Séries e TV

Artigo

Lembra desse? Desenhos desanimados da Marvel - músicas

Lembra desse? Desenhos desanimados da Marvel - músicas

José Aguiar
21.06.2001
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h12
Atualizada em 21.09.2014 às 13h12
Confira a parte 1 desta matéria

Seria a Jovem Guarda uma superequipe adolescente&qt;&

O nome desse movimento musical dos anos sessenta bem que sugere um grupo de super-heróis juvenis. Se assim o fosse, as faixas do seu primeiro longplay certamente homenageariam os heróis que estavam na crista da onda". Mas, falando sério, o público brasileiro tinha um motivo a mais para se deleitar com os Heróis Marvel. As canções-tema de cada desenho são pérolas geniais da dublagem nacional. Adaptando as letras originais com doses cavalares de expressões locais em voga, elas são saborosas e registram um modo de falar que se perdeu nos idos de sessenta e pouco.

Agradeço aqui a contribuição de Luiz Moraes, Edgar Olimpio e seus amigos da Mother Box Comics, que gentilmente cantarolaram as letras por telefone a fim de tornar possível este resgate arqueológico. Esses sim, super-heróis de verdade.

Então, tire o pó dos neurônios, desenferruje as cordas vocais e cante (se ninguém estiver olhando) aquelas musiquinhas que você jurava ter esquecido, mas que, com certeza, vai se recordar. É claro que os mais novinhos podem pegar este bonde. É isso aí, bicho!

HOMEM DE FERRO

Tony Stark
Tira onda que é cientista espacial
Mas também é Homem de Ferro
Elétrico! Atômico! Genial!
Dura armadura, Homem de Ferro
É lenha pura, Homem de Ferro!




"Lenha pura"&qt;& Isso não é meio contraditório depois de "elétrico" e "atômico"&qt;& Mas poderia ser ainda pior...Se fosse o Roberto Carlos cantando, era bem capaz que saltasse um Uma brasa, mora&qt;&".

Infelizmente, quando voltou a ser exibido no canal Fox Kids, o desenho do Homem de Ferro passou por nova dublagem. E a abertura apresenta agora o tema original em inglês. Triste tendência que deve ser seguida na reapresentação dos demais.

THOR

Onde o arco-íris é ponte
Onde vivem os imortais
O trovão é seu porta-voz
O barra-limpa, o grande Thor!


O barra-limpa! Como é que pode uma coisa dessas&qt;& Tá certo que o Thor era nobre e honrado, mas aí já é ir longe demais.

HULK

Bruce Banner, um lindo cientista
Exposto aos raios gama
No feio Hulk virou
Esse monstro é incompreendido
Grosso mata (grosso-massa&qt;&)
Luta por ser querido
Da força vive o Hulk!
Hulk! Hulk!






Desde quando o esquelético e quatro-olhos do Dr. Banner foi lindo&qt;& Tudo bem que perto do Hulk até eu... e alguém por aí parou para pensar que "Luta por ser querido" pode dar margem a dúbias interpretações&qt;&

NAMOR

Ele é o rei dos mares
Meio homem, meio peixe
Também é imortal
O homem submarino
Real Namor
Dos mares é o senhor!




Imortal&qt;& Alguém viajou na maionese ou não leu os gibis do Namor com a devida atenção. O homem envelhece devagar, mas envelhece... Bom! Pelo menos, trataram, com nobreza, sua distinta figura.

CAPITÃO AMÉRICA

O Capitão América é um grande Lutador
E Contra o inimigo é sempre vencedor
È um homem forte
Enfrenta a morte
Com coragem e amor para onde for
O Capitão América é um grande vencedor!




O Sentinela da Liberdade já apareceu num Lembra Desse&qt;& anterior (aqui), mas diga lá: "...coragem e amor para onde for..." é o máximo, não acha&qt;&

A ABERTURA SUPREMA

A letra a seguir é da música de abertura do programa Super-Heróis Shell, na qual todos os heróis apareciam. Infelizmente nem o superneurônios de nossos heróicos colaboradores foram capazes de resgatar totalmente essa pérola do limbo do tempo. Talvez falte alguma(s) estrofe(s). Em nome do registro histórico e do amor à breguice, conclamamos nossos fieis leitores à árdua tarefa de reconstituição. Passinho à frente, quem souber à letra.

Um exército neurótico
Um anti-estético super-herói
É metálico, elétrico, magnético super-herói
É aquático, exótico, magnífico super-herói
Os Marvel Super-Heróis são geniais!
Super força da cabeça até os pés
E mais o viking imortal com seu martelo infernal
E o galante lutador com um escudo voador
Campeões universais e lutadores sem igual
Os Marvel super-heróis são geniais!










Deus com martelo infernal&qt;& Ora, quem liga pra isso&qt;& Agora é correr pro chuveiro e cantarolar a plenos pulmões. Escolha um banheiro com boa acústica e solte a garganta! O resto é alegria!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.