Halloween nas séries: 10 episódios para assistir em streaming

Séries e TV

Lista

Halloween nas séries: 10 episódios para assistir em streaming

Reunimos 5 episódios assustadores e 5 episódios divertidos de Dia das Bruxas pra você assistir nas plataformas

Henrique Haddefinir
27.10.2021
16h33

As séries de TV, quando conseguem ter muito tempo no ar, costumam criar algumas semanas tradicionais. Geralmente, elas envolvem datas comemorativas como Natal, Dia de Ação de Graças, Halloween ou até mesmo eventos criados isoladamente dentro de cada produção. Gilmore Girls (2000), por exemplo, era tão criativa em sua dramaturgia que inventava um monte de comemorações diferentes na cidade de Stars Hollow, mas repetia pouquíssimas. Arquivo X (1993) fazia sempre um episódio dedicado ao Skinner (Mitch Pillegi) em toda temporada; e em Dawson's Creek (1998), havia sempre um episódio que escapava da narrativa central para ser mais poético.

Para alguns fãs, esse tipo de episódio especial pode ser considerado um filler (episódio que não acrescenta à temporada e só serve para “preencher” o espaço ou adiar uma revelação). No caso do Halloween isso nunca aconteceu, justamente porque a data é um verdadeiro fenômeno de popularidade e tradição no país, inspirando roteiristas a encaixarem perfeitamente a dinâmica desse dia na vida dos personagens. Para séries cômicas o foco é a diversidade de fantasias e traquinagens possíveis. Para os dramas e as séries de mistério, o Halloween revive suas raízes européias e representa uma noite em que o véu que separa os vivos dos mortos se torna translúcido.

Pensando nisso, reunimos aqui 10 episódios de Halloween, todos disponíveis em streamings e que foram divididos assim: 5 deles em séries cômicas, para você rir. Mas, 5 deles são horripilantes e a gente já avisa: não assistam sozinhos. Vamos lá.

Modern Family – 2X06: “Halloween”

Modern Family
ABC/Divulgação

Quase todos os episódios de Halloween de Modern Family são ótimos e isso por uma razão especial: Claire (Julie Bowen) é absolutamente obcecada pela data. Nos subúrbios americanos a tradição de enfeitar a casa e preparar surpresas para as crianças que chegam pedindo doces é levada muito a sério. Mas, apesar desse episódio ter momentos incríveis na casa, ele foi escolhido porque Gloria (Sofia Vergara) sem sotaque e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) bancando o Homem-Aranha foram marcos na história da série. E uma atenção especial a todos os episódios de Halloween em comédias, porque as escolhas de fantasia dos personagens dizem muito sobre eles. Modern Family está disponível na Netflix.

Brooklyn 99 – 1X06: “Halloween”

Brooklyn 99
CBS/Divulgação

Halloween é um Natal para idiotas”. Essa grande frase é dita por Amy (Melissa Fumero) logo no começo desse que foi o primeiro de uma série de episódios de Halloween deliciosos da série. É bem verdade que toda a disputa entre Peralta (Andy Samberg) e Holt (Andre Braugher) não é o ponto forte da trama e nos afasta completamente de qualquer sentido possível na terra. Mas, os coadjuvantes fazem valer todos os minutos do nosso tempo. Brooklyn 99 também está disponível na Netflix.

Friends – 8X06: “The One With The Halloween Party”

Friends
HBO Max/Divulgação

Era inacreditável que mesmo depois de tanto tempo, em sua oitava temporada, Friends ainda conseguia entregar episódios icônicos para seus fãs. O Halloween na casa de Monica (Courtney Cox) com Chandler (Matthew Perry) de Coelho Rosa, Ross (David Schummer) parecendo um cocô gigante, Phoebe (Lisa Kudrow) de Supergirl e ainda Sean Penn e Úrsula fazendo uma visita foi épico. Um daqueles episódios em que um único cenário e bons atores já são suficientes para entrar para a história. Esse pode ser visto direto na HBO Max.

Glee – 2X05: “The Rocky Horror Glee Show”

Glee
Fox/Divulgação

O filme Rocky Horror é um clássico por todos os motivos que a maioria dos espectadores vai achar que não são os melhores. O musical tem uma história doida, músicas doidas e figurinos doidos. E por isso é claro que Ryan Murphy ia querer fazer uma adaptação em Glee. Como a série era muito polida nos seus números musicais, quase tudo funciona. Mas, a história pode ser rejeitada por quem é muito sensível ao absurdo. Vale lembrar: é para ser absurdo. John Stamos participa desse episódio e você pode assistí-lo na Netflix e no Globoplay.

