Magnum | Ben Kingsley diz que voltar a viver personagem no MCU foi "um presente"
Omelete conversou com o veterano ator inglês e Yahya Abdul-Mateen II sobre a nova série da Marvel
Créditos da imagem: Reprodução/Marvel
Se olharmos para a repercussão do público com Homem de Ferro 3 e as escolhas que o diretor Shane Black toma com o vilão Mandarim, seria difícil imaginar que mais de 10 anos depois o personagem ainda estaria sendo utilizado pela Marvel. Com tantos personagens e filmes que seguiram as sagas do Infinito e do Multiverso, seria fácil esconder Trevor Slattery, o ator que fingiu ser o terrorista na trama, de uma vez por todas. Mas o diretor Destin Daniel Cretton decidiu trazê-lo de volta em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e, não satisfeito, criou Magnum, nova série do Disney+, para que o personagem tivesse uma nova oportunidade.
Sir Ben Kingley retorna ao personagem e cria uma dupla com Yahya Abdul-Mateen II, que na história do seriado, vive Simon Williams, um ator que tenta o papel principal no grande filme de super-heróis que será produzido. Em entrevista ao Omelete, o veterano ator inglês chamou de "presente" o retorno e filosofou sobre a longevidade da arte. "Se abordamos nosso trabalho com seriedade, se abordamos nosso trabalho com respeito mútuo, isso significa que respeitamos o público. Significa que já nivelamos a expectativa do público lá no alto", disse ao ser perguntado sobre interpretar Trevor mais uma vez.
A presença imponente do vencedor do Oscar por Gandhi também encantou o protagonista da história, que aproveitou um tempinho das filmagens para espiar o companheiro de set trabalhando sozinho. "Você estava trabalhando naquele dia e eu fiquei por perto apenas para assistir quando você se vestiu [como Mandarim] e eu fiquei por ali só para assistir", contou Yahya empolgado. "E eu disse: 'Uau, ele está conseguindo, ele está fazendo isso'. Foi um dia legal para mim."
Confira a entrevista completa abaixo!
OMELETE: Olá, pessoal. Prazer em conhecê-los. É uma honra. Eu assisti à série duas vezes e adorei em ambas as ocasiões. Então, tenho que perguntar: como foi para vocês criar essa parceria entre Simon e Trevor?
Yahya Abdul-Mateen II: Foi divertido, foi sincero. O relacionamento entre Simon e Trevor foi construído sobre o respeito. Um respeito mútuo, respeito pela atuação. Eu falo sobre isso de vez em quando, sobre a primeira vez que conversamos pelo Zoom. Eu estava me conectando para conhecer Sir Ben. E acho que posso ter perguntado se você precisava de alguma coisa.
Sir Ben Kingsley: Sim, você perguntou.
Yahya Abdul-Mateen II: Ele disse a verdade, ele disse não. Ele disse que não precisava de nada. Adorei que você fez isso. Ele me explicou como iria trabalhar. Eu vi o quanto você... eu saí da conversa um pouco chateado. Saí do Zoom um pouco chateado porque pensei: "Ah, ele deve achar que eu não vou me preparar". Mas não era nada disso, era apenas diferente. Foi diferente. Então, fiz questão de aparecer preparado também, para que quando eu visse você e você me visse, eu... e então vi como você estava trabalhando e respeitei isso. E acredito, se me permite dizer, que quando você viu como eu estava trabalhando, o respeito foi mútuo.
Sir Ben Kingsley: Oh, com certeza.
Yahya Abdul-Mateen II: E então realmente construímos a partir desse respeito. Foi uma alegria trabalhar com outro ator que respeita o ofício e o trabalho.
Sir Ben Kingsley: Ele entendeu.
Yahya Abdul-Mateen II: E então pudemos protegê-lo. Podemos proteger o material, proteger o personagem e realmente advogar e defender isso. Foi assim que o processo funcionou para mim.
OMELETE: E eu adoro como é uma jornada do herói para o Simon, mas é diferente. Você não lida com alienígenas ou monstros, você lida com ansiedade e lutas cotidianas.
Yahya Abdul-Mateen II: Dúvida sobre si mesmo também.
OMELETE: Sim. Então, como foi para você criar esse ator que tenta ser essa estrela, e você trouxe alguma experiência própria?
Yahya Abdul-Mateen II: Felizmente, não precisei criar muita coisa, se é que precisei, porque estava tudo no roteiro. Minha verdadeira tarefa foi ter a coragem de interpretar com verdade, porque eu sabia que havia esse selo de super-herói pairando sobre isso. Então tive a oportunidade de não me inclinar para isso, não tentar atender a nenhuma expectativa do que o herói deveria ser, mas ter a coragem de interpretar com verdade e acreditar que seria o suficiente. Apenas interpretar com verdade seria o suficiente. Essa foi realmente minha tarefa e estou tão feliz que escolhemos fazer dessa forma. Acho que acabou sendo um verdadeiro presente.
