Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Morre o lendário animador Joseph Barbera

Morre o lendário animador Joseph Barbera

MH
19.12.2006, às 00H00.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 16H01

Uma das mais célebres duplas criativas do mundo da animação nos deixou. Em 23 de março de 2001 faleceu William Hanna e ontem morreu Joseph Barbera.

Nova-iorquino de origem ítalo-americana, Joe Barbera tinha 95 anos. Ao seu lado, na sua casa em Los Angeles, estava a sua esposa, Sheila. Ao dar a notícia à imprensa a Warner Bros., dona dos direitos das criações do estudio Hanna-Barbera, não cedeu mais informações a respeito.

No ano de 1937, Barbera e Hanna se conheceram enquanto trabalhavam na MGM. Na época, os dois criaram Tom e Jerry, um dos desenhos animados de maior sucesso da história da televisão mundial. Foram duas décadas na Metro e sete Oscar para a prateleira. Entretanto, em 1957, a divisão de animação foi fechada. William e Joseph decidiram então criar sua própria empresa.

A Hanna-Barbera, empresa pela qual os dois foram imortalizados, fundiu as habilidades gerenciais, a organização e o talento para a comédia de William com a brilhante inventividade em animação e o excepcional traço de Joseph.

Em seu primeiro ano de vida, o estúdio criou a primeira série 100% animada da história da televisão: The Huckleberry Hound Show, que mostra a primeira aparição de Zé Colméia, garantiu à empresa seu primeiro prêmio Emmy - até então nunca concedido a um desenho animado. A partir daí, mais de 1.700 horas de animação e 350 diferentes séries, especiais e filmes foram gerados pela dupla.

A criação, em plenos anos 60, de uma das séries de maior sucesso na história da televisão, Os Flintstones, estabeleceu o sucesso e o padrão de qualidade do estúdio e abriu o caminho nos anos seguintes para séries antológicas como: Os Jetsons, Manda-Chuva, As Aventuras de Johnny Quest, Scooby-Doo, Josie e as Gatinhas, A Formiga Atômica, Zé Colmeia, Space Ghost, Os Herculóides, Corrida Maluca, Maguila - o Gorila, Os Impossíveis, Os Smurfs e muitos outros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.