Olhos de Wakanda prepara vilão de Pantera Negra 3? Entenda os Cães de Guerra
Organização da qual protagonistas da série fazem parte tem história longa - e duvidosa - nas HQs
Créditos da imagem: O Lobo Branco, nas HQs da Marvel (Reprodução)
ATENÇÃO: Spoilers de Olhos de Wakanda a seguir!
Na mesma semana em que ouvimos sobre como o Marvel Studios está “animado” com as ideias de Ryan Coogler para Pantera Negra 3, o lançamento da série Olhos de Wakanda dá dicas inevitáveis sobre o caminho que Kevin Feige e cia. podem e querem seguir com este canto de seu universo - e talvez a maior delas esteja na organização wakandiana que forma a base da trama da série: os Hatut Zeraze, ou Cães de Guerra.
Como descobrimos em Olhos de Wakanda, os Zeraze são uma força de elite secreta dentro de Wakanda, com agentes recrutados para realizar missões fora do território da nação africana, recuperando artefatos roubados ou protegendo segredos do governo. A série em si arranha na discussão sobre os limites éticos desse tipo de agência, o quanto do sacrifício exigido de seus espiões é justificável em nome do isolacionismo da nação. Nos quadrinhos, no entanto, o buraco é muito mais embaixo.
O Lobo Branco
Na passagem de Christopher Priest pelo título do Pantera Negra, em 1998, foi revelada a existência dos Hatut Zeraze como uma verdadeira brigada assassina dentro do governo wakandiano. Responsáveis por atentados políticos, ações desestabilizadoras de governos estrangeiros e pelo sequestro e aprisionamento de inimigos da nação africana, os Cães de Guerra eram uma força brutal coordenada por Hunter, o Lobo Branco.
O personagem foi apresentado um órfão natural de Mohannda, nação vizinha de Wakanda, que foi adotado quando bebê pelo rei T’Chaka e criado como irmão adotivo de T’Challa e Shuri. Visto que não tinha direito nenhum ao trono de Wakanda, ele foi colocado pelo pai no comando desta polícia secreta, com o título de Lobo Branco e um traje para acompanhar - mas o sucessor de T’Chaka, T’Challa, não aprovava dos métodos dos Zeraze.
O conflito entre os irmãos chegou aos finalmentes quando T’Challa se tornou o Pantera Negra e assumiu a coroa de Wakanda, desmembrando os Cães de Guerra de uma vez por todas. Após um período na prisão, Hunter escapou e atuou como mercenário por um tempo, mas suas raízes chamavam - e logo ele estava envolvido em uma variedade de planos megalomaníacos para retornar ao poder em Wakanda.
Eventualmente, o Lobo Branco também atraiu a atenção do Capitão América de Sam Wilson, já que alguns de seus planos envolviam virar os EUA contra Wakanda para forçar a mão de T’Challa em uma guerra. O vilão tem agido como uma espécie de semeador do caos político no universo Marvel desde então.
O retorno dos Cães de Guerra
Por volta de 2020, os Hatut Zeraze voltaram a existir na Wakanda dos quadrinhos da Marvel. Sem o Lobo Branco no comando, e operando sob o olhar vigilante de T’Challa para não recorrer a velhos métodos, a organização secretiva - mas regrada - que eles representam hoje em dia está mais em linha com o que vimos em Olhos de Wakanda.
Mesmo assim, a série do Disney+ semeia a dúvida quanto à moralidade da missão dos Cães de Guerra, e o quanto devemos confiar não na pureza de suas intenções, mas na benevolência de seus efeitos. O resultado é um terreno fértil para o surgimento de uma história como a de Hunter, ainda que não seja nos mesmos moldes - sabendo tudo o que já sabemos sobre T’Challa e sua família no MCU, seria difícil engolir um irmão adotivo que não foi mencionado nesse tempo todo.
É claro que os detalhes sobre um possível - e ainda sem data - Pantera Negra 3 são escassos, mas é uma boa ideia ficar de olho nos elementos narrativos que são apresentados em Olhos de Wakanda. Dizem por aí que Kevin Feige não faz nada por acaso…
A nova série animada do MCU já está disponível para streaming pelo Disney+, com todos os seus quatro episódios. Ainda não foi confirmada uma segunda temporada.