Ligações Perigosas, minissérie de dez episódios da Globo, será a próxima produção a adaptar a obra Les liaisons dangereuses, de Choderlos de Laclos, mas a primeira voltada para a televisão brasileira. Aproveitando o clima de inovação, a série também é um marco em alta resolução para a emissora, não só em questão de qualidade de transmissão, mas também em narrativa e estética cinematográfica.
A trama do livro foi adaptada por Manuela Dias e gira em torno da complexa relação entre Augusto (Selton Mello) e Isabel (Patricia Pillar) que ganha um teor mais perigoso quando ela descobre que sua sobrinha Cecília (Alice Wegmann) se casará com seu ex-amante, Heitor (Leopold Pacheco).
Os dois primeiros capítulos focam justamente em estabelecer a névoa que cerca o relacionamento de Isabel com Augusto e como a personalidade manipuladora dela se manifesta quando seu ego é abalado por uma traição. As consequências de suas ações na vida de todos os envolvidos é a base que Ligações Perigosas usa para se manter imprevisível ao mesmo tempo que prende o espectador nesse vendaval de eventos.
Essa névoa também ganha uma representação visual, já que a belíssima fotografia da série é texturizada com objetivo de lembrar produções mais antigas. Seriados de época como The Knick e Boardwalk Empire podem ser lembrados pelo espectador uma vez que a qualidade estética de Ligações Perigosas é digna de grandes produções americanas.
Talvez o maior trunfo da série seja o balanço alcançado entre um visual refinado e um roteiro que por vezes poderia parecer forçado, mas passa uma naturalidade convincente por meio de atuações seguras e que evitam exageros em prol de dar prioridade à complexidade da personalidade de cada personagem em vez de jogar frases de efeito apenas para o deleite do público.
Ligações Perigosas mostra em pouco tempo sua premissa ambiciosa que começa a ser concretizada por meio de uma narrativa coesa e personagens que, mesmo se encaixando perfeitamente em certos esteriótipos, conseguem surpreender. A atmosfera de sensualidade e imprevisibilidade construída é prova de que a série representa uma nova fase para a emissora.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários