Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

Omelista: As melhores séries de conspiração

Cinco programas cultuados que você conhece ou deveria conhecer

AC
18.10.2010, às 01H36.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H09

Mistério é a palavra-chave que faz milhares de pessoas voltarem a se sentar na frente da TV diariamente. Quanto mais perguntas uma série gerar, maior pode ser o culto ao seu redor e, consequentemente, a sua longevidade. A série The Event chega ao Brasil recheada de pontos de interrogação sobre o que é o tal evento do título. E inspirados nela e nos seus mistérios decidimos eleger cinco séries que fizeram história na TV falando sobre o obscuro, mostrando que não deveria ser visto ou simplesmente instigando perguntas, sem jamais revelar as respostas.

E antes que comecem a aparecer por aqui teorias da conspiração sobre a escolha dessa ou daquela série em detrimento de uma outra, vale lembrar que essa Omelista - assim como todas as outras que fizemos e vamos fazer - não é definitiva e nela procuramos equilibrar temas e épocas, deixando de lado, por exemplo, séries que estão sendo exibidas atualmente e consequentemente não têm um desfecho ainda.

Omelete Recomenda

Sem mais mistérios por hora, veja a lista abaixo:

Arquivo X

Arquivo XO QUE É: Uma das séries de ficção científica e suspense de maior sucesso e longevidade da TV dos EUA, Arquivo X contou a história de dois agentes do FBI: Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Ele era um investigador brilhante, mas sua obsessão com fenômenos inexplicáveis pela ciência rendeu-lhe o apelido "Estranho Mulder" e um posto no departamento que cuida dos arquivos "X", casos indesejados - ou não solucionados - por outros departamentos mais convencionais do bureau de investigação. É nos porões do FBI que ele recebe a ajuda da cética Agente Scully, uma investigadora com treinamento forense. Juntos eles cuidam de casos sobre fantasmas, criaturas diversas, mutações e outras esquisitices.

A CONSPIRAÇÃO: Ao longo de nove temporadas, Mulder e Scully enfrentaram ameaças pontuais - os chamados "monstros da semana" -, mas também o que o criador do programa Chris Carter batizou de "mitologia da série", uma intrincada conspiração do governo envolvendo alienígenas. O tema central foi desenvolvido em episódios-chave e também no filme de 1998, Arquivo X: O Filme (The X-Files: Fight The Future), cuja continuação, de 2008, preferiu afastar-se, desenvolvendo uma história de "monstro da semana". Para Mulder, a conspiração tinha valor pessoal já que, quando adolescente, ele presenciou a abdução de sua irmã, Samantha, que ele acredita ter sido levada por extraterrestres.

(The X-Files) EUA, setembro/1993 - maio/2002 (9 temporadas, 202 episódios). Emissora: Fox. Criação: Chris Carter. Elenco principal: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Tom Braidwood, William B. Davis, Bruce Harwood, Nicholas Lea, Robert Patrick, Annabeth Gish.

Alias

AliasO QUE É: A segunda série de televisão de J.J.Abrams provou que o criador de Felicity podia se aventurar por território mais difícil que um drama adolescente: a ação e mistério. Alias começou arriscando pouco: na tradição de Nikita, uma garota comum é transformada em superagente secreta. Sydney Bristow (Jennifer Garner) era uma universitária como qualquer outra até ser recrutada pela misteriosa SD-6, uma suposta agência de operações especiais da CIA. Aos poucos, a série afastou-se da estrutura convencional de espionagem, flertando com a ficção científica através da alta tecnologia.

A CONSPIRAÇÃO: Conforme Sydney mergulha no universo da SD-6 e aprende seu novo ofício, começam a surgir indícios de duas grandes conspirações. A primeira é que ela desvenda a identidade real de seus empregadores (o que torna a série mais intrincada já que ela precisa lidar com sua carreira, família e duas organizações secretas, sem falar nas lavagens cerebrais, células terroristas, profecias e outras surpresas). A outra foi tema recorrente do programa e aguçou o interesse dos fãs de Abrams por mistérios insolúveis, história secreta do mundo e elementos quase sobrenaturais: a busca por artefatos criados por Milo Rambaldi, um cientista da Renascença italiana cujas criações eram tão geniais quanto as de Leonardo da Vinci mas contavam com uma qualidade profética digna de Nostradamus. A mistura de ação, drama, romance, saltos temporais e mistérios que cruzam os séculos foram reaproveitados (e refinados) por Abrams em outra de suas criações para a televisão, a série Lost.

(Alias) EUA, setembro/2001 - maio/2006 (5 temporadas, 105 episódios). Emissora: ABC. Criação: J.J.Abrams. Elenco principal: Jennifer Garner, Ron Rifkin, Carl Lumbly, Kevin Weisman, Victor Garber, Michael Vartan, Greg Grunberg, David Anders, Julian Sark, Merrin Dungey, Francie Calfo, Bradley Cooper.

Dark Skies

Dark SkiesO QUE É: Embora tenha durado apenas uma temporada, a série de ficção científica, desenvolvida para competir com Arquivo X, tem um público fiel - e aos poucos ganhou status de cult por nunca ter sido lançada em DVD, já que o licenciamento das músicas de época sairia muito caro. A trama se passa nos anos 60 e segue um casal à moda Mulder e Scully, interpretado por Megan Ward e Eric Close (ator que depois teria mais sucesso no seriado policial Without a Trace), que investiga uma suposta invasão alienígena. Originalmente, seriam cinco temporadas - a primeira, ambientada entre 1962 e 1969, e a quinta já passada em 2000/2001. A boa notícia é que o DVD da temporada única finalmente vai sair: já está disponível este mês na Europa e sai em janeiro de 2011 nos EUA.

