Séries e TV

Artigo

Lembra desse? Thundercats, hoooooo

Lembra desse? Thundercats, hoooooo

Marcelo Forlani
15.12.2000
01h00
Atualizada em
21.09.2014
13h11
Atualizada em 21.09.2014 às 13h11

Para começo de conversa, os Thundercats não nasceram em Thundera, como você deve imaginar. Nem nos Estados Unidos e nem tampouco no Japão! Ah e não foi em Cidade City também, viu? Os gatinhos são, na verdade, cria inglesa, datada do ano de 83 e seus desenhos começaram a ser transmitidos em 85. 90% (ou algo em torno disso) da equipe de criação era composta de nihonjins (japas), o que fez com que os desenhos tivessem uma animação que até hoje deixa a galera embasbacada. Desta mesma época eram os igualmente maravilhosos He-Man e GI Joe, que além do sucesso dos seus desenhos também tiveram as altas vendas dos bonecos, afinal, quem é que não teve pelo menos um brinquedinho que seja de uma destas três series? Se não teve, pelo menos passou vontade (o meu caso).

Os Thundercats, para quem não se lembra (ou nunca teve a oportunidade de assistir) eram meio humanos e meio felinos. Eles tiveram que deixar o seu planeta de origem porque ele estava instável e ia explodir. Antes que você pense bobeiras, o nome deste mundo não era Krypton, mas sim Thundera! A nave usada na fuga da catástrofe foi, no entanto, atacada pelos Mutantes (nada a ver com os humanos que tem aquele gene X, viu?), mas seu líder, Jaga, conseguiu pilotar a nave, que tinha sido danificada no ataque inimigo, e conseguiu pousá-la no Terceiro Mundo. Esta foi, porém, a sua última missão como líder dos Thundercats, pois ele não aguentou a viagem e acabou morrendo depois de pousar a nave em segurança. Os outros passageiros da nave estavam dentro de cápsulas criogênicas, que tinham como principal função retardar o envelhecimento dos seus tripulantes durante a viagem. Mas um dos recipientes não funcionou como deveria e seu usuário acabou envelhecendo. O nome do sortudo era Lion-O, o herdeiro de Jaga na liderança do grupo. Os outros sobreviventes da tragédia de Thundera, que também estavam na nave eram: Panthro, Cheetara, Tygra, Wily-Kitt, Wili-Katt e Snarf. Juntos, eles são os Thundercats!

Os heróis

Lion-O
Lion-O
Lion-O
Cheetara
Lion-O
Panthro
Lion-O
Tygra
Lion-O
Wily-Kitt e Wily-Katt
Snarf
Snarf
Jaga
Jaga

Lion-O era o líder da equipe. Ele andava sempre com a sua espada mística, mágica, misteriosa e maravilhosa (nossa, tudo com M!), ela era chamada de Espada Justiceira (Sword of Omens em inglês)! Com ela, o Lion-O podia ter a visão além do alcance, que o permitia ver coisas que estavam acontecendo do outro lado do mundo. E se ele se metia em perigo, ainda podia chamar os outros através do thunder-sinalizador da espada, uma espécie de Batsinal, mas com o olho de thundera no lugar do morcego, claro! Outra arma usada por ele era uma garra, que funcionava principalmente para se defender, mas que também tinha uns apetrechos dignos do cinto de utilidades de um certo morcego.

Cheetara era a gata da equipe. Literalmente. O ponto forte da filhote de guepardo em questão era a sua velocidade. Ela podia correr muito, mas muito rápido mesmo. Mas seus poderes eram passageiros. Ela não conseguia sair correndo na velô o tempo todo, tinha um certo limite. Cheetara tinha ainda um sexto sentido telepático. Sua arma era um bo, aquele bastão do tipo que o Robin Hood usa para derrubar o João Pequeno. Lembrou?

O mais forte da equipe era Panthro. Mas a força não era tudo o que ele tinha. Foi Panthro quem construiu o veículo utilizado pelos Thundercats, o Thunder Tanque! O cara era uma espécie de Fera dos X-Men, com as orelhas do Sr. Spock e suspensórios que tinham pontas de dar inveja a muito punk que há por aí. A arma usada pelo herói era um nunchako que tinha as pontas em forma de garras. Bem louco!

