Julian Fellowes, criador de Dowton Abbey, foi mais um artista a lamentar a morte de Dame Maggie Smith. A atriz trabalhou com o roteirista e produtor nas seis temporadas da série e nos dois filmes spin-off lançados para o cinema.
"Maggie Smith foi uma grande atriz realmente ótima e tivemos mais do que sorte de fazer parte do último ato de sua carreira estelar", disse Fellowes em declaração à Entertainment Weekly. "Foi uma alegria escrever para ela. Era uma atriz sutil, multifacetada, inteligente, engraçada e de partir o coração. Trabalhar com ela foi o maior privilégio da minha carreira, e eu nunca a esquecerei."
Maggie Smith, que era um dos nomes mais emblemáticos da dramaturgia britânica, faleceu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada pela família à BBC, sem citar a causa da morte.
Os filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, liberaram uma declaração oficial: "Maggie era uma pessoa intensamente privada, e estava com amigos e família no final. Ela deixa fois filhos e cinco netos, que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó. Queremos tomar essa oportunidade par agradecer aos funcionários maravilhosos do Hospital de Chelsea and Westminster por seu cuidado e gentileza durante os últimos dias ela. Agradecemos por todas as mensagens e apoio, e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento".