Séries e TV

Lista

Viúva Negra, TVA e mais: destrinchando o trailer de Loki

Última cena faz referência direta ao título Vote Loki, de 2016

Julia Sabbaga
11.12.2020
12h35
Atualizada em
14.12.2020
21h54
Atualizada em 14.12.2020 às 21h54

Entre os diversos anúncios bombásticos feitos pela Disney ontem (10) no Disney Investors' Day está a primeira prévia oficial de Loki, série derivada do MCU focada no Deus da Trapaça. Com um trailer que beira o psicodélico e viaja para lugares e tempos diferentes, finalmente tivemos as primeiras pistas do que esperar da produção protagonizada por Tom Hiddleston

Existem diversos elementos no trailer de Loki dignos de menção, e vamos destrinchar todos eles na lista abaixo. Mas mais do que uma aparição concreta, a prévia da série do MCU evidencia o trabalho de seu criador, Michael Waldron. Um produtor de Rick and Morty, que já está envolvido no roteiro de Doutor Estranho 2, Waldron deixa bem claro sua proximidade ao multiverso e brincadeiras com viagem no tempo. 

Confira abaixo os momentos mais importantes e os significados no trailer (que na verdade é um "conteúdo exclusivo") de Loki:

Retomando Vingadores: Ultimato

Como já é conhecido, Loki seguirá os eventos do Deus da Trapaça após sua última aparição no MCU, quando captura o Tesseract e some para um lugar desconhecido. Não é novidade para nenhum fã que o começo da prévia de Loki começa com a cena específica de Vingadores: Ultimato, mas vale a pena retomar a cena para observar duas coisas especificas de sua sequência na prévia de Loki. 

Sem mordaça, sem Tesseract

É possível que a prévia de Loki esteja tentando nos dissimular, mas pelo menos pela sequência no trailer, a aparição do protagonista no deserto parece ser o evento subsequente de sua fuga com o Tesseract. Se sim, vale notar que o vilão aparece sem mordaça (o que é menos importante, já que ele estava em posse da jóia do infinito e poderia ter removido o instrumento) mas mais importantemente: sem Tesseract. É difícil imaginar como a série lidará com os eventos que deram sequência à fuga de Loki em Ultimato, mas é possível que a jóia tenha sumido de suas mãos uma vez que o Capitão América retornou ao tempo para capturar cada uma das pedras novamente. 

Mobius M. Mobius

Quando Loki já se encontra capturado pela TVA - que já vai ganhar seu item na lista - conhecemos o primeiro agente, Mobius M. Mobius, interpretado por Owen Wilson. O personagem (que tem sua identidade revelada nas legendas em inglês disponíveis no vídeo original do conteúdo) é um dos mais frequentes agentes da TVA nos quadrinhos da Marvel, que aparece pela primeira vez quando o Quarteto Fantástico quebra as regras de viagem no tempo. Considerando que outra aparição notável de Mobius é em She-Hulk, esta pode ser apenas a primeira introdução do personagem de Wilson nas novas produções da Marvel. 

Na prévia de Loki, Mobius parece ser o responsável em introduzir o personagem à TVA, e dado o diálogo entre os dois, o agente já conhece bem a personalidade do protagonista. 

A TVA

O prédio gigante para o qual Loki foi levado é identificado como o quartel da TVA, a Time Variance Authority (algo como Autoridade da Variação do Tempo, em tradução livre), uma organização que aparece em Thor #372. A agência monitora o multiverso e pode reparar linhas do tempo, de acordo com o risco de sua existência. 

Nosso possível antagonista

A prévia de Loki parece passar por diversos universos diferentes e momentos do tempo, mas há algo mais misterioso que faz mais de uma aparição: um ser encapuzado que parece ameaçar os agentes do tempo. A figura aparece tanto em uma névoa misteriosa quanto em outro momento, quando analisa câmeras de segurança. Sem identidade confirmada, teorias indicam que este pode ser o próprio Loki de um outro momento no tempo ou, quem sabe, a primeira aparição da antagonista de Thor, Encantor (ou Amora), uma feiticeira de Asgard. Seja quem for, a prévia de Loki parece apresentar este ser misterioso como o possível vilão da série. 

A identidade de Gugu Mbatha-Raw

Até hoje, a identidade da personagem vivida por Gugu Mbatha-Raw em Loki está mantida em segredo, e apesar da jovem não dizer uma palavra na prévia, já podemos concluir que ela será uma agente de alto-escalão da TVA. Em sua primeira aparição no vídeo, a personagem aparece em um sala com três grandes rostos esculpidos na parede, que podem representar os Time-Keepers (ou Guardiões do Tempo), seres criados pelo último diretor da TVA.

Roxxcart

A prévia de Loki parece introduzir ao MCU oficialmente a Roxxon Corporation, aqui aparecendo em um aparente supermercado chamado Roxxcart. Nas HQs, a Roxxon é um conglomerado multinacional que frequentemente serve como antagonista das histórias, e já deu as caras nas séries Agents of S.H.I.E.L.D e Agente Carter. 

A Viúva Negra?!

Sim, existem diversos rostos misteriosos na prévia de Loki, mas nenhuma figura chamou tanta atenção quanto a pessoa de cabelos curtos e ruivos que aparece de costas em um cenário apocalíptico. 

Impossível negar a semelhança da figura com a Viúva Negra, que aparece em um contexto bem parecido ao planeta em que se sacrificou em Ultimato. Mas a figura não se assemelha à Natasha dos filmes mais recentes do MCU, e sim no Vingadores de 2012. Considerando que o Loki que roubou o Tesseract em Ultimato, e portanto o protagonista da série, é exatamente o Deus da Trapaça de 2012, a aparição de uma Natasha Romanoff do passado não é totalmente improvável. 

Nova York destruída

Em uma das cenas mais grandiosas da prévia de Loki, o protagonista aparece em uma Nova York destruída, que chama atenção também pela Torre dos Vingadores em queda no fundo. Aparecendo no meio de uma sequência de cenas apocalípticas, é possível que o momento faça parte de uma ruína no tempo, em que Loki vivencia a queda de diversos lugares diferentes do tempo e espaço. 

Thor, Heimdall e a Bifrost

Depois de diversos relances totalmente misteriosos, o fim da prévia de Loki nos leva a lugares mais familiares, quando o protagonista faz um chamado para o seu irmão e Heimdall, antes de embarcar na Bifrost. A cena parece ir de acordo com os planos do Deus da Trapaça, já que ele faz o chamado, pula de um avião, e é salvo no meio do caminho. Resta saber se o destino de Loki acaba sendo o que ele esperava. 

Vote Loki

Para fechar perfeitamente a prévia (que poderia muito bem ser chamada de trailer), a última cena mostra Loki cercado de aparentes aliados que, subitamente, se voltam contra ele. Visualmente, e julgando pelos bottons utilizados por Loki e outros integrantes de sua equipe, a cena faz uma referência direta à HQ Vote Loki, escrita por Christopher Hastings. O título mostra o Deus da Trapaça concorrendo a presidência dos EUA, e é uma sátira das eleições estadunidenses do mesmo ano. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.