Morre o lendário animador Joseph Barbera
Morre o lendário animador Joseph Barbera
Uma
das mais célebres duplas criativas do mundo da animação nos deixou. Em 23 de
março de 2001 faleceu William Hanna e ontem morreu Joseph Barbera.
Nova-iorquino de origem ítalo-americana, Joe Barbera tinha 95 anos. Ao seu lado, na sua casa em Los Angeles, estava a sua esposa, Sheila. Ao dar a notícia à imprensa a Warner Bros., dona dos direitos das criações do estudio Hanna-Barbera, não cedeu mais informações a respeito.
No ano de 1937, Barbera e Hanna se conheceram enquanto trabalhavam na MGM. Na época, os dois criaram Tom e Jerry, um dos desenhos animados de maior sucesso da história da televisão mundial. Foram duas décadas na Metro e sete Oscar para a prateleira. Entretanto, em 1957, a divisão de animação foi fechada. William e Joseph decidiram então criar sua própria empresa.
A Hanna-Barbera, empresa pela qual os dois foram imortalizados, fundiu as habilidades gerenciais, a organização e o talento para a comédia de William com a brilhante inventividade em animação e o excepcional traço de Joseph.
Em seu primeiro ano de vida, o estúdio criou a primeira série 100% animada da história da televisão: The Huckleberry Hound Show, que mostra a primeira aparição de Zé Colméia, garantiu à empresa seu primeiro prêmio Emmy - até então nunca concedido a um desenho animado. A partir daí, mais de 1.700 horas de animação e 350 diferentes séries, especiais e filmes foram gerados pela dupla.
A criação, em plenos anos 60, de uma das séries de maior sucesso na história da televisão, Os Flintstones, estabeleceu o sucesso e o padrão de qualidade do estúdio e abriu o caminho nos anos seguintes para séries antológicas como: Os Jetsons, Manda-Chuva, As Aventuras de Johnny Quest, Scooby-Doo, Josie e as Gatinhas, A Formiga Atômica, Zé Colmeia, Space Ghost, Os Herculóides, Corrida Maluca, Maguila - o Gorila, Os Impossíveis, Os Smurfs e muitos outros.