Meu Ano em Oxford | Filme tem final diferente do livro; saiba por que
Filme está disponível na Netflix
O filme Meu Ano em Oxford apresentou uma conclusão diferente do livro que originou a obra, escrito por Julia Whelan. Entenda o motivo a seguir, mas cuidado com os spoilers!
O livro de Whelan termina com Jamie ganhando mais tempo após uma pneumonia e um teste médico que lhe permite cumprir sua promessa de viajar pela Europa com Anna (Ella no livro). Em contraste, o filme termina com Anna ao lado de sua cama enquanto ele se afasta, imaginando-o em suas aventuras pela Europa, apenas para ele desaparecer dessas imagens, revelando que ela está sozinha.
O final do longra-metragem, mais poético e trágico, foi justificado por Corey Mylchreest, que interpreta Jamie. "O cara está morto. É melhor assim", disse o ator ao EW. "É mais poderoso. É essa a direção que o livro está tomando, e seria hipocrisia da parte de Jamie falar todas essas coisas e de Anna entender essa filosofia de vida [e não terminar aí]", continuou.
"O impressionante é que Jamie acredita em todas essas coisas — o para sempre é composto de agoras — e ele não tem tantos agoras restantes", acrescenta Mylchreest. "Então, o que é realmente incrível é que ele está fazendo tudo isso e acredita em todas essas coisas com tão pouco tempo restante. Se isso não fosse verdade, pareceria que estamos subestimando suas crenças".
Sofia Carson, que interpreta Anna, também comentou a mudança: "Embora esteja claro que Anna está sozinha no final, deixamos um pouco ambíguo porque queríamos que o filme terminasse com esperança e luz. É por isso que queríamos mostrá-los vivendo todas essas coisas juntos. E então, quando ele desaparece e você assume que ela o perdeu, esse elemento de esperança e a ideia de vida após o amor e vida após a perda são algo realmente poderoso", encerrou a atriz.