Will & Grace – 1X05: “Boo! Humbug”

Will & Grace
NBC/Divulgação

Na sua primeira temporada, Will & Grace ainda não estava no ritmo que a tornou uma das melhores comédias do mundo, mas o primeiro episódio de Halloween é um clássico graças a Jack (Sean Hayes) e Karen (Megan Mulaly), que decidem ir juntos pela primeira vez a uma festa cheia de drag queens. Will (Erik McCormack) e Grace (Debra Messing) têm um plot bacana que mostra que apartamentos de NY ainda têm crianças pedindo doces, mas nada paga Karen e Jack descobrindo como montar seu próprio nome de drag. Se quiser saber como criar o seu, o episódio está disponível no Amazon Prime.

American Horror Story – 5X04: “The Devil's Night”

American Horror Story
FX/Divulgação

Se estamos falando de Halloween precisamos dar à American Horror Story um destaque grande, já que ela é a que mais honra a data em suas temporadas. Com isso, podemos começar citando o assustador “Devil's Night”, da quinta temporada (Hotel), quando Murphy resolveu reunir no mesmo quarto um time com os maiores serial killers da história americana: Richard Ramirez, Zodiac, Wayne Gacy, Aileen Wornous, Gordon Stewart e Jeffrey Dahmer. Todos os anos, seus espíritos se reúnem no hotel para uma “noite do diabo”, quando uma vítima é levada até eles, para que revivam seus crimes. O fato da história se passar no Halloween tem um motivo: a série trabalha com a mitologia de que nessa noite do ano, os fantasmas podem realmente andar livremente no mundo, até mesmo com forma física.

Stranger Things – 2X02: Trick or Treat, Freaks”

Stranger Things
Netflix/Divulgação

Stranger Things não é uma série com classificações etárias muito altas, mas é uma série que trabalha com a ideia do sombrio, do inexplicável. Quando voltou para sua segunda temporada, introduziu novos personagens, que ali pelo comecinho já começavam a sentir que algo não estava no lugar. O episódio de Halloween mostra os meninos na icônica fantasia dos Caça-Fantasmas, tem a presença de Sean Astin honrando os anos 80 e quando anoitece e começa a coleta dos doces de casa em casa, o estado de confusão mental de Will provoca uns sustos bem desconfortáveis. Para conferir, é só procurar o episódio na Netflix.

Evil – 1X05: “31 de Outubro”

Evil
Star+/Divulgação

Esperando ser reconhecida por seus méritos, a série Evil (dos mesmos criadores de The Good Wife) fala do mal enquanto estado inevitável da existência, que pode ser, inclusive, doutrinado para agir em grande escala. É uma série muito ousada e no episódio de Halloween um exorcismo e uma sombria noite de “doce ou travessuras” dividem a atenção do espectador. E por mais que a palavra “exorcismo” esteja sendo usada aqui, dificilmente você vai passar incólume pelo enredo envolvendo as meninas que pedem doces com uma nova amiguinha, fantasiada, de máscara, chamada “Brenda”; e que tem muitas coisas assustadoras a dizer. O final é impressionante. Assistam a esse clássico subestimado no Globoplay.

American Horror Story – 1X04: “Halloween Part 1”

American Horror Story
FX/Divulgação

Apesar de já termos citado AHS na lista, vamos precisar dar à primeira temporada da série (Murder House), a posição de melhor abordagem de Halloween da história da TV. E em duas partes. Na mitologia criada na série, se muitos crimes acontecerem num mesmo lugar, uma espécie de campo de força espiritual negativo é criado e todos que morrerem ali passam a ficar presos. A energia negativa é tão forte que os espíritos conseguem se materializar completamente e interagir com os vivos, desde que não saiam da propriedade. A ideia foi usada outras vezes no decorrer de outras temporadas, mas foi na primeira parte do episódio de Halloween que ela começou a se desenhar melhor para o público, já que todos esses fantasmas só podem sair para um passeio fora desse campo, nesta noite específica do ano.

American Horror Story – 1X05: “Halloween Part 2”

American Horror Story
FX/Divulgação

Por causa disso, vamos sendo apresentados a sequências incríveis, que não necessariamente deixam claro para o espectador quem está mesmo vivo ou morto (já que todos podem circular livremente durante todo o dia 31). Há a virada impressionante envolvendo Addy (Jamie Brewer), os adolescentes mortos num massacre como o de Columbine indo atrás de respostas, uma mulher assassinada torturando psicologicamente seu algoz, a depressiva realidade de estar morto e preso com quem se odeia e só podendo sair uma vez por ano... Enfim, é uma obra-prima do gênero; e que pode ser vista – assim como todos os outros episódios de AHS citados – no Globoplay.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.