Após o roteirista-chefe de Mighty Morphin Power Rangers, Tony Oliver, admitir que a série usou estereótipos racistas ao escalar os intérpretes dos rangers amarelo e preto, o ator Walter Emanuel Jones trouxe outra perspectiva e enalteceu a escolha.
- Power Rangers | Toei e Saban não estão envolvidas no reboot da Disney
- Power Rangers vai ganhar nova série no Disney+ com showrunner de Percy Jackson
"Eu sempre acreidtei em focar no lado positivo", disse Jones em seu Instagram. "Eu entendo o impulso de abordar o tema como insensitividade cultural, mas chamar de 'erro' desmerece todo o impacto que isso teve em incontáveis pessoas de todo o mundo, que encontraram inspiração e representatividade no primeiro herói negro da televisão, se transformando no Power Ranger preto! Não foi um erro, foi um marco. Foi uma honra", concluiu.
Oliver explicou que precisou um assistente apontar a situação em uma reunião para que ele percebesse o problema gritante com a escalação estereotipada dos dois personagens. "Foi um erro enorme", comentou o roteirista. O episódio focado em Power Rangers ainda conta com imagens gravadas pelo coordenador de dublês Jeff Pruitt, e mostra que o elenco tinha noção da situação.
Em uma cena, Jones faz graça com a situação durante as filmagens. "Meu nome é Walter Jones, eu faço o Zack. Eu sou negro, e interpreto o Ranger Preto - vai entender". Em 2013, o co-criador da Saban, Shuki Levi, alegou que a escalação de ambos "não foi intencional de qualquer forma. Na época, Haim [Saban] e eu éramos novos nesse país. Nós não crescemos no mesmo ambiente que existe na América quanto as questões raciais. Nós crescemos em Israel, onde ser uma pessoa negra, era como qualquer outra. Não é algo que falávamos toda hora. Não era um grande problema".
Contudo, Amy Jo Johnson, que interpretou Kimberly, a primeira Ranger Rosa, comentou que "Walter Jones fazia piadas de muito bom-humor sobre isso. Eu acho que é engraçado caso não tenha sido feito intencionalmente pelos chefões. Mas sinceramente? Qual foi. Isso não aconteceria hoje em dia".
Mighty Morphin Power Rangers estreou no Brasil em 17 de outubro de 1994 no canal Fox Kids. Em janeiro de 1995, a série passou a ser transmitida na TV Globo, durante o programa TV Colosso. Mighty Morphin contava a história de cinco adolescentes recrutados pelo mago Zordon para defender a Terra contra a maligna Rita Repulsa.
Ao todo, Mighty Morphin Power Rangers teve três temporadas, sendo substituída por Power Rangers Zeo.
O Lado Sombrio de Hollywood está disponível no Brasil pela Max, com legendas em português.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários