Jandira Martini como Zoraide em O Clone (Reprodução)

Créditos da imagem: Jandira Martini como Zoraide em O Clone (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Morre Jandira Martini, a Zoraide de O Clone, aos 78 anos

Atriz também marcou papéis em Sassaricando, Ana Raio e Zé Trovão e América

Omelete
2 min de leitura
30.01.2024, às 10H44

A atriz Jandira Martini, talvez mais conhecida pelo papel de Zoraide El Adib na novela O Clonemorreu ontem (29) aos 78 anos. A notícia foi confirmada ao G1 pelo ator Marcos Caruso, amigo de longa data de Martini, citando complicações de um câncer de pulmão como causa da morte.

Nascida na cidade de Santos, litoral de São Paulo, Martini se destacou pela primeira vez na TV com o papel da poderosa Teodora Abdala Varela em Sassaricando (1987), da Globo. Logo a seguir, foi para a Manchete para estrelar e roteirizar Ana Raio e Zé Trovão (1990), outro grande sucesso.

Martini passou os anos 1990 trabalhando em produções do SBT, como Éramos Seis (1994), Sangue do Meu Sangue (1995) e Brava Gente (1996). O retorno para a Globo veio em 2001, com papéis duplos nos sucessos Os Maias O Clone.

A partir daí, enfileirou performances marcantes em produções da emissora, como A Casa das Sete Mulheres (2003), América (2005), Caminho das Índias (2009), Morde & Assopra (2011) e Salve Jorge (2012).

No cinema, enquanto isso, Martini apareceu ao lado de Angélica Supla no infantojuvenil Uma Escola Atrapalhada (1990); contracenou com Camila Morgado em Olga (2004); e esteve com a comediante Fabiana Karla em Uma Pitada de Riso (2022), que viria a ser seu último trabalho.

A principal área de atuação de Martini foi no teatro, no entanto, onde escreveu, dirigiu e estrelou dezenas de peças desde os anos 1960, incluindo colaborações com Caruso - eles venceram, por exemplo, um prêmio Shell pelo texto da peça Porca Misériaem 1993.

"Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida", disse Caruso em homenagem à amiga no Instagram.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.