Séries e TV

Notícia

Omelista: Séries de TV que nunca passaram nas nossas telinhas - Parte 1: Drama

Um apanhado de programas inéditos que você precisa conhecer

Marcelo Forlani
02.02.2011, às 01H51
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 14H15
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 14H15

O Omelete apresenta agora uma matéria em duas partes que destaca séries de TV em inglês que nunca foram exibidas na TV aberta do Brasil. Sim, estamos falando de produções que poucas pessoas tiveram contato até agora, mas que nós resolvemos apresentar aqui por um único motivo: você precisa conhecê-las!

Para iniciar, nada melhor do que os dramas. Vamos à lista:

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Wallander

Série britânica que adapta para as telinhas (com a altíssima qualidade das câmeras Red) os livros escritos por Henning Mankell. Kenneth Brannagh, o diretor de Thor, interpreta o detetive Kurt Wallander em investigações de crimes chocantes e assassinatos aparentemente sem motivo, mas que levam a surpreendentes descobertas. Wallander acaba se envolvendo demais com as vítimas que investiga, o que atrapalha sua vida pessoal, cheia de conflitos com seu pai e sua filha.

Assim como a série sueca que também levou o personagem às telinhas, o programa britânico foi rodado inteiramente na Suécia para se manter fiel à trama. Na BBC já foram exibidas duas temporadas, com três episódios cada. A boa notícia é que apesar de nunca ter sido exibida na TV brasileira, Wallander está disponível por aqui em DVD e Blu-ray.

Reino Unido, 2008 e 2009. Direção: Phillip Martin. Elenco: Kenneth Brannagh, Sarah Smart, Sadie Shimmin, Tom Hiddleston, Richard McCabe, Jeany Spark. Duração: 270 minutos.

Life On Mars

Ficção Científica e drama policial se juntam em Life on Mars, outra série da BBC. O personagem principal aqui é Sam Tyler, interpretado por John Simm (24 Hour Party People - A Festa Nunca termina), também detetive, mas com problemas bem diferentes de Wallander. Depois de ser gravemente ferido num atropelamento, o jovem policial acorda e descobre que está em 1973. Teria viajado no tempo, está em coma, sonhando, ou ficou louco? Sem saber como responder a essas perguntas, ele decide seguir seu rumo na delegacia de Manchester atrás de pistas dos crimes que investiga e do seu próprio futuro.

Foram produzidas apenas duas temporadas da série e ambas estão disponíveis no Brasil em DVD. Ótima oportunidade para mergulhar na década de 70, suas músicas e os figurinos impecavelmente reconstituídos na série.

Reino Unido, 2006-2007. Direção: Mathew Graham, Tony Jordan, Ashley Pharoah. Elenco:John Simm, Philip Glenister, Liz White. Duração: 928 minutos.

State of Play

Deixemos de lado as investigações policiais e vamos falar de investigação jornalística. John Simm agora interpreta Cal McAffrey, um repórter que vai atrás de uma matéria para tentar limpar a barra de um antigo amigo, Stephen Collins (David Morrissey), que acabou se enveredando para o lado da política e agora corre risco de ver sua carreira acabada com a morte de uma assistente com quem ele estava tendo um dormindo. A verdade, porém, vai muito além de um caso extraconjugal.

A série inglesa teve direção de David Yates, que depois migrou para o cinema, para dirigir a franquia Harry Potter. Destaque também para James McAvoy em início de carreira. Com apenas seis episódios, a série chamou tanta atenção que acabou gerando um filme em Hollywood, Intrigas de Estado, com Russel Crowe e Ben Aflleck nos papeis do jornalista e do político em assenção. O DVD da série também está disponível por aqui.

Reino Unido, 2003. Direção: David Yates. Elenco: David Morrissey, Polly Walker, Kelly MacDonald, James McAvoy, Bill Nighy. Duração: 300 minutos.

Sherlock

O clássico personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle ganha uma belíssima atualização nesta série da BBC. Esta versão contemporânea do personagem Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) manda SMS, usa o Google Maps para fugir de seus perseguidores e fuça no blog do seu companheiro de aventuras Dr. Watson (Martin Freeman, Ex-The Office e futuro Bilbo Bolseiro). A primeira temporada narra desde o primeiro encontro dos dois personagens até a primeira aparição do Professor Moriarty.

Criada por Steven Moffat e Mark Gatiss, ela já tem sua segunda temporada prevista para o segundo semestre de 2011, no mesmo formato de três episódios, porém sem previsão para estreia no Brasil. E agora acabou a mamata. Sherlock é uma série nova, que foi ao ar na terra da Rainha no meio de 2010 e ainda não saiu por aqui em DVD. O jeito é importar pela Amazon.

Reino Unido, 2010. Criação: Mark Gatiss, Steven Moffat. Elenco: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Una Stubbs, Zoe Telford, Rupert Graves. Duração: 461 minutos.

Videodica Sherlock

Misfits

Para fechar a lista, uma série com a temática adolescente: Misfits. Mas como estamos falando de mais uma série britânica, esqueça os corpos sarados e tipos bonitinhos de Malhação, Barrados no Baile ou Dawson's Creek. A série conta a história de cinco jovens que ganham poderes especiais durante uma tempestade, enquanto faziam serviço comunitário obrigatório. Kelly (Lauren Socha) ganha a habilidade de ler pensamentos, Curtis (Nathan Stewart-Jarrett) consegue viajar no tempo, Alisha (Antonia Thomas) deixa as pessoas que tocam sua pele sexualmente excitadas, Simon (Iwan Rheon) consegue ficar invisível e por último temos o imprudente Nathan (Robert Sheehan) que durante a primeira temporada tentava em vão descobrir qual é o seu poder.

Jornais como The Times e The Guardian qualificaram a série como uma das mais inovadoras do momento. Ela já foi inclusive premiada com o BAFTA de melhor série dramática.Exibida no canal E4, Misfits já teve duas temporadas, incluindo um episódio especial de natal neste ano. A terceira temporada já foi confirmada e está marcada para o segundo semestre de 2011.

Reino Unido, 2009-2011. Criação:Howard Overman. Elenco: Iwan Rheon, Robert Sheehan, Lauren Socha, Nathan Stewart-Jarrett, Antonia Thomas. Duração: 45 minutos cada episódio.

Na próxima edição: As comédias

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.