Park Chan-wook é expulso do Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA)
O autor sul-coreano é conhecido por seu trabalho em Oldboy e A Criada
O autor, diretor e produtor sul-coreano Park Chan-wook, um dos grandes responsáveis pelo crescimento em popularidade mundial do cinema da Coreia do Sul com filmes como Oldboy (2003) e A Criada (2016) em seu currículo, foi expulso do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood (WGA) por desrespeitar a greve da categoria em 2023.
Park é um dos criadores da minissérie The Sympathizer, da HBO, baseada no livro homônimo de Viet Thanh Nguyen. Seu co-roteirista, Don McKellar, também recebeu a penalidade de expulsão. O projeto estreou em 2024 no streaming.
Segundo o Sindicato dos Roteiristas, as alegações de violações aos termos da greve foram analisadas e julgadas por membros voluntários da organização, que determinaram a gravidade dos casos após análise das evidências e testemunhos.
A greve dos roteiristas durou do dia 02 de maio de 2023 a 27 de setembro do mesmo ano, totalizando 148 dias de paralisação. Dentre as conquistas determinadas no acordo entre roteiristas e estúdios, estão a garantia de bônus aos trabalhadores de acordo com audência no streaming; número mínimo de roteiristas por projeto; regulação do uso de inteligência artificial; e aumento de salários.
The Sympathizer conta a história de um narrador anônimo nos anos 70 que é norte-vietnamita incorporado ao exército sul-vietnamita e que atua como consultor cultural na América para um filme americano no estilo Platoon e Apocalypse Now.