Harry Potter | John Lithgow fala sobre transfobia de J.K. Rowling
A série de Harry Potter deve estrear no início de 2027
Durante sua participação no Festival de Cinema de Rotterdam para divulgação de seu novo filme, Jimpa, no qual atua ao lado de Olivia Colman, John Lithgow foi perguntado sobre as visões transfóbicas de J.K. Rowling e como isso afetou sua relação com a série de Harry Potter, na qual interpretará Alvo Dumbledore.
"Eu levo esse assunto extremamente a sério. Ela criou esse universo incrível para jovens, que se tornou parte da consciência da sociedade. É sobre o bem contra o mal, sobre gentileza contra crueldade", disse o ator. "Eu acho as visões dela irônicas e inexplicáveis. Eu nunca a conheci, ela não está envolvida com a produção. Mas as pessoas que estão são excelentes."
"Me deixa triste quando as pessoas se opõe a que eu tenha qualquer coisa a ver com isso. Mas no universo de Harry Potter, não existe nenhum traço dessa opinião transfóbica. Ela escreveu este caminho de gentileza e aceitação. E Dumbledore é um papel belíssimo", declarou Lithgow.
"Foi uma decisão difícil. Me deixou desconfortável e infeliz que as pessoas insistissem que eu abandonasse o trabalho. Eu escolhi não fazer isso", esclareceu. "Sou a pessoa mais velha aqui, acabei de fazer 80 anos. E, ainda assim, assinei um contrato dizendo que interpretarei Dubledore pelos próximos oito anos! Eu tenho que me agarrar nisso. Senti que isso significa que viverei até os 88. Tenho isso por escrito", brincou o ator.
Após uma pessoa abandonar o evento por se sentir decepcionada com a decisão de Lithgow, ele disse: "Eu estou perfeitamente pronto para colisões de opinião. Eu entendo."
Tudo sobre a série de Harry Potter da HBO
Na vindoura série da HBO Max, o papel de Draco Malfoy ainda não foi definido. Além do trio principal John Lithgow (Conclave) já foi confirmado como diretor Dumblerore, enquanto Janet McTeer (A Rainha Branca) como Minerva McGonagall, Paapa Essiedu (Gangs of London) como Severo Snape e Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto) como Rúbeo Hagrid serão os professores de Hogwarts.
O grande papel que falta ser confirmado é, claro, o de Voldemort. Cillian Murphy é de longe o nome mais especulado pelos fãs, e o ator já respondeu ao Omelete sobre o que pensa de viver o vilão.
Além dos nomes acima, também foram confirmados Luke Thallon como o Professor Quirrell e Paul Whitehouse como Argus Filch.
Hans Zimmer será o responsável pela trilha sonora do seriado.
A Warner ainda não anunciou os detalhes específicos da trama da série, que terá a autora J.K. Rowling na produção. Ainda não há data de estreia confirmada para o título, que será lançada na HBO e HBO Max, mas o plano é de uma adaptação que trabalha um livro de Harry Potter por temporada, assim dando mais espaço para os acontecimentos das páginas. A premissa é a mesma: o jovem Harry Potter é chamado para estudar magia na escola Hogwarts, e lá descobre não só um mundo escondido, como uma profecia envolvendo seu futuro.
A saga cinematográfica completa de Harry Potter, que foi destaque nos cinemas do começo dos anos 2000 até o começo dos 2010 com oito filmes, foi estrelada por Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Robbie Coltrane, Maggie Smith, Alan Rickman, Tom Felton, Gary Oldman e mais segue disponível no catálogo da HBO Max.
Os filmes foram um verdadeiro fenômeno global, mas seus derivados não tiveram a mesma recepção. Os prequels Animais Fantásticos terminaram antes da hora, com apenas três dos cinco filmes planejados vendo a luz do dia (e cada um com bilheteria inferior ao anterior). Talvez o maior produtor de Harry Potter fora dos filmes, em tempos recentes, seja o jogo Hogwarts Legacy, que permite que os jogadores vivam a vida de um estudante da escola de magia. O game vendeu milhões de unidades.