Monstros | Ed Gein inspirou Silêncio dos Inocentes e Massacre da Serra Elétrica
Assassino norte-americano ficou conhecido como "o Açougueiro de Plainfield"
Após duas temporadas de grande êxito e repercussão, centralizadas em Jeffrey Dahmer e nos irmãos Menéndez, a série Monstros volta agora seu olhar para um dos mais notórios – e chocantes – casos criminais da história dos Estados Unidos.
Com lançamento previsto para 3 de outubro, os novos episódios retratam a trajetória perturbadora de Ed Gein (Charlie Hunnam), preso em 1957 na cidade de Plainfield, pelo assassinato de duas mulheres e por violação de túmulos.
História
Gein e seu único irmão, Henry, foram criados pela mãe, Augusta – representada na série por Laurie Metcalf –, uma fanática religiosa que exercia profunda dominação sobre ambos desde a infância.
Em 1944, Henry morreu de forma trágica em um incêndio – até hoje, não ficou claro se Ed teve algum envolvimento neste episódio. Pouco depois, Augusta sofreu um acidente vascular cerebral, e Ed cuidou dela devotadamente pelos meses que lhe restaram de vida. A morte da mãe, inclusive, teria sido o estopim para o comportamento doentio que o rapaz desenvolvera a partir de então.
Profundamente transtornado por essa perda, Gein teria criado o hábito de invadir o cemitério local durante a noite, violando tumbas de mulheres que considerava parecidas a ela, roubando seus cadáveres e usando a pele deles para confeccionar objetos, como roupas, máscaras e até móveis.
Prisão
A verdade sobre Gein só viria à tona mais de uma década depois, quando o xerife de Plainfield, Frank Worden, suspeitou do envolvimento dele no desaparecimento de sua mãe, Bernice Worden, dona de um armazém de construção na cidade.
O chefe de polícia conseguiu um mandado de busca e apreensão na fazenda onde Ed vivia recluso. Lá, encontrou não apenas o corpo decapitado de Bernice, mas também restos mortais de outra mulher: Mary Hogan, dona de uma taberna local e desaparecida há três anos.
O mais chocante, porém, foi a presença de partes de cadáveres femininos – de todas as idades – espalhados pela casa, além das calças, cintos e outros artefatos ‘fabricados’ pelo proprietário, tendo como ‘matéria-prima’ a pele em decomposição dos corpos que ele roubava do cemitério.
Anos depois de sua prisão, Gein foi a julgamento e declarado mentalmente incapaz de responder pelos atos que cometeu. Foi, então, enviado a um hospital psiquiátrico, onde permaneceu até sua morte, em 1984, vítima de um câncer pulmonar.
Psicose
O horror indescritível dos crimes cometidos por Ed Gein chocou o mundo todo e recebeu ampla cobertura pela imprensa da época, que o batizou de “o Açougueiro de Plainfield”.
Tamanha mídia chamou a atenção do escritor Robert Bloch, que se inspirou no perfil perturbado de Gein e na relação doentia deste com a figura materna para escrever seu livro Psicose – posteriormente adaptado por Alfred Hitchcock para o filme homônimo, que se tornou um clássico do cinema internacional.
Essa relação entre o caso real e o filme chega a ser explorada nos episódios de Monstros, com Tom Hollander (Bird Box) interpretando o lendário cineasta e Joey Pollari (Skyrunners) como Anthony Perkins, que protagonizou Psicose no papel de Norman Bates.
O Silêncio dos Inocentes
Outro clássico do cinema de horror que possui evidente base na história e nos crimes de Gein.
Buffalo Bill, o assassino de mulheres que Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) ajuda Clarice Starling (Jodie Foster) a caçar, tem em comum com Gein o gosto por transformar os restos mortais de suas vítimas em peças de roupa, como se quisesse ‘vestir’ a pele delas.
O Massacre da Serra Elétrica
A inspiração nos crimes de Plainfield fica clara na figura de Leatherface, principal vilão da saga.
A marca registrada do personagem, além de sua indefectível motosserra, é o hábito de esconder o rosto debaixo de máscaras feitas com a pele de suas vítimas – exatamente um dos artefatos macabros encontrados na casa de Gein antes de sua prisão.
O próprio diretor do longa, Tobe Hooper, aparece na série da Netflix, interpretado por Will Brill (The OA).
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários