Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Lista

Outlander | 10 curiosidades dos bastidores da série

Saiba detalhes curiosos da rotina por trás das câmeras do programa

Omelete
5 min de leitura
FB
05.10.2025, às 06H00.
Outlander - bastidores

Créditos da imagem: Divulgação

No ar há quase uma década, Outlander se firmou como uma das séries mais populares do mainstream moderno – a ponto de ter rendido recentemente um spin-off, Outlander: Blood of My Blood, também bem-sucedido.

De olho nesse hit, o Omelete separou algumas curiosidades dos bastidores da atração principal, que por vezes nem os fãs mais fervorosos chegam a conhecer. Confira!

Omelete Recomenda

Musa oculta

Jamie McCrimmon (Frazer Hines) - Doctor Who
BBC/Divulgação

É sabido e notório entre os fãs de Outlander que o programa de TV é inspirado na franquia literária homônima, assinada por Diana Gabaldon.

O que muitos desconhecem, entretanto, é que a própria autora também baseou sua narrativa em outra atração bastante famosa da telinha: Doctor Who.

Diana assistia a um dos episódios da série de ficção científica, quando um certo personagem lhe chamou a atenção: Jamie McCrimmon (Frazer Hines), escocês galante e cavalheiro que se destacava dentro de seu kilt – espécie de “saia masculina” comum entre homens na Escócia do século 18.

McCrimmon foi a inspiração para que Gabaldon criasse o mocinho Jamie Fraser – assim batizado em homenagem ao tipo fictício que o inspirou.

Flerte com as telonas

Antes de a série entrar em produção, uma outra adaptação de Outlander chegou a ser cogitada – não para a TV, mas para os cinemas.

Segundo Diana Gabaldon, nomes do calibre de Liam Neeson (Busca Implacável) e Sean Connery (007 Contra Goldfinger) chegaram a ser cotados para viver Jamie Fraser. Já o papel de Claire Beauchamp, de acordo com rumores, seria de Katherine Heighl (Grey's Anatomy).

Nariz torcido

Sam Heughan - Outlander

Embora seja hoje uma unanimidade entre os fãs de Outlander, Sam Heughan não agradou de cara a autora dos livros originais como candidato ao papel principal da adaptação.

Gabaldon admite que não simpatizou em nada com Heughan ao pesquisar imagens dele no Google. “Este homem é grotesco!”, foi seu primeiro parecer sobre o artista escocês.

Essa má impressão caiu por terra, entretanto, quando ela assistiu à audição dele para o papel do grande amor de Claire Beauchamp (Caitriona Balfe).

Cinco segundos depois, Sam Heughan tinha ido embora, e era Jamie Fraser bem ali na minha frente”, derreteu-se a escritora, recordando a experiência.

Easter egg ‘maternal’

Iona MacTavish (Diana Gabaldon) - Outlander
Divulgação

Diana Gabaldon, como bem se sabem, sempre foi bastante ativa nos bastidores da série. O que nem todos conhecem, contudo, é que ela chegou a trabalhar também diante das câmeras!

Isso aconteceu no quarto episódio da primeira temporada, quando a escritora fez uma ponta na história, interpretando Iona MacTavish.

Delay internacional

Outlander
Divulgação

Outlander é ambientada na Escócia do século 18. Por isso, não deixa de ser curioso que os escoceses do presente tenham sido justamente os últimos a conhecerem a versão televisiva.

O lançamento por lá ocorreu somente em março de 2015, quase um ano após a estreia mundial nos Estados Unidos.

O motivo desse atraso teria conotação política. O referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido ocorreu em setembro de 2014, um mês após a série chegar à TV norte-americana.

Aparentemente, as lideranças políticas locais temeram que o lado político do confronto – que mostrava os “mocinhos” escoceses em confrontos armados contra militares britânicos – pudesse influenciar o resultado do pleito.

Que língua é essa?

Claire e Jamie - Outlander
Reprodução

Era visível o desconforto de Claire em algumas cenas da primeira temporada, quando Jamie conversa em gaélico nativo – idioma que a personagem não dominava – com seus companheiros a respeito da forasteira.

O mais curioso, porém, é que esse incômodo acabou sendo estendido ao próprio público, já que os diálogos em questão não vinham acompanhados de legendas tradutórias, como costuma acontecer em casos do tipo.

Tratou-se, na verdade, de uma atitude intencional da produção, que buscava despertar nos espectadores a empatia por Claire, deixando-os tão perdidos quanto a personagem no que estava sendo dito a respeito dela.

Locações reais

Castelo Doune - Outlander
Reddit/Reprodução

A produção da série usou castelos históricos reais como locações importantes da história.

O que vemos nos episódios como o Castelo Louch, propriedade de Colum MacKenzie (Gary Lewis), é na realidade o Castelo Doune, construído em Perthshire no final do século 14.

Já a fortaleza de Blackness Castel, erguida durante o século 15, foi retratada na série como Fort William, onde Claire e Jamie foram mantidos reféns pelo vilão Randall (Tobias Menzies) em certo ponto do enredo.

Empréstimo do vizinho

Outlander
Reprodução

Os mocinhos da série tiveram que recorrer a uma “mãozinha” de outra série da Starz, Black Sails, para a viagem de navio que fizeram na terceira temporada.

As embarcações usadas nesta gravação haviam sido criadas especialmente para a atração vizinha, focada nas aventuras de piratas em uma ilha cheia de riscos e mistérios.

Efeito covid

Outlander - sexta temporada
Divulgação

Como muitas produções de TV e cinema em todo o mundo, Outlander também teve seu andamento afetado pela pandemia da covid-19.

À distinção das demais temporadas, que tiveram entre 12 e 16 episódios, o sexto ano da série contou com apenas 8 capítulos. O fato de a atriz principal, Caitriona Balfe, estar grávida durante as filmagens também contribuiu para esse encurtamento.

Houve, inclusive, a preocupação de compensar a plateia na temporada seguinte, que teve literalmente o dobro de episódios da anterior.

Webstories

Tapa na peruca

Sam Heughan - Outlander
Divulgação

O papel de Jamie Fraser vinha exigindo um cuidado todo especial de Sam Heughan com os próprios cabelos.

Loiro natural, ele costumava aplicar gengibre nos fios e colori-los a cada dois episódios, a fim de mantê-los no tom avermelhado que o personagem pedia.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.