Séries e TV

Notícia

Lolita Rodrigues, atriz, cantora e apresentadora, morre aos 94 anos

Artista é uma das pioneiras da TV brasileira

Omelete
2 min de leitura
05.11.2023, às 11H35.

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu hoje, dia 5, aos 94 anos. De acordo com o G1, a artista estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde tratava de uma pneumonia.

Nascida com o nome de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite em março de 1929, Lolita começou sua carreira aos 10 anos nas rádios brasileiras, trabalhando em radionovelas e como cantora, passando pelas rádios Bandeirandes, Cultura e Tupi. A artista é relembrada como uma das pioneiras da TV por ter feito parte da inauguração da TV Tupi, em 1950, evento em que cantou o hino da TV brasileira, composto para a ocasião. 

Lolita apresentou os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas na TV Tupi antes de intensificar sua carreira como atriz. Em 1957, ela fez seu primeiro papel como protagonista na novela O Corcunda de Notre Dame, em que viveu a Cigana Esmeralda.

Desde então, ela passou por diversas novelas, como Anjo Marcado, Sassaricando, Rainha da Sucata, Terra Nostra, Uga Uga, Kubanacan e mais. Seu último papel em novela foi como Noêmia Ribeiro em Viver a Vida, exibida em 2009. 

A atriz é relembrada frequentemente por sua amizade com Nair Belo e Hebe Camargo. A entrevista das três reunidas no Programa do Jô, em 2000, é citada como uma das melhores da história do programa (relembre no topo da página).

Lolita Rodrigues deixa uma filha, Silvia Rodrigues. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.