Sir Ben Kingsley: Sim, absolutamente.
OMELETE: E já se passaram mais de dez anos desde Homem de Ferro 3. Então, como foi ser o Trevor agora nesta história que lida com arte, cinema e construir algo em Hollywood?
Sir Ben Kingsley: Gostei muito do seu uso da palavra "arte". E a grande arte — e agora estou falando da grande arte à qual estamos modestamente relacionados nesse processo artístico — por que a grande arte dura? Por que uma pintura que talvez tenha 200, 300, 400 anos ainda é extraordinária e faz você perder o fôlego? Porque a energia, o comprometimento e a seriedade daquele pintor, escolhendo aquelas cores com tanto cuidado, talvez por meses... ele ou ela está selando sua energia criativa na tela, e isso emana, é como uma substância radioativa. Emana da tela por anos. Se abordamos nosso trabalho com seriedade, se abordamos nosso trabalho com respeito mútuo, isso significa que respeitamos o público. Significa que já nivelamos a expectativa do público lá no alto. E, portanto, estar nesse tipo de ambiente de trabalho é realmente um grande presente. Um lugar maravilhoso para se estar.
Yahya Abdul-Mateen II: Sim.
OMELETE: E eu adorei o episódio cinco porque me lembrou muito Shane Black e o trabalho dele, quando vocês estão perseguindo o cara da scooter. Vocês têm um episódio favorito ou um momento favorito que lembram da série?
Sir Ben Kingsley: Nossa, é um longo momento. Para mim, é contínuo.
Yahya Abdul-Mateen II: Eu realmente amei o episódio seis, onde trabalhamos com o diretor Vonn Kovac.
Sir Ben Kingsley: Ah, sim. "O mundo vai se apaixonar" [Imitando a voz de Zlato Buric, que interpreta Vonn Kovac].
Yahya Abdul-Mateen II: Sim, eu realmente gostei desse episódio. E também houve um, não lembro qual episódio foi, mas não estávamos nele juntos. Você estava trabalhando naquele dia e eu fiquei por perto apenas para assistir quando você se vestiu...
OMELETE: Sim, como o Mandarim. Episódio sete.
Yahya Abdul-Mateen II: Sim! E eu fiquei por ali só para assistir.
Sir Ben Kingsley: Fico feliz por não saber que você estava lá, eu teria ficado muito nervoso.
Yahya Abdul-Mateen II: E eu disse: "Uau, ele está conseguindo, ele está fazendo isso". Foi um dia legal para mim.
Sir Ben Kingsley: Uau.
OMELETE: É ótimo ver você vestido de Mandarim de novo, é incrível.
Yahya Abdul-Mateen II: Sim!
OMELETE: E agora, só para encerrar, todo mundo está animado com esse teaser dos Vingadores com todos os "retornará", como Steve Rogers retornará, Thor retornará. Quando veremos Trevor e Simon retornarem?
Yahya Abdul-Mateen II: Bem, você tem que vê-los primeiro. Tem que vê-los pela primeira vez antes de tudo. É com isso que estou animado e acho que é um ótimo lugar para começar.
OMELETE: Sim, espero que as pessoas gostem da série do jeito que eu gostei, é ótima, e vocês são muito bons juntos.
Yahya Abdul-Mateen II: Muito obrigado, eu agradeço você.
Sir Ben Kingsley: Muito obrigado!
Tudo sobre Magnum
Introduzido em 1964 nos quadrinhos, Wonder Man (Magnum no Brasil) é Simon Williams, que possui super força e já trabalhou como capanga do Barão Zemo, mas depois acabou conquistando a confiança dos Vingadores, eventualmente se tornando membro fundador dos Vingadores da Costa Oeste.
Nos quadrinhos, Magnum também já trabalhou como ator e dublê em Hollywood - e é esta versão que a nova série parece retratar, com Simon como um ator em busca de oportunidades, escondendo superpoderes que ainda é incapaz de controlar.
Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen) viverá o personagem principal da produção, que também terá no elenco Ben Kingsley, fazendo seu retorno como o infame Trevor Slattery, personagem que viveu em Homem de Ferro 3 e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Destin Daniel Cretton, de Shang-Chi, será o produtor executivo e também deve dirigir alguns dos episódios de Magnum. O roteiro é de Andrew Guest, de Brooklyn Nine-Nine e Community.
Todos os episódios de Magnum já estão disponíveis no Disney+.