Rami Malek como Elliot Alderson em Mr. Robot

Créditos da imagem: Mr. Robot/USA Network/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Mr. Robot prepara conclusão com penúltimo episódio surreal e cheio de paralelos

Antes do finale de duas horas, série relembra trajetória de Elliot e vai por caminhos inusitados

17.12.2019, às 18H17.

Considerando que a conclusão será feita em um especial de duas horas, Mr. Robot entregou seu penúltimo episódio - e as coisas ficaram bastante estranhas.

[Cuidado! Spoilers do S04E11 de Mr. Robot abaixo]

411 eXit” acompanha Elliot (Rami Malek) aplicando um xeque-mate contra Whiterose (BD Wong). A hacker chinesa chegou em um ponto baixo após ter sua identidade exposta ao público e seu dinheiro roubado pela fsociety, mas sua vantagem continua graças à uma máquina ambiciosa, que acredita ser capaz de abrir uma realidade paralela. A verdade é mais aterrorizante: caso seja ligada, seu reator nuclear causará uma catástrofe na cidade de Nova York. O protagonista acredita que é algo facilmente evitável com um malware que incapacita a ativação, e parte sozinho para a usina elétrica em que o dispositivo está escondido. Não demora muito para ficar claro o quão arrogante e impulsiva foi a decisão.

Quando Elliot, enfim, é capturado pelo Dark Army ele é colocado para enfrentar a líder. Os dois, sentados frente-a-frente, entregam alguns dos melhores monólogos do seriado. O destaque fica para a atuação de BD Wong, que passa sutil insanidade na sua descrença nas motivações do oponente. O roteiro compensa para o lado de Elliot, com um discurso que amarra muito bem toda sua jornada emocional ao longo dos anos: quase como o fim de Neon Genesis Evangelion, o protagonista reflete como todos aqueles em quem confiou lhe trouxeram trauma, dor e mágoa, mas que os poucos que ofereceram genuíno carinho e apoio são motivo o bastante para lutar por um mundo melhor. É interessante como toda temporada é pontuada por um monólogo do tipo. Do momento em que falou “foda-se a sociedade” para sua terapeuta, ou expressou sua desesperança, até quando se arrependeu das consequências de sua tentativa de revolução na penúltima temporada, é uma boa forma de comparar e marcar a constante mudança do personagem.

Whiterose mantém a esperança na sua máquina, e revela que a ativou antes mesmo do hacker tentar seu plano de malware, o que significa apenas alguns minutos para a catástrofe. A crença é tão forte que leva a líder inimiga ao suicídio, confiante de que acordará em outra realidade. Para Elliot, porém, o pânico toma conta, e ele e Mr. Robot (Christian Slater) buscam uma forma de impedir a destruição total - mas já é tarde demais. O momento em que ambos percebem a inevitabilidade do fim é trágico, ainda mais na última fala do protagonista ao amigo imaginário ser “são tempos emocionantes no mundo” - a mesma frase que Mr. Robot usou para se apresentar no piloto. A partir daí, tudo fica… bizarro.

Ao invés da morte nos escombros, Elliot acorda em seu apartamento. Rapidamente fica claro que esta não é a vida miserável que sempre levou, mas sim sua versão ideal, com trabalho promissor, relacionamento sério com Angela (Portia Doubleday) e bom entendimento com o pai. O único resquício da sua vida anterior vêm na forma de ocasionais dores de cabeça, alertas de que algo está errado. Esse trecho é interessante pelo contraste com o que o público conhece, como Tyrell Wellick (Martin Wallstrom) retornar não como um homem de negócios, mas um CEO casual a lá Vale do Silício - uma inversão de papéis com o protagonista. A série não explica muito o que realmente aconteceu. A realidade paralela de Whiterose era real? Elliot continua vivo, ou a experiência toda é alguma forma de pós-vida?

Mr. Robot não deve fugir tanto do seu realismo sombrio, mas esse lado estranho deve render momentos inusitados no finale de duas horas. De certa forma, o seriado já respondeu muitas das questões do público, e entregou conclusões satisfatórias para grande parte de seus personagens. Agora resta tempo para focar no protagonista, mesmo que de um jeito bastante surreal.

Não há previsão de estreia para a quarta temporada de Mr. Robot no Brasil. As três temporadas anteriores estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.