Paradise | Tudo o que você precisa lembrar da 1ª temporada antes da segunda
Série com Sterling K. Brown e James Marsden retorna ao Disney+ em fevereiro
Créditos da imagem: Reprodução
A primeira temporada de Paradise pegou muita gente de surpresa ao apresentar um mistério cheio de suspense, ação e reviravoltas. Pouco mais de um ano depois, a série está prestes a estrear seu segundo ano no Disney+, agora com uma legião de fãs atentos e famintos por respostas.
Para ajudar você a relembrar a jornada de Paradise até aqui e se preparar para a estreia da segunda temporada, marcada para 23 de fevereiro, recapitulamos abaixo os eventos da primeira. Confira:
1) Morte na suíte presidencial
Paradise começa com o assassinato do presidente dos Estados Unidos, Cal Bradford (James Marsden). Quem descobre a morte do político é Xavier Collins (Sterling K. Brown), agente do Serviço Secreto encarregado justamente de protegê-lo. Apontado como um dos suspeitos, Collins corre contra o tempo para limpar a própria reputação e descobrir o verdadeiro assassino.
Acontece que a produção não se contenta com o mistério em torno da morte do presidente e abre um outro grande enigma: Os minutos finais do primeiro episódio revelam que a série se passa em um bunker subterrâneo para onde foram evacuados sobreviventes de um evento catastrófico que destruiu o mundo.
A partir daí, Paradise se divide entre o momento presente, com a busca de Xavier por quem matou o presidente, e o passado, nos contando como os personagens acabaram nesse abrigo. Para facilitar nossa recapitulação, a partir daqui vamos narrar tudo em ordem cronológica, começando anos antes do assassinato de Cal.
2) No início, a previsão do fim
Cronologicamente, o enredo de Paradise começa com o passado de Samantha Redmond (Julianne Nicholson), uma bilionária do ramo de tecnologia que precisa lidar com a traumática perda do filho mais velho, Dylan, ainda na infância. Depois de pouco mais de um ano de luto, ela vai a uma conferência e ouve a alarmante palestra de um cientista que acredita que o mundo chegará ao fim em menos de uma década. Temendo pela filha caçula, Redmond decide tomar uma atitude com base no nas palavras do cientista, que ironicamente a aconselhou a “cavar um buraco fundo e entrar nele”.
A saída encontrada por ela foi a construção de uma cidade subterrânea secreta com capacidade de abrigar 25 mil pessoas e resistir a catástrofes naturais e nucleares. Uma façanha que foi possível graças à sua enorme fortuna e o auxílio de ricos e poderosos.
3) O Presidente e o Agente
Enquanto Samantha Redmond trabalhava em sua cidade subterrânea, Cal Bradford ascendia na vida política. Parte de uma família poderosa, ele se tornou senador, depois Presidente e depois Presidente reeleito. No início de seu segundo mandato, ele contrata Xavier Collins como seu novo chefe de segurança por acreditar que precisa de alguém firme para mantê-lo vivo, nem que seja preciso tomar um tiro para isso.
Essa previsão aparentemente exagerada se torna real quando o presidente sofre um atentado e Xavier leva uma bala por ele. Esse momento os aproxima e Cal decide recompensar seu subordinado contando um pouco sobre a catástrofe iminente e o projeto para salvar um grupo seleto da humanidade – que agora passou a incluir Collins e sua família.
4) O Dia do Apocalipse
As previsões sobre as catástrofes ambientais não eram exatas e elas acontecem mais cedo do que o esperado. Erupções de vulcões na Antártida derreteram o gelo, causando tsunamis gigantescas e capazes de varrer o mundo. Isso leva os poderosos a adiantar a ida ao bunker e causa a cisão entre Cal e Xavier.
Apesar de ter a segurança de sua família assegurada várias vezes pelo presidente, o agente Collins precisa lidar com o fato de que sua esposa, Teri (Enuka Okuma), não consegue embarcar rumo ao bunker por estar em outro estado. Nos momentos finais antes de entrar no avião em que estão os filhos, X confronta Cal por não ter sido completamente honesto sobre a gravidade do evento, atitude que o impediu de manter a esposa por perto.
Enquanto voam para o bunker, Cal toma outra decisão drástica. Sabendo que mísseis nucleares estão voando pelo mundo todo, ele dispara um pulso eletromagnético que desliga temporariamente todos os dispositivos eletrônicos ao redor do globo, dando às pessoas uma chance de sobreviver ao que restar após o apocalipse.
