Naya Rivera em Glee

Créditos da imagem: Glee/20th Century Fox Television/Reprodução

Séries e TV

Lista

Homenagem a Naya Rivera: relembre 10 performances icônicas da atriz em Glee

A intérprete de Santana na série musical foi encontrada morta nesta segunda-feira (13)

Mariana Canhisares
13.07.2020
17h04

A polícia do Condado de Ventura confirmou nesta segunda-feira (13) que a cantora e atriz Naya Rivera foi encontrada morta no Lago Piru, local onde ela foi vista pela última vez no dia 9 de julho. Rivera tinha apenas 33 anos, mas é evidente o impacto que ela deixou em uma legião de fãs que a acompanhou vivendo os dilemas da líder de torcida Santana Lopez em Glee - seja pelo seu arco de redenção, deixando a “vilania” para virar uma personagem efetivamente complexa, seja por representar com tanta delicadeza a realidade da juventude LGBTQ+ na TV.

Para homenagear Naya Rivera e sua importância para toda uma geração de jovens fãs da série musical, relembramos 10 performances icônicas da atriz:

“Valerie”

Impossível não lembrar do cover de “Valerie” quando o assunto é a trajetória de Naya Rivera em Glee. É verdade que a atriz o gravou duas vezes, primeiro na segunda temporada, durante uma das várias competições que o New Directions participou, e depois no quinto ano, em um dueto com Heather Morris. Mas o motivo para que ele seja tão memorável está na atitude da cantora, que exala confiança e claramente se diverte durante a performance, e o fato de que sua voz combina perfeitamente com a música de Amy Winehouse. 

“Smooth Criminal”

Santana Lopez foi uma personagem de muitas rivalidades e talvez uma das mais interessantes, ao menos musicalmente, foi com o membro dos Warblers, Sebastian. Na terceira temporada, no episódio em tributo ao Michael Jackson, os dois fizeram uma tensa performance de “Smooth Criminal”, uma espécie de maneira de colocar em pratos limpos a “pegadinha” de mau gosto que o estudante fez com Blane. Nenhum dos dois, porém, quis admitir a vitória do outro.

“Mine”

Brittana é um dos ships mais adorados de Glee e não é à toa. Com todos os seus altos e baixos, a história de amor das duas emocionou episódio após episódio e é fato que o cover de “Mine” está entre as cenas mais marcantes do casal. Em “The Break-Up”, episódio que abalou todos os casais da série, Santana e Brittany colocaram um ponto final na sua relação ao som de Taylor Swift. Um cover de quebrar o coração e arrancar umas boas lágrimas. 

"America"

Santana sempre foi brilhante nas apresentações teatrais da turma e na sua versão de “America”, do adorado musical Amor, Sublime Amor, não foi diferente. Fazendo o papel que foi eternizado por Rita Moreno, Naya Rivera provou que daria uma boa Anita. Com a notícia de que Steven Spielberg faria um remake, ela até fez um teste e compartilhou no Instagram, mas Rivera acabou não ficando com o papel.

“Songbirds”

Outra música que marcou o relacionamento entre Santana e Brittany foi "Songbird", do Fleetwood Mac. Neste episódio, a personagem de Naya Rivera vive um grande dilema sobre se assumir ou não lésbica, principalmente porque a escola está tomada por rumores e ela teme a reação das pessoas. A única maneira que ela consegue se expressar honestamente e sem medo é cantando para Brittany na sala do coral. Esta é uma das performances mais interessantes na jornada da jovem e, por isso, não poderia ficar de fora desta lista. 

“Girl on Fire”

O cover da música da Alicia Keys marca um verdadeiro ponto de virada na vida da Santana. Afinal, a música representa a compreensão dela de que precisa deixar Brittany e o McKinley High para trás e se propor um recomeço. A performance de Rivera brinca justamente com essa transição, isto é, o medo de deixar o passado confortável para trás e, ao mesmo tempo, a empolgação de ter um mundo de possibilidades na sua frente em uma nova cidade. Sensações que, convenhamos, todos nós já sentimos pelo menos uma vez ou outra.

“Rumor Has It / Someone Like You”

O mash-up de "Rumor Has It / Someone Like You" foi um dos melhores já feitos na história da série, e parte da razão para isso está na combinação das vozes de Amber Riley e Naya Rivera. Isso sem contar que a performance é girl power puro. 

“If I Die Young”

"If I Die Young" é a música que Santana escolhe para fazer seu tributo a Finn no episódio que homenageou o ator e cantor Cory Monteith. O cover por si só é emocionante, principalmente pelo fato de a jovem se permitir ficar vulnerável e chorar ao final da música. Hoje, porém, a performance ganha ainda mais peso. Esta segunda-feira é também o dia em que se completam sete anos da morte de Monteith. 

“Landslide”

Mais um cover do Fleetwood Mac marcou a trajetória de Naya Rivera em Glee. Aliás, mais um servindo de trilha sonora para a história de Brittana. Cantando ao lado de Gwyneth Paltrow e Heather Morris, Rivera protagonizou um momento sutil, mas bastante emocionante. Afinal, esta é a música que faz Santana entender seus sentimentos por Brittany.  É lindo demais.

“Shake It Out”

O cover da música da Florence + The Machine também não poderia ficar de fora. Além de ser incrivelmente sensível por ter no seu plano de fundo a história de um relacionamento abusivo, a sororidade transborda nesta performance, assim como a sintonia das cinco cantoras.