Séries e TV

Lista

My Hero Academia | 10 vezes que o anime fez referências à cultura pop

Demolidor, Jovens Titãs e MUITO Star Wars

Júlia Scochi e Arthur Eloi
11.10.2018
19h50

Um dos animes mais populares do momento, My Hero Academia conquista ao trazer uma perspectiva inédita ao gênero de super-heróis. Mesmo assim, o trabalho de Kōhei Horikoshi puxa muito de outras obras da cultura pop, sejam HQs ou filmes. Abaixo, listamos algumas das maiores referências da série:

O ‘golpe supremo’ de Togata Mirio

O mais poderosos aluno da UA tem sua habilidade inspirada em Star Wars. Chamado de Phantom Menace, o golpe supremo de Mirio faz referência à A Ameaça Fantasma, primeiro capítulo da segunda trilogia. As citações da franquia não param por ai.

Sorahiko (Gran Torino)

Falando em Star Wars, o autor Kōhei Horikoshi confirmou que o herói é baseado em Yoda, mestre de Luke Skywalker - mas que seus poderes (e pés) foram inspirados por chuveiros e pela forma como a água 'sai' deles. Vai entender.

Jornada do herói

Ainda que Midoriya tenha uma jornada diferente da de Luke, os dois têm algo em comum: Tatooine. O planeta-deserto onde o jovem Skywalker começou sua saga dá o nome da estação de trem em que o protagonista do anime desembarca para dar início à sua busca por grandeza.

Todoroki

Ainda que Horikoshi não tenha confirmado a inspiração, o personagem de Todoroki compartilha de muitos traços - tanto na personalidade quanto no visual - com Zuko, o príncipe da Nação do Fogo de Avatar: A Lenda de Aang: Ambos possuem queimaduras em seu lado esquerdo do rosto; possuem problemas na família, com pais 'abusivos' e figuras maternas que os personagens são muito apegados.

Em Avatar, a mãe de Zuko, Ursa, foi escolhida por conta de seus laços familiares e sua descendência do avatar Roku. Já Rei, mãe de Todoroki, foi escolhida por conta de seu poderoso Quirk. Ambos possuem personalidade meio "tsundere", em que são 'ariscos' por fora, mas que são muito sensíveis por dentro, e acabam se abrindo com o tempo aos outros personagens, tendo papel importante na história.

Tokoyami

Já Tokoyami é muito parecido com Ravena, da DC: ambos possuem um design influenciado por corvos, manifestam seus poderes através de uma espécie de energia sombria, possuem lutas internas para controlar seus poderes e evitar que os mesmos consumam sua mente e corpo - além da capa como parte de seu 'uniforme'.

Yu Takeyama

Ainda nas comparações com HQs, Takeyama compartilha diversas similaridades com a heroína Cassandra Lang, filha do Homem-Formiga. Tanto seu uniforme quanto seu Quirk e um pouco de sua personalidade lembram a personagem da Marvel.

All for One

O vilão da trama usa uma máscara que o ajuda a se manter vivo e respirando - o que também é uma referência à Star Wars. Consegue adivinhar? -

Quadrinhos também têm uma grande influência: em uma das lutas, All for One usa um de seus poderes para 'sentir' os seus arredores, como forma de superar o fato de estar cego. Isso é inspirado no Demolidor, que usa das vibrações e dos sons para lutar. Já sua capacidade de roubar habilidades e estar acompanhado de outro ser com super poderes que é extremamente leal lembram muito o Apocalypse.

Mina Ashido

Também chamada de Alien Queen, seu alias é uma referência direta à antagonista de Alien³, clássico sci-fi de 1992 dirigido por David Fincher.

A cidade-natal de Denki Kaminari

Na história, Kaminari vêm da cidade de Saitama. O nome é tirado diretamente do protagonista de One Punch Man. Além disso, quando o personagem usa seus poderes acima do que consegue aguentar, ele fica com uma expressão muito similar ao do herói de um soco só.

Bônus: Toy Story