Olhos de Wakanda | Punho de Ferro e mais, veja reações à série do Pantera Negra
Série chega em agosto ao Disney+
A edição deste ano do Annecy Animation Festival já está acontecendo, e trouxe a exibição do primeiro episódio de Eyes of Wakanda, série animada do Disney+ do Pantera Negra. Confira abaixo as primeiras impressões da imprensa estrangeira.
O episódio inicial, o primeiro de quatro, é ambientado em 1260, e mostra um agente secreto de Wakanda chamada Noni (Winnie Harlow). Noni persegue um homem apelidado de Leão (Cress Williams). Como noticiou a Variety, o seriado é animado em estilo 3D pelo estúdio Axis Animation, e é repleto de designs de personagens chamativos e efeitos visuais 2D. A sequência de abertura, como o diretor Ted Harris destacou, é desenhada à mão por artistas do AKA Studio. "Havia uma versão do desenho com montagens 2D", explica o artista. Devido a restrições de tempo, a ideia foi mantida na abertura, com o objetivo de preservar esse espírito. É também uma referência às raízes visuais do desenho, como Harris ressalta que os desenhos a carvão são o primeiro estágio de uma pintura.
A equipe da série também usou muito de arte contemporânea, trabalhando a partir do presente para encontrar temas comuns que pudessem ser reimaginados e apontou para a influência de Wakanda ao longo do tempo como um país que "existe há milhares de anos, mais do que qualquer outro". A reação do público ao primeiro episódio foi, em geral, positiva, com perguntas gerais destacando o sentimento de autenticidade cultural da série.
Depois desta primeira aventura, há um breve aprofundamento da premissa geral de Eyes of Wakanda: "viajar pelos séculos" em quatro histórias independentes que acompanham agentes de Wakanda enquanto recuperam diferentes artefatos roubados de sua nação. "É principalmente uma história de espionagem", disse Harris, continuando a descrever cada um desses episódios como um estudo sobre a reação desses agentes ao mundo real, "equilibrando o que eles veem com sua agenda nacionalista".
Cada um dos episódios de 30 minutos se passará em diferentes períodos de tempo, acompanhando diferentes artefatos roubados. Mas há alguma continuidade, já que o impacto das ações do Leão aparentemente será sentido ao longo de todo esse tempo. Harris também sugeriu a aparição de alguns personagens familiares da Marvel: "Haverá um Punho de Ferro aqui, e não o Punho de Ferro que você espera".
Há outras características que soarão familiares para os fãs do personagem, como referências ao Pantera Negra de Ryan Coogler nos diálogos e no design visual, mas Harris afirma: "nunca foi meu objetivo fazer 'outro', meu objetivo era fazer algo novo".
Confirmando especulações, a série antológica do Disney+ será dividida em quatro partes e acompanhará diversos guerreiros da história de Wakanda que tiveram a missão de viajar o mundo para recuperar artefados de vibranium roubados.
A produção foi anunciada em dezembro de 2023, durante o evento de pré-estreia da 2ª temporada de What If...?. Por ora, não há novidades sobre a trama nem sobre os dubladores e demais artistas envolvidos no projeto.
- Pantera Negra | Marvel anuncia série de animação para 2024
- Angela Bassett descreve decepção por não vencer Oscar por Pantera Negra 2
Eyes of Wakanda está planejada para estrear no Disney+ em 2025. Segundo rumores, a produção chegará ao Disney+ em 6 de agosto do próximo ano, mas ainda sem confirmação oficial.