Por que Jane Fonda vive sendo presa?

Créditos da imagem: Mandel NGAN / AFP

Séries e TV

Notícia

Por que Jane Fonda vive sendo presa?

Atriz foi detida pela quarta semana seguida na última sexta (1º)

Nicolaos Garófalo
01.11.2019
18h31

Oitenta anos, dois Oscars, onze Globos de Ouro e um Emmy. Ao longo de sua carreira, Jane Fonda conquistou um currículo invejável que se estende por mais de cinquenta créditos como atriz, roteirista e produtora. Nas últimas semanas, a estrela de Hollywood virou também figurinha carimbada nas delegacias de Washington, capital dos Estados Unidos, após a atriz ser presa por três sextas-feiras consecutivas. E quem pensa que a veterana tem alguma vergonha da nova experiência está completamente enganado: as prisões são parte do plano de Fonda para chamar atenção da população – e dos políticos – para os problemas do aquecimento global.

Uma das idealizadoras do movimento Fire Drill Friday (“sextas-feiras de simulação de incêndio”, em tradução livre), Fonda se mudou há alguns meses para a capital americana com o objetivo de participar mais ativamente de movimentos políticos na cidade. Nas últimas semanas, a lenda hollywoodiana, inspirada pela jovem ativista Greta Thunberg, passou a organizar ocupações em frente ao prédio do Capitólio, sede do senado dos EUA, levando a uma reação da polícia local.

Desde o dia 11 de outubro, a atriz foi presa por “protestar sem permissão; tumulto, obstrução e incômodo” na área ao redor do senado. No dia 25 de outubro, ela teve a companhia do ator Ted Danson (The Good Place), que também foi detido (via CNN). Para tornar sua prisão ainda mais interessante, Fonda usou o registro do momento em que era levada pelos policiais de Washington para agradecer o prêmio Stanley Kubrick por Excelência em Filmes do BAFTA Los Angeles, pedindo desculpas por não poder receber o troféu pessoalmente – veja abaixo:

"Inédito no BAFTA! Jane Fonda aceita prêmio durante prisão"

A prisão mais recente aconteceu no dia 1º de novembro, quando Fonda estava acompanhada das atrizes Catherine Keener e Rosanna Arquette, que também foram parar na cadeia. E a atriz não planeja parar por aí. Após a sua primeira prisão pelo Fire Drill Friday, Fonda afirmou em entrevista à emissora CNN que planeja ser presa todas as sextas-feiras até que o governo americano aprove o plano chamado Green New Deal, projeto que, entre outras propostas, visa regulamentar a emissão de poluentes dentro dos Estados Unidos e, a longo prazo, extinguir o uso de combustíveis fósseis nos setores de energia e transporte do país.

Por enquanto, a estrela de Grace & Frankie tem mantido sua promessa. Com quatro visitas à delegacia nas últimas quatro semanas, ela tem recebido cada vez mais apoio de colegas e da mídia, muitos favoráveis também ao Green New Deal. Felizmente, a resposta da polícia, até agora, tem sido pacífica.