Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Novas séries de ficção-científica em 2002

Novas séries de ficção-científica em 2002

EF
31.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 17.01.2017, ÀS 09H06

Depois de Buffy e Angel, Joss Whedon aposta na ficção-científica

Omelete Recomenda

Duas séries vão disputar os fãs na temporada 2002/2003 nos Estados Unidos.

Dois projetos prometem agitar o mercado de ficção científica na TV americana, e tornar ainda mais difícil a vida de Enterprise, a série de Jornada nas Estrelas capitaneada por Scott Bakula ainda sem data de estréia por aqui.

Uma delas vem com um pedigree respeitável: a assinatura de Joss Whedon, o bem sucedido produtor de Buffy – a caça-vampiros e Angel. Ele é um dos poucos produtores de TV a conseguir manter no ar dois sucessos e autor de, entre outros, Toy Story. A idéia de Whedon, Firefly, foi comprada pela Fox, que já solicitou 13 episódios para a temporada segundo semestre deste ano. Whedon está tão confiante que é quase certa a estréia de Firefly no horário de Arquivo X, domingo 21 horas. O horário escolhido, se confirmado, também é uma indicação importante do público que a série vai buscar. Basta comparar a linguagem de Buffy, exibida às 20 horas, com a de Angel, exibida às 21.

Firefly é o nome de uma classe de naves existente 400 ou 500 anos no futuro, numa união de planetas recém-estabelecida. A Serenity é um pequeno transporte desse tipo que aceita qualquer trabalho, legal ou ilegal, a fim de garantir o pão de cada dia. Whedon descreveu seu projeto como uma espécie de anti-Jornada nas Estrelas, já que não pretende usar alienígenas criados por maquiagem. O produtor diz que é capaz de bolar personagens mais assustadoras do que qualquer maquiador faria com látex – uma observação digna de quem produziu uma história de vampiro ao contrário, em que a loirinha bate nos monstros, e um vampiro com um conversível. A inspiração de Whedon veio do final da Guerra Civil Americana, com a imagem de um homem que lutou pelo Sul, perdeu, e agora não crê em mais nada. Nas palavras do produtor, trata-se de “uma série não sobre os que fizeram história, mas sobre aqueles em que a história pisou”.

A outra série é Odyssey V, que vai ser exibida pelo canal a cabo Showtime. Já foram encomendados 18 episódios. Estrelada pelo ex-Robocop Peter Weller, Odyssey V começa com o tradicional piloto de duas horas. A série mostra um grupo de astronautas que usa tecnologia alienígena para voltar cinco anos no passado e tentar alterar o futuro apocalíptico da Terra, um roteiro perigosamente parecido com Seven Days e Stargate SG-1, essa exibida nos EUA pelo mesmo canal.

Para quem ficou interessado, Firefly deve chegar aqui em 2004, se a Fox continuar com o bom hábito de trazer sua programação americana para cá. Já Odyssey V vai depender do interesse de alguma emissora, aumentando suas chances se tiver boa audiência.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.