que será possível entender a história rapidamente.

Outro ponto interessante é até qual ponto é necessário ter uma quantidade grande de capítulos. Há muitas séries, por exemplo, que começam com 13 episódios, mas nem todos eles desenvolvem a história, deixando os fãs cansados ao longo da temporada. Depois, o formato escolhido fica entre 8 e 10, com a trama mais direta.

Claro, nem sempre o episódio filler (sem muito desenvolvimento) é ruim. "Fly", de Breaking Bad, é um ótimo exemplo de experimentação, em um capítulo que pode ser pulado sem grandes problemas. Há quem ame e quem odeie o episódio, mas é fato que ele traz algo novo e permite aos produtores brincar com novos formatos. O segredo para o sucesso dos fillers é, como sempre, o equilíbrio, entre trazer algo novo, mas não sobrecarregar os fãs com vários episódios.

Confira acima nosso OmeleTV sobre o tema.