Protagonista de Law & Order: SVU há 25 anos, Mariska Hargitay não passou ilesa de encarar traumas causados pelos temas da série. Em bate-papo com Selena Gomez para a revista Interview, a atriz confessou que "foi um processo" aprender a se desconectar das histórias difíceis da série após sair do set.
"Quando comecei a série, não tinha noção do quão profundamente ele me afetaria", explicou Hargitay. Segundo a atriz, onde quer que ela vá com seu marido e ex-colega de elenco de SVU, Peter Hermann, ele sempre ressalta que sua primeira pergunta é sobre a taxa de criminalidade da área.
"Houve momentos em que não sabia como me proteger, e acho que fui definitivamente vítima de trauma secundário por ser inundada com essas histórias e saber que eram verdadeiras", continuou a atriz, acrescentando que muitos das tramas de Law & Order: SVU são retirados diretamente de casos da vida real. "Essas eram as partes que eu não sabia como metabolizar, apenas por causa do grande volume delas. É também por isso que comecei a [Fundação] Joyful Heart, para que eu sentisse que, bem, pelo menos estou fazendo algo a respeito."
Apesar dos traumas causados pela experiência na série, Mariska Hargitay disse se orgulhar da influência positiva que Law & Order: SVU causou na população. "Uma das partes mais gratificantes deste trabalho é o quanto a comunidade aprendeu. As mulheres aprenderam muito sobre DNA e sobre ir ao hospital e denunciar, e o que não fazer e o que fazer depois de ser agredida. Isso realmente ajudou na justiça de muitas pessoas, sem mencionar sua cura. Então, tem sido uma jornada e tanto."
O 26º ano de SVU estreia em 3 de outubro na TV dos EUA, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.
Além de ser exibida no canal a cabo Universal TV, a série está parcialmente disponível para streaming pelo Globoplay, Prime Video e Netflix.