5) Os segredos do Presidente
Nas últimas semanas antes de ser assassinado, o presidente Cal Bradford descobriu segredos escondidos pelos poderosos de Paradise. O principal deles é o fato de que o mundo fora do bunker não foi completamente devastado pelo caos e que houve sobreviventes. Uma verdade que a bilionária Samantha Redmond, agora mais conhecida pelo apelido “Sinatra”, fez de tudo – inclusive mandar matar – para esconder do público. Ela temia possíveis revoltas ou que os moradores tentassem trazer entes queridos para o local, acabando com seu equilíbrio.
Sabendo que estava sendo monitorado, Cal passou a deixar pistas sobre o que descobriu até ser misteriosamente assassinado.
6) Revelado o assassino de Paradise
Apesar de cronologicamente não ser o fim de nossa lista, a resposta sobre quem matou o presidente só foi dada no último episódio da primeira temporada. Ele conta a história de um homem (Ian Merrigan) que trabalhou como gerente de projetos durante a construção do bunker onde a história se passa. No período, ele descobriu que havia material tóxico na escavação, o que colocava os trabalhadores em risco. Em vez de ser recompensado, ele acabou demitido.
O pior acontece e a equipe dele acaba morta, o que o deixa querendo vingança contra os responsáveis, o que o colocou no encalço do presidente dos EUA. Primeiro, ele tentou matar Cal no atentado em que Xavier salva sua vida (item 3, lembra?). Porém, ele foi impedido e só teve outra chance já no bunker. Para acessar o local, ele roubou a identidade de Trent, o bibliotecário, e viveu pacificamente por três anos até Cal visitar a biblioteca. A ida reativou memórias no falso Trent, que voltou aos planos iniciais e assassinou o presidente.
7) As descobertas de Xavier Collins
A morte de Cal faz Xavier Collins, seu chefe de segurança e ex-amigo, iniciar uma investigação em busca de respostas. Essa jornada o faz questionar amizades, firmar novas alianças e, principalmente, bater de frente com Sinatra. Boa parte da primeira temporada acompanha o agente em um jogo de gato e rato com a bilionária, chegando ao ponto em que ele reúne um grupo revolucionário para derrubá-la do comando. Em contrapartida, a ricaça toma duas atitudes: Primeiro manda sequestrar a filha dele e depois revela que Teri, a esposa de Xavier, está viva.
Sinatra conta a X que Cal usou o dispositivo que temporariamente impediu o lançamento de novos mísseis (item 4). Esse ato aumentou as chances de sobrevivência de quem ficou fora do bunker e uma das beneficiadas foi Teri, que enviou uma mensagem dizendo que estava buscando o marido e os filhos. Uma novidade chocante que Xavier só acredita por ter ouvido o áudio dela com os próprios ouvidos.
É nesse ponto que Xavier desce à biblioteca e é atacado pelo falso Trent, que conta o que aconteceu e tira a própria vida. Com o mistério solucionado e o culpado fora de ação, o agente volta para casa de Sinatra em busca da filha. Acontece que ela secretamente havia ordenado que sua capanga, Jane (Nicole Bryden Bloom), tirasse a vida da jovem.
Felizmente, a assassina se negou a cumprir a missão e chegou na hora exata em que o agente estava prestes a tirar a vida da bilionária. No lugar, Jane dá um tiro não letal na ex-chefe, dizendo que a bilionária tem mais serventia viva, indicando uma relação conturbada entre as duas no futuro.
8) Voando para longe de Paradise
Ao fim da primeira temporada, Xavier Collins se reúne com os filhos e revela aos aliados mais próximos sobre a descoberta de que pode haver sobreviventes fora do bunker. Incentivado pela própria filha, Presley (Aliyah Mastin), e pela agente Nicole Robinson (Krys Marshall), que promete cuidar das crianças, o agente embarca em uma jornada para fora do local em busca de respostas e da esposa.
Dentro do bunker, as coisas também ficam tumultuadas. Os segredos revelados pela investigação de Xavier instaurou caos no governo do lugar e inspirou figuras como Jeremy (Charlie Evans), filho de Cal, a reunir uma rebelião em busca da verdade e de tornar o lugar melhor.