Naruto

Créditos da imagem: Reprodução

Séries e TV

Lista

Naruto | 8 memes que nasceram no anime

Anime cultuado também serve de base para brincadeiras dos fãs

Fábio Garcia
10.10.2019
19h17

Considerado um dos mais importantes embaixadores da cultura otaku aqui no ocidente, o ninja loiro criado por Masashi Kishimoto teve respeitáveis 720 episódios em sua carreira e seu legado continua até hoje com a série do filho Boruto (126 episódios até o momento).

Claro que uma série tão longeva e influente assim renderia uma série de memes, então nessa lista relembramos seis piadinhas relacionadas ao anime de Naruto.

Corrida Naruto

Participantes da Corrida Naruto no Alienstock Festival
Participantes da Corrida Naruto no Alienstock Festival/Bridget BENNETT/ AFP

O mangá já estava sendo publicado há muitos anos quando o estúdio Pierrot (o mesmo de Yu Yu Hakusho) começou a animar a série, então todo mundo já havia reparado que os ninjas daquele universo corriam de um jeito... estranho. Quer dizer, não é comum correr atrás de um ônibus com as mãos para trás, então a forma como Naruto e seus amigos se deslocava sempre chamou a atenção.

Pelo anime, a corrida ninja da série ganhou ainda mais visibilidade, até por ter muito mais cenas com os guerreiros se movimentando de um canto para o outro. O meme chegou num ponto que vários locais do mundo, incluindo o Brasil, realizaram eventos de "corrida Naruto", no qual grupos de fãs saíam em disparada com os braços para trás, como na série. Detalhe curioso: segundo pesquisas científicas, a postura de Naruto realmente potencializa a deslocação!

Corrida Naruto
Reprodução

Flautinha triste

Provavelmente você já passou por algum momento triste em sua vida em que olhou para o horizonte e se sentiu como o pobre Naruto no balancinho, longe das demais crianças. Se essa cena já era muito triste no mangá, o anime transformou isso num trauma coletivo ao compor uma das mais tristes melodias da animação japonesa.

A famosa "flautinha triste do Naruto", que na verdade é uma música chamada "Sadness & Sorrow", já virou tema de qualquer situação triste na Internet e se tornou icônica por conta própria. Inclusive, é essa melodia que inicia o funk "Konohatron", composto pelo músico brasileiro Mc Maha.

Pain desfigurado

No 167º episódio de Naruto Shippuden, lá pelos idos de 2010, o protagonista enfrenta o Pain e a animação virou piada na internet. Para realizar uma movimentação mais fluída, o estúdio Pierrot deformou um pouco os personagens para caprichar nos golpes e na luta, mas a opinião dos fãs foi bem negativa.

É só pausar a cena para ver o rosto do Pain praticamente desfigurado enquanto ele soca o chão, e o pobre membro da Akatsuki ilustrou muitos comentários sobre a suposta baixa qualidade do estúdio Pierrot. Muitas montagens nasceram e até hoje, quando um otaku reclama sobre animações feias no Japão, o exemplo da luta do Pain ainda é citado.

Remixes

O anime de Naruto ganhou várias versões cômicas na mão dos fãs ocidentais. Algumas frases da versão dublada em inglês tinham uma sonoridade peculiar e eram transformadas em remixes na internet. Foi o que aconteceu com a cena na qual Kabuto explica sobre os cards com informações dos ninja.

Versão Abridged

Naruto também ganhou uma versão "abridged". O termo, usado pela primeira vez por um usuário da internet ao criar uma versão comédia de Yu-Gi-Oh!, é usado para redublagens e resumos dos animes, com o acréscimo de piadas, referências e sempre com poucas pessoas fazendo todas as vozes. Vale conferir caso tenha um bom conhecimento de inglês.

Fillers

Meme Naruto Fillers
Reprodução

Naruto pode não ter inventado os fillers, mas ele foi o responsável pela popularização do termo. Os animes no Japão costumam ser lançados enquanto os mangás estão em publicação e um dos maiores receios dos estúdios de animação é encostar demais na história impressa, afinal a falta de novas tramas criadas pelo autor original pode prejudicar os prazos de produção e o próprio anime. A saída é a criação de histórias "extras" que nada acrescentam à trama e servem apenas como uma "enrolação" enquanto as novas aventuras feitas pelo autor não chegam.

Animes como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball têm seus fillers aqui e ali, mas nada se compara à encheção de linguiça promovida pelo estúdio Pierrot em Naruto. Segundo o site Anime Filler List, criado para avisar quais episódios podem ser descartados para os fãs interessados apenas na história original dos animes, a série original de Naruto é composta de 41% de episódios fillers, porcentagem repetida também em Naruto Shippuden. Isso significa que do total de 720 episódios, 295 deles podem ser deixados de lado. No meio dessas enrolações tem até episódios com cangurus boxeadores!

Pai do Boruto

Meme Pai do Boruto
Reprodução

O mais recente meme de Naruto, na verdade, tem a ver com a série derivada, Boruto. Ninguém sabe de onde veio, mas surgiu uma brincadeira na qual o protagonista do anime original não é chamado de "Naruto", e sim de "Pai do Boruto", como se o mais conhecido personagem fosse seu filho. A piada provavelmente foi criada para brincar com o público que está chegando agora à franquia e acompanha apenas a história do Boruto, mas já foi longe demais.

É muito comum achar comentários na internet clamando para que o pai do Boruto ganhe um anime próprio, e como todo mundo gostaria de conhecer a história por trás do grande líder militar da Vila da Folha. Mesmo sendo uma piada, o estúdio de animação percebeu um apelo e providenciou um arco em Boruto no qual o personagem interage com a versão jovem do próprio pai. Teria o meme repercutido com os roteiristas?

O Naruto pode ser um pouco duro às vezes…

Naruto triste
Reprodução

O meme nasceu nos chats da Twitch, com os usuários replicando um comentário feito por um fã que explicava a personalidade do ninja loiro: "O Naruto pode ser um pouco duro às vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, ele está sempre disposto a melhorar, ele quer ser respeitado, é o sonho dele e o Naruto daria a vida por isso sem hesitar. Meu palpite é que ele se cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito!" - relembre cinco exemplos do anime que corroboram o meme.