A atriz Joanna Merlin, que ficou conhecida pelos fãs de Law & Order: Special Victims Unit por interpretar a Juíza Lena Petrovsky em mais de 40 episódios, exibidos entre 2000 e 2011, morreu aos 92 anos.
A notícia foi confirmada pela faculdade de artes cênicas Tisch, de Nova York, onde ela trabalhava como professora desde 1998 - a causa da morte não foi informada [via Deadline].
Merlin começou a carreira nos anos 1960, no teatro. Seu papel-revelação foi Tevye, a filha mais velha do personagem-título de Um Violinista no Telhado - na montagem original, de 1964, ela cantava a clássica "Matchmaker, Matchmaker".
Já nas telas, o seu trabalho se limitou a papéis pequenos até a década seguinte, quando se destacou nos musicais O Show Deve Continuar (1979), de Bob Fosse, onde interpretou a enfermeira Pierce; e Fama (1980), de Alan Parker, vivendo a professora de balé Miss Berg.
Outros títulos da filmografai de Merlin incluem Príncipe das Trevas (1987), de John Carpenter; Três Mulheres, Três Amores (1988), com Julia Roberts; Julgamento Final (1991), com Gene Hackman; Um Dia Para Relembrar (1995), com Al Pacino; Cidade dos Anjos (1998), com Nicolas Cage; e Invasores (2007), com Nicole Kidman.
Já na TV, após aparecer como uma advogada de defesa em alguns episódios de Law & Order, entre 1992 e 1998, a atriz foi chamada para um papel mais substancial em SVU. A sua Juiza Petrovsky, sempre inflexível, nutria uma rivalidade com a promotora Alexandra Cabot (Stephanie March), uma das protagonistas da série.
Merlin deixa o marido, David Mertzin, e dois filhos.
*************
Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!