Norman Lear

Créditos da imagem: Amy Sussman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Séries e TV

Notícia

Morre aos 101 anos Norman Lear, gênio da TV e criador de Tudo em Família

Escritor, produtor e criador ficou marcado por ser referência em sitcoms

Omelete
2 min de leitura
06.12.2023, às 11H11
ATUALIZADA EM 06.12.2023, ÀS 11H30
ATUALIZADA EM 06.12.2023, ÀS 11H30

Morreu aos 101 anos Norman Lear. Considerado um dos maiores gênios da televisão, e o maior criador de sitcoms, ele era um ativista e tem em seu currículo algumas das séries de comédia mais populares da TV norte-americana.

Segundo o jornal The New York Times, Lear morreu em sua residência na manhã desta quarta-feira (6), em Los Angeles. A informação foi confirmada ao veículo pela porta-voz Lara Bergthold.

Seis vezes vencedor do Emmy, Lear criou séries como Tudo em Família, Maude, Mary Hartman, Mary Hartman, The Jeffersons e One Day at a Time, que ganhou uma refilmagem moderna na Netflix.

Lear começou a ganhar notoriedade na carreira escrevendo para o programa de variedades de Jerry Lewis e Dean Martin na década de 1960, junto ao também escritor e produtor Bud Yorkin, com quem trabalhou por muitos anos. Em 1967, foi indicado ao Oscar de melhor roteiro por Divórcio à Americana, comédia dirigida por Yorkin e escrita por ele.

Ao todo, Lear é creditado pela criação de mais de 100 séries de TV, e é considerado uma referência tanto para o formato seriado que ficou estabelecido na TV, sedimentado entre as décadas de 1950 e 1970, quanto para o gênero da comédia familiar.

Lear recebeu ao todo 16 indicações ao Primetime Emmy Awards, que resultaram em seis vitórias.

Norman Lear também ficou conhecido por seu ativismo político, apoiando causas progressistas e de esquerda. Lear deixa a esposa, seis filhos e quatro netos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.