A CONSPIRAÇÃO: Como concorrer com Arquivo X? Incluindo uma ameaça animalesca de sci-fi B (se V - A Batalha Final tinha seres reptilianos, Dark Skies apostou em parasitas do espaço parecidos com aranhas, que dominavam os humanos) e embaralhando eventos históricos. Na série, para consolidar a sua invasão, a raça alienígena - que de tão poderosa parasitou até os conhecidos greys - altera acontecimentos marcantes do século 20, como o assassino de John Kennedy. Os Beatles, Jim Morrison, Marilyn Monroe, J. Edgar Hoover, Timothy Leary e até Carl Sagan aparecem ficcionalizados na telinha como participantes dessa grande orquestração aracnídea. Os heróis ainda tinham que lidar com outro inimigo: a agência secreta do governo Majestic 12, que combatia a invasão mas fazia de tudo para impedir que a verdade vazasse publicamente. Apesar do final prematuro da série, os produtores conseguiram ao menos dar uma espécie de fecho ao que era Dark Skies.

(Dark Skies) EUA, setembro/1996 - maio/1997 (1 temporada, 19 episódios). Emissora: NBC. Criação: Bret V. Friedman e Bryce Zabel. Elenco principal: Eric Close, Megan Ward, J.T. Walsh, Conor O'Farrell, Tim Kelleher, Charley Lang.

No Limite das Trevas

No Limite das TrevasO QUE É: Chegou a passar em horário nobre no Brasil e até foi lançada aqui em VHS a minissérie de 1985, dirigida pelo mesmo Martin Campbell que, 25 anos depois, assinaria O Fim da Escuridão, a versão para cinema estrelada por Mel Gibson. Vencedora de seis Bafta, o Oscar inglês, a produção, eleita pelo British Film Institute uma das 100 mais influentes da TV britânica, até hoje é reprisada na BBC. Bob Peck interpreta o policial Ronald Craven, que, ao ver sua filha ser brutalmente morta, parte para a vingança. No caminho, junta aliados que levam a um cenário mais complexo. Na época, o roteirista Troy Kennedy-Martin achou que a BBC não aceitaria uma obra tão politizada, mas felizmente se enganou. Curiosidade: a trilha sonora é assinada por Eric Clapton.

A CONSPIRAÇÃO: Às vezes, complôs de Estado podem ser tão sinistros quanto conspirações extraterrestres. No caso de No Limite das Trevas, tudo começa pequeno e vira uma bola de neve, como o gênero pede. O assassinato da menina leva a uma investigação que respinga no governo, em corporações, passa pela espionagem industrial e ameaça a própria vida no planeta. Kennedy-Martin parte de preocupações da época - o governo Thatcher e seus segredos - para chegar em um flerte com a ficção científica, especificamente a Hipótese de Gaia, que acredita que todo o ecossistema do planeta funciona como um organismo único. O final original, vetado pelo elenco e pelos realizadores, mais fantasioso do que aquele de fato usado, era sensacional: transformaria Ronald Craven em uma árvore.

(Edge of Darkness) Inglaterra, novembro/1985 - dezembro/1985 (minissérie em seis episódios). Emissora: BBC. Criação: Escrito por Troy Kennedy-Martin e dirigido por Martin Campbell. Elenco principal: Bob Peck, Joe Don Baker, Charles Kay, Ian McNeice, Joanne Whalley.

The Prisoner

PrisonerO QUE É: Outra série inglesa que merece destaque é The Prisoner, que foi ao ar no canal ITV entre 1967 e 1968. Com apenas 17 episódios, ela conseguiu chamar atenção do público para um agente secreto britânico que pede demissão e acaba sequestrado de sua casa e levado a uma vila, onde vive como prisioneiro (daí o título) e é chamado apenas pelo codinome "Número 6". A série é cultuada até hoje e já ganhou diversos documentários discutindo sua importância e o significado de cada episódio, e Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas, A Origem) já disse que quer adaptá-la para o cinema.

A CONSPIRAÇÃO: A sequência de abertura da série mostra o agente sem nome chegando à sede do lugar onde trabalhava, estacionando seu carro e batendo boca com o seu chefe antes de entregar a carta de demissão. Já na ilha, depois de ser sequestrado, pessoas que atendem pelo Número 2, têm como objetivo tirar - por bem ou por mal - os reais motivos que o levaram a desistir do seu trabalho. Cada Número 2 que falha é eliminado e um novo surge em seu lugar para utilizar as mais diversas técnicas para tentar fazê-lo falar, de hipnose à tortura, passando por drogas alunógenas e controle da mente. Outras questões que perduram os episódios são: quem é o Número 1 e de que lado ele está?

(The Prisoner) Inglaterra, setembro/1967 - fevereiro/1968 (1 temporada, 17 episódios). Emissora: ITV. Criação: Patrick McGoohan e George Markstein. Elenco principal: Patrick McGoohan, Leo McKern, Colin Gordon, Eric Portman, Peter Wyngarde, Patrick Cargill, Alexis Kanner, Kenneth Griffith, Angela Muscat, Peter Swanwick, Frederick Piper.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.