James Van Der Beek | Cinco trabalhos mais marcantes do ator em filmes e séries
Astro de Dawson's Creek morreu nesta quarta-feira, dia 11
O ator James Van Der Beek, astro da série teen Dawson's Creek, morreu nesta quarta-feira (11), aos 48 anos, após lutar contra um câncer colorretal desde 2023. Nascido em Connecticut, nos EUA, Van Der Beek começou sua carreira de ator em peças off-Broadway ainda no ensino médio. Ele participou de diversas produções teatrais e alguns filmes independentes antes de sua grande oportunidade surgir quando foi escalado para Dawson's Creek em 1997. A série foi exibida por seis temporadas no canal The WB e contou com Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams no elenco, tornando-se um fenômeno de sua época.
Para relembrar um pouco da carreira do ator, que contou com participações em séries como Criminal Minds, How I Met Your Mother, One Tree Hill e em filmes como Regras da Atração, separamos os trabalhos mais marcantes de James Van Der Beek.
Confira a lista abaixo.
Dawson’s Creek
Foi como Dawson Leery que James Van Der Beek entrou para a cultura pop de uma vez por todas. O personagem é um adolescente obcecado por cinema, que enxerga o mundo através de lentes românticas e narrativas. Sonhador, sensível e muitas vezes autocentrado, Dawson funciona como eixo moral e emocional da série em suas primeiras temporadas, enquanto esbarra em dilemas amorosos e conflitos de amizade com Pacey.
Dawson’s Creek foi um passo diferenciado nos drama teen ao apostar em diálogos densos, existenciais e altamente verborrágicos, tratando sexo, morte, ambição e identidade com seriedade incomum para o gênero na época. O impacto cultural tanto que Dawson virou arquétipo: o jovem introspectivo aspirante a artista.
Marcação Cerrada
O papel mais famoso de James Van Der Beek no cinema. No papel de Mox, o ator interpreta um quarterback reserva de um time colegial do Texas que assume a titularidade após a lesão do astro local. Diferente do estereótipo do atleta popular, Mox é intelectual, questionador e pouco interessado na idolatria do futebol americano que domina a cidade. Lançado no auge de Dawson’s Creek, o filme consolidou ainda mais o ator como um astro e galã de histórias teen e o discurso de rebeldia de Mox contra o técnico do time ficou famoso no gênero.
CSI: Cyber
Já em fase adulta e tentando escapar da imagem de galã adolescente que o seguia desde Dawson’s Creek, Van Der Beek migrou para o procedural policial em CSI: Cyber. Como o agente do FBI Elijah Mundo, ele assume a função de força tática da equipe liderada pela especialista Avery Ryan. Se ela representa o cérebro analítico dos crimes digitais, Mundo é o braço operacional, com treinamento militar, que serve como uma ligação entre o universo virtual dos crimes cibernéticos e suas consequências no mundo real.
Don’t Trust the B— in Apartment 23
No rol de atores icônicos interpretando versões de si mesmos em sitcom, este é talvez o meu favorito. Na excelente Don’t Trust the B—- in Apartment 23, injustamente cancelada após duas temporadas em 2014, James Van Der Beek se retrata como um ator ultrapassado que tenta o que for necessário para revitalizar sua carreira. Transbordando carisma e contracenando bem com a explosiva Krysten Ritter, o ator se reapresentou para toda uma geração, em uma série que merecia ser mais vista do que foi.
Pose
Em Pose, James Van Der Beek aparece em um registro ainda mais diferente dentro de sua filmografia. Ele interpreta Matt Bromley, executivo de publicidade e interesse amoroso de Stan Bowes (Evan Peters), no drama ambientado na cena ballroom e LGBTQIA+ de Nova York nos anos 1980 e 1990. Inserido no ambiente competitivo das agências, Matt representa o universo empresarial conservador que contrasta com a liberdade expressiva dos bailes. Sua presença ajuda a construir o contexto profissional e emocional que molda as decisões de Stan.