A atriz Phyllis Coates, conhecida por ser a primeira Lois Lane da TV, morreu na última quarta-feira (11), aos 96 anos. De acordo com sua filha Laura Press, Coates morreu de causas naturais (via THR).
A atriz fez sua primeira aparição como a determinada repórter da DC em 1951, no filme Superman and the Mole-Men, já contracenando com o ator George Reeves, o intérprete do Homem de Aço na época. O sucesso do filme levou à série As Aventuras do Super-Homem, onde a personagem fez oficialmente sua estreia nas telinhas.
Coates, então, interpretou Lois Lane durante os 26 episódios da primeira temporada, mas não retornou depois da série ser renovada. Além de já estar comprometida com o piloto de outra produção — esta ao lado de Jack Carson e Allen Jenkins —, a atriz não queria continuar no seriado por se sentir explorada. Ela foi substituída por Noel Neill, que também vivera Lois nos filmes serializados de 1948 e 1950.
Vale notar, porém, que essa não foi a despedida de Coates do universo da DC. Nos anos 1990, ela fez uma participação na série Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman, como a mãe da Lois daquele universo.
Atuando desde a década de 1940, Coates colecionou trabalhos nos cinemas e na televisão, a exemplo de Tambores Feiticeiros, Nas Teias da Traição e Goodnight Sweet Marilyn. Mas seus últimos trabalhos como atriz foram nos anos 1990.
Coates deixa suas filhas Laura e Zoe, além da sua neta Olivia.