Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

Lembra desse? <i>Scooby-Doo</i>

Lembra desse? <i>Scooby-Doo</i>

ÉB
03.10.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H13

O primeiro desenho:
Scooby-Doo cadê você?


O mais recente:
What´s new Scoody-Doo?


Scooby e o detestável Scooby-Loo

A Máquina do Mistério

Mansões assombradas fazem
parte do cotidiano da gangue


Capa de gibi do Scooby
para a DC Comics


Scooby e Salsicha em pose clássica
Scooby-Doo foi criado em 1969, o que significa que a personagem tem 33 anos. Como se trata de um cachorro e cada ano canino corresponde a sete vezes o de um humano, podemos dizer que Scooby tem 231 anos!

É isso aí! Mais de dois séculos de vida e ainda com o vigor de um filhote. Para ver que não estamos exagerando, basta observar o sucesso do filme, do novo desenho animado e da procura pelos brinquedos. O dogue-dinamarquês já cativou gerações e tem fôlego para muito mais. Ele e os garotos intrometidos da Máquina do Mistério, é claro.

Omelete Recomenda

O desenho animado do jovem quarteto de detetives e seu cachorro surgiu em 1969 como um conceito pelo diretor de programação da CBS, Fred Silverman. Ele, que começou a longa carreira personificando o palhaço Bozo e mais tarde cuidou da produção de telesséries com O barco do amor, Mash e o Mary Tyler Moore Show, buscava algum novo desenho animado, algo que afastasse um pouco a emissora dos estilos vigentes na época. Queria algo que mesclasse mistério, comédia e aventura. Então, pediu idéias aos estúdios Hanna-Barbera. Na época, eram eles quem produziam a grande maioria dos cartoons de sucesso.

Depois de reuniões de criação com William Hanna, Joseph Barbera e o desenhista Iwao Takamoto, o projeto foi entregue aos roteiristas Ken Spears e Joe Ruby (dupla cujos créditos incluem Os apuros de Penélope e Thundarr, o bárbaro), para que os dois desenvolvessem as personagens e histórias. O programa começou a tomar forma.

Intitulado originalmente Mysteries Five (O quinteto do mistério) e depois alterado para Who’s S-s-s-s-cared? (Quem está com m-m-m-medo?), o desenho animado era sobre quatro detetives adolescentes que viajavam o país numa van, desvendando mistérios na companhia de seu enorme cachorro - na época apenas um coadjuvante.

Who’s S-s-s-s-cared? foi apresentado ao presidente da CBS e aos executivos da empresa como um potencial programa para estrear no outono de 1969. Todavia, a direção da emissora foi unânime em afirmar que o visual era sombrio demais. O desenho, então, foi rejeitado. Desolado, Silverman voou de volta a Los Angeles e foi aí que as coisas começaram a mudar. Enquanto ouvia o clássico (nem tão clássico na época) Strangers in the night, de Frank Sinatra, nos fones de ouvido do avião, foi inspirado pela frase final da canção scooby-dooby-doo..., e decidiu que o cachorro se chamaria Scooby-Doo e seria ele, e não os adolescentes, o astro do desenho.

O novo desenho, aprovadíssimo pela CBS, contava com o talentoso dublador Don Messick, cuja extensa lista de personagens inclui a Formiga Atômica, o Falcão 7 (Homem-Pássaro), Bam Bam (Flintstones), Droopy, Astor (Jetsons), Coelho Ricochete, Zorak (Space Ghost), Dr.Benton Quest (Johnny Quest), Papai Smurf e centenas de outros clássicos. Messick emprestou sua voz ao Scooby-Doo até seu falecimento, em 1997.

Com estas mudanças, começaram a série de temporadas e versões do desenho, que sempre girava em torno da equipe formada por Freddy Jones, Daphne Blake, Welma Dinkley, Norville Shaggy Rogers (Salsicha) e Scoobert-Doo (Scooby-Doo), viajando na Máquina do Mistério em busca de aventuras. Eles geralmente chegavam até uma localidade com problemas e acabavam enfrentado um fantasma, aparição, monstro ou similar. Depois de coletarem pistas, era só prender o vilão e remover sua máscara. Eu teria conseguido se não fossem esses garotos intrometidos, era a frase proferida por nove entre dez desses meliantes ao final do programa.

Ah, nenhum artigo sobre o Scooby estaria completo sem a menção de que, no Brasil, o cachorro falante é dublado por Orlando Drumond, o Seu Peru da Escolhinha do Professor Raimundo, que, além deste trabalho, criou as vozes do Popeye, Alf, Vingador (Caverna do dragão), Hong Kong Fu, Gato Guerreiro (He-Man) e tantos outros. Já o Salsicha é Mário Monjardim, dublador do Pernalonga, Capitão Caverna, Ranzinza e Fominha (ambos dos Smurfs). Sim, os dois estão na versão nacional do longa-metragem do Scooby-Doo. :-)

Nesses 33 anos, o desenho animado existiu em diversas versões:

  • Scooby Doo where are you? (1969, 70, 78)
  • The new Scooby Doo movies (1972)
  • Scooby Doo / Bionicão (1976)
  • Scoobys all star laff a lympics (1977)
  • Scooby e Scooby-Loo (1979)
  • The new Scooby Doo mysteries (1984)
  • The thirteen ghosts Of Scooby Doo (1985)
  • A pup named scooby doo (1988).

Recentemente, depois de mais de uma década sem uma nova série nas telinhas, voltou pelo canal norte-americano Kids´WB! com What´s new Scooby-Doo?, obviamente lançada na esteira do sucesso do filme, que arrecadou mais de 150 milhões de dólares só nos Estados Unidos.

O renovado interesse na equipe da Mistério S.A. já garantiu também Scooby-Doo 2, que deve chegar aos cinemas em 2004. Se você é fã do Scooby e sua turma, pode ficar bem tranqüilo, pois o cachorro de 231 anos deve chegar aos 260, 300, 400...

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.