Séries e TV

Notícia

Morre Walter Cronkite

Ícone do telejornalismo dos EUA marcou época a partir da Segunda Guerra Mundial

21.07.2009, às 00H00.

Morreu na última sexta-feira, 17, o jornalista Walter Cronkite, âncora da CBS que anunciou alguns dos principais eventos das décadas de 60 a 80, como o assassinato de John Kennedy, a descida do homem na lua e o escândalo de Watergate. Seu trabalho lhe rendeu o título de "homem mais confiável dos Estados Unidos" e o apelido carinhoso de Tio Walter.

Nascido em 1916, Cronkite se tornou correspondente da United Press em 1939 e foi um dos primeiros jornalistas estadunidenses a ser credenciado como correspondente de guerra após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra em 1941. Apesar de ter dito em entrevistas que morreu de medo o tempo todo, Cronkite estava presente durante os primeiros bombardeios sobre a Alemanha, saltou de paraquedas na Holanda e acompanhou o Desembarque na Normandia.

Após a guerra, Cronkite começou a trabalhar no programa CBS News em 1950, que ele ancoraria a partir de 16 de abril de 1962. Suas reações espelhavam o sentimento do público diante dos eventos, como quando foi às lágrimas ao anunciar o assassinato de JFK. Em 1968, foi a vez de uma declaração sobre a Guerra do Vietnã em que o jornalista questionou o otimismo dos políticos com relação ao conflito. Sua reação teria levado o presidente Lyndon Johnson a dizer que se havia perdido Cronkite, havia perdido o americano médio.

O trabalho de Cronkite rendeu-lhe dezenas de Emmys, entre eles os prêmios pela cobertura da chegada do homem à lua, o retorno da Apolo 13, a série Can the World Be Saved? e a cobertura do Caso Watergate.

Cronkite permaneceu como âncora do CBS Evening News por 20 anos, quando deixou voluntariamente o posto, sendo substituído em 1981 por Dan Rather. Seu plano era passar a trabalhar em projetos especiais para a CBS, o que nunca aconteceu. Seus últimos anos foram dedicados a produzir documentários, escrever livros e apoiar campanhas contra o aquecimento global e contra a Guerra do Iraque.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.