Tygra era o mais bobinho. A arma dele era uma espécie de boleadeira, pensando bem, é difícil definir a arma do cara... bom, mas vamos em frente. O poder dele era o de ficar invisível, que nem a mulher daquele borrachudo fantástico. Aliás, me veio uma questão à mente: será que as roupas que os Thundercats usavam também foram confeccionadas pelo Reed Richards? Pô, uma coisa é o cara ficar invisível, outra é a roupa ficar também, né? Nisso o desenho do Goober era legal. Ele ficava invisível, mas a coleira e o gorrinho continuavam lá! :)

E não acabou ainda. Tinha ainda os dois pirralhos do grupo: Wily-Kitt e Wily-Katt. Na minha opinião eles eram tão importantes para os Thundercats quanto os Super-Gêmeos eram para os Superamigos... Uh, peguei pesado, nessa, hein? :)

Katt tinha um cabelo que lembra muito o do Wolverine e a Kitt tem a mesma mecha da Vampira. Pode ser implicância minha mas eu não estou citando muitos mutantes, não?

E por último, mas não menos importante, nós temos o Snarf. Se fosse para fazer um paralelo com o personagem de outro desenho, sem dúvida seria com o Gorpo dos desenhos do He-Man. O mascote do grupo também só sabia se meter em encrencas e lá ia o Lion-O salvar o bicho... Fala a verdade, lembra ou não lembra?

Seu nome de verdade não era Snarf, mas sim... (e aí, tá curioso??? Desiste? Hein? Hein? Não sabe? Tá bom, eu falo)... Osbert, mas todos o chamavam pelo apelido porque este era o som que ele mais emitia: Snarf, Snarf!

Havia ainda Jaga, que era o antigo Senhor dos Thundercats. Como eu já disse, ele morreu logo no começo da história, mas não foi isso que o impediu de aparecer nas histórias. Muito pelo contrário, dando uma de Mestre dos Magos, o gato-fantasminha-camarada vivia aparecendo (e sumindo!) e mandando umas frases meio sem sentido para o coitado do Lion-O, que passava o desenho todo para descobrir o que que o véio queria dizer. Definitivamente, vida de herói não é fácil...

Tinha ainda aqueles malas que apareceram umas temporadas mais para frente. Eles também eram sobreviventes de Thundera e seus nomes eram Lynx-O (um bicho de orelha pontuda - igual o Panthro - e cego!), Pumyra e Ben-Gali. Eles eram tão inúteis que a função deles no desenho era ficar de guarda na Toca do Gato (lar dos Thundercats). Uns completos inúteis... E por falar em inútil, eu não poderia deixar de falar no Snarfer. O pentelho em questão era sobrinho do Snarf e ao invés de falar Snarf falava Snarfer e, o pior, usava um cinto! Meu deus, para quê um cinto, se nem calça ele tinha??? Foi quando surgiram estes personagens que eu comecei a desencanar... era muito para a minha cabeça! Mas isso foi bem mais pra frente. Os primeiros, aqueles lá de cima, me garantiram muitas aventuras bem legais!

Os Vilões

 

Lion-O
Mumm-Ra
Lion-O
Escamoso
Lion-O
Abutre
Lion-O
Simiano
Lion-O
Chacal

Antigos Espíritos do Mal, transformem esta forma decadente em Mumm-Ra, o ser eternoooooooo!! Era com esta frase que o principal vilão do Terceiro Mundo, Mumm-Ra, deixava de ser uma velha múmia caquética e se transformava num dos vilões mais nojentos que a história dos desenhos animados já viu. Meu, o cara falava e ficavam aqueles fios de baba na boca dele, de cima a baixo... eca!! (Eu lembro que tinha um gordinho no colégio que também era meio babão e quando ele falava formava os tais fiozinhos. Adivinha o apelido dele ;^P ). O consumidor de ataduras aí morava numa pirâmide e era poderoso pra caramba! Estes poderes vinham destes tais espíritos do mal, velhas almas que queriam propagar o mal no planeta.

