Séries e TV

Notícia

Ligeirinho: Estereótipo racista&qt&

Ligeirinho: Estereótipo racista&qt&

03.04.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H42
O Cartoon Network americano retirou do ar os desenhos de Speedy Gonzalez, o Ligeirinho, alegando que a personagem, com mais de 50 anos, é um estereótipo ofensivo aos mexicanos. A decisão, tomada no final de 1999, levou centenas de fãs a iniciarem uma campanha para libertar o ratinho que, em sua versão original, carrega no sotaque exagerado e chama Frajola de “Gringo Pussygato”.

Ligeirinho ganhou um Oscar em 1955 com o curta Speedy Gonzalez e foi indicado a dois outros por Tabasco Road e The Pied Piper of Guadalupe, respectivamente em 1957 e 1961.

O site Hispanic on line, que acompanha o protesto dos fãs, divulgou declarações de Laurie Goldberg do Cartoon. De acordo com a porta-voz, o canal não julga apropriadas, para o século 21, as mensagens de desenhos antigos como Ligeirinho. Para ela, a audiência do Cartoon é muito suscetível, e que, como serviço público, o canal tem que zelar pelo que transmite.

Ligeirinho não é a única vítima destes tempos politicamente corretos. As redes americanas têm banido, de maneira regular, desenhos que exibem comportamento condenável como beber ou fumar. Curtas que depreciam índios, aqueles produzidos durante a Segunda Guerra Mundial, como Bugs Nips the Nips - considerado ofensivo aos japoneses - e os Onze Censurados, uma coleção de curtas com estereótipos negros, também são cartas fora do baralho.

Alguns psicólogos apóiam a decisão. Eles alegam que as crianças absorvem muito facilmente os estereótipos. Por outro lado, líderes de organizações latinas como Gabriela Lemus, da Liga dos Cidadãos Latino-Americanos, lamenta a decisão. Durante sua infância, Ligeirinho era a única personagem latina em ação. Há quem lembre que o ágil roedor sempre vencia o gringo Frajola e todos os seus adversários, além de ajudar outros ratinhos.

A controvérsia levanta questões interessantes, e muitos se indagam se outras personagens serão retiradas do ar, como o típico francês namorador Pepe LeGambá. Numa tentativa de solucionar o problema, alguns fãs sugerem que o canal veicule o programa durante o horário noturno, quando as crianças já estão na cama.

Longe de qualquer polêmica e ostentando toda a ironia do mundo, os fãs de Ligeirinho ainda podem ver seu astro no Cartoon Network Latin America, onde o veloz heroizinho é bastante popular.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.