Law & Order: S.V.U | A responsabilidade da série nos dias de hoje

Créditos da imagem: NBC Universal Television/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Law & Order: S.V.U | A responsabilidade da série nos dias de hoje

Philip Winchester discute o posicionamento da produção e o futuro da trama

13.11.2018, às 15H44.

Em 2018, Law & Order: S.V.U se tornou a série de drama em horário nobre mais duradoura da TV americana, entrando na sua vigésima temporada. Sobrevivendo o drama original da franquia de Law & Order e liderando o universo criado por Dick Wolf – também criador das séries de Chicago – S.V.U trata de vítimas de abuso sexual, e cada ano se torna mais relevante, com o crescimento da discussão de abuso, estupro, igualdade de gênero e casos cada vez mais chamativos vindo à tona. Conhecidos por tirarem inspiração de casos reais, S.V.U já fez episódios baseados em escândalos de Harvey Weinstein, Donald Trump, Chris Brown e diversos outros.

Entrando em seu 20º ano, a série liderada por Mariska Hargitay, protagonista desde a primeira temporada, tem personagens que entraram na produção em diversos momentos diferentes. Philip Winchester, a adição mais recente do elenco fixo principal, entrou posição de promotor assistente Peter Stone, e é o advogado que lidera os julgamentos de todo episódio. Ele conversou com o Omelete para discutir os temas da nova temporada, as inspirações de episódios futuros e a relevância da discussão de abuso atualmente.

S.V.U não é uma série desprovida de opinião e mensagem política. A cada episódio, o roteiro faz questão de enfatizar questões que ainda não estão claras para muitos, discutindo a cultura do estupro e o que constitui abuso. Com um posicionamento claro, a série pode ser alvo de críticas de diversos lados, principalmente por seu apelo a um público amplo. Sobre isso, Winchester diz que a série tem um papel importante nas discussões, em mostrar diversas perspectivas: "Principalmente nos dias de hoje, existe muita polarização. Eu acho que nós temos sim uma responsabilidade, e não acho que é simples. Sentimos que há muita área cinzenta nestas discussões e nós temos a obrigação de mostrar os dois lados".

De algum tempo para cá, a série tem expandido a questão de estupro para buscar evidenciar diversos outros problemas da sociedade americana, sejam raciais ou sociais. No terceiro episódio da 20ª temporada, por exemplo, S.V.U retratou a separação de uma mãe e uma filha com a nova política de imigração do presidente Donald Trump. Sobre isso, Winchester cita o produtor executivo da série, Michael S. Chernunin para explicar a responsabilidade do posicionamento de S.V.U: "Ele me disse uma vez quando eu comecei a trabalhar com ele, ‘se metade da audiência nos ouve, e metade joga um sapato na televisão, estamos fazendo um bom programa'. Eu acho que ele está absolutamente certo. Quando você trata de leis e problemas jurídicos, algumas pessoas vão concordar, algumas pessoas ficarão indiferentes e algumas pessoas ficarão furiosas. Acho que se nós conseguirmos fazer isso toda semana, estamos construindo um programa de qualidade"

Questionado sobre os novos episódios, o ator promete algo grande que pode atingir a delegacia internamente: "Sem dar spoilers, nos próximos episódios temos um caso que aconteceu com uma grande celebridade de Nova York há pouco tempo, ainda teremos uma trama que trará acusações contra agentes da Unidade de Vítimas Especiais, e vamos retomar um caso que aconteceu quinze anos atrás".

Vinte anos é muito tempo para continuar contando histórias relevantes sem perder o fôlego. S.V.U ainda é peculiar porque perdeu um de seus protagonistas, o ator Christopher Meloni, que fazia a dupla de Mariska Hargitay, e deixou a série no fim da 12ª temporada. Desde então, o seriado é liderado somente pela protagonista, a quem Winchester não poupa elogios: "É muito inspirador trabalhar do lado dela. Eu espero que um dia eu possa ter tanta paixão e graça quanto ela, e espero ter a motivação que ela tem, se algum dia eu estiver na sua posição, de estar em um trabalho há 20 anos."

O segredo para a longa duração, aliás, para Winchester, está nos roteiros e na liderança da atriz, que se tornou produtora em 2014 e produtora-executiva em 2016: "Eu acho que você pode ter uma baita produção e os melhores efeitos especiais do mundo, mas todo o dinheiro não importa senão há pessoas reais. Personagens e relacionamentos é o que importa, e é isso que faz o drama desenvolver. Além disso, acho que enquanto a Mariska quiser fazer, vai continuar. É ela que motiva tudo e empurra tudo para frente". 

Atualmente, Law & Order: S.V.U é estrelado por Mariska Hargitay, única desde a primeira temporada, Ice-TKelli Giddish e Peter Scanavino. No Brasil, Law & Order: SVU é exibida pelo Universal Channel.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.