Lembra que no começo do texto eu falei dos Mutantes? Pois é, alguns deles (os com menos QI, creio eu) caíram no mesmo planeta que os Thundercats e Mumm-Ra usou seus poderes para afundar sua nave e torná-los seus lacaios. São eles:

Essssssscamoso - o líder mutante. Ele basicamente tinha duas grandes funções: destruir os Thundercats e brigar com o Abutre pela liderança do grupo. Ah, eu estou levando em consideração que tomar umas bordoadas dos Thundercats era uma consequência da primeira função e não uma terceira, ok? :)

Abutre - o segundo na hierarquia do bando. O carecão aí ao lado era o cara que construía o armamento para tentar destruir os heróis. Até agora não sei se isso conta como virtude ou defeito, pois apesar de demonstrar inteligência para construir tais artefatos, eles sempre falhavam...

Simiano - não tenho muito para falar sobre este... mas se nós humanos realmente somos descendentes dos macacos, espero que não seja da raça deste aí, pois vai ser burro assim lá nao Terceiro Mundo, sô!

Chacal - preciso mesmo falar? Só para você ter uma idéia do intelecto deste aqui ele é o quarto de uma hierarquia de quatro. Citando as palavras que eu li num site sobre esses vilões: O Chacal deve se dar por contente pelo simples fato de não ter responsabilidade alguma quando as coisas dão errado. O cara é um covarde e grita como uma menininha quando a dor está para ser aplicada em seu corpo. Chega, né? Já foi suficientemente desmoralizado.

Tinham ainda os maletas dos Lunataks, e uma galeria de vilões de fazer inveja a qualquer um. Entre eles estão: Ooze, Tashi, Grune - o Destruidor, Mongor, Trollark e mais um verdadeiro zoológico, com direito a Tubarão, Leão, Sapo, Toupeiras e Dragões.

Curiosidades e episódios supimpas

TocaVocê sabia que no episódio onde os Berbils aparecem pela primeira vez Lion-O e Snarf são capturados numa armadilha feita por estes tampinhas? É claro que eles logo se tornam amigos. Mumm-Ra fica puto com isso, pois ele não quer que os Thundercats façam amizades com os ursinhos e ameaça destruir a vila deles. Os homens-gato conseguem deter o vilão e como forma de agradecimento os Berbils constróem a Toca do Gato para eles.

Certa vez, os Thundercats estavam precisando de Thundrillium, para fazer a Toca do Gato e o Thunder Tanque funcionarem (Nota: Thundrillium era uma rocha, que tinha como principal função servir de fonte de energia para a tecnologia thunderiana). Depois de muita procura, Tygra acha uma caverna cheia do tal mineral, porém, ao entrar na caverna ele vai ficando mais e mais velho. Cheetara, com sua supervelocidade consegue entrar na caverna e salvá-lo, mas não antes dele estar bem envelhecido e já quase que batendo as botas (Gato de Botas, sacou? Hã? Hã?). É então que Wylla, a nova aliada deles, conta sobre uma fonte da juventude, para onde Tygra é levado.

O Mumm-Ra, já conseguiu roubar a Espada Justiceira uma vez. Ele usou seus poderes para se disfarçar de thunderiano e entrar na Toca dos Gatos. Mas todo o seu esforço foi em vão, pois a espada não obedece às forças do mal. Lion-O consegue pegar a espada de volta e dar uns cascudos no Muminho.

ThunderpeladosVocê se lembra do primeiro episódio? Nele os Thundercats aparecem peladinhos! Nus em pêlo (muito pêlo, diga-se de passagem)! Mas antes que você saia correndo para procurar aquelas coisas neles, já vou avisando... eles estavam sem calças, mas não aparece nada. É igual o Pato Donald. Ele sai do banho com a toalha enrolada na cintura, mas depois veste só a camisa, pois não tem nada para mostrar embaixo. Vai entender...

E o sucesso dos Thundercats não ficou restrito apenas aos seus episódios na TV. Em 86, ou 87 (não me lembro bem) a Abril Jovem lançou aqui no Brasil uma revista com histórias em quadrinhos dos Thundercats, que era produzida pela Marvel.

Pena que até hoje ninguém tenha tido coragem de pegar estes personagens para fazer um filme... já pensou?