Imagem de Grey's Anatomy

Créditos da imagem: Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Séries e TV

Lista

As maiores despedidas de Grey's Anatomy e por onde andam os atores

Grey's Anatomy acaba de se despedir de mais um membro do elenco original e decidimos relembrar as saídas mais emblemáticas

Henrique Haddefinir
08.03.2020
19h04

A despedida de Alex Karev (Justin Chambers) do universo de Grey's Anatomy trouxe de volta toda a discussão a respeito de como a série costuma punir ou celebrar seus atores na maneira como organiza suas partidas. As desconfianças sobre os termos que resultaram na não-renovação do contrato de Charmabers aumentaram quando seu terrível último episódio foi ao ar. Não é a primeira vez, contudo, que personagens são sacrificados por conta da forma como os atores e a produção se relacionaram nos bastidores.

Para relembrar como foram as principais partidas da série nós preparamos essa lista que prioriza personagens fixos ou regulares e que se concentram na equipe médica. Ou seja, nada de Denny Duquete ou qualquer outro paciente que tenha morrido ou partido, mesmo que tenha permanecido por alguns episódios. 

Ainda que a maioria dos personagens que deixaram a série tenha partido para outros lugares, foram as mortes que fizeram história. Elas começaram a acontecer ainda no segundo ano, quando Denny Duquete (Jeffrey Dean Morgan), um convidado por alguns episódios, marcou o final da temporada com uma despedida extremamente emocional. Desde então, a série só foi aumentando seu currículo de tragédias. A começar pela grande primeira perda, que chocou os fãs e marcou o tom que a produção teria dali por diante. 

No entanto, a grande maioria das saídas do elenco do Grey's Anatomy aconteceu por motivos naturais, fosse por confusões nos bastidores ou por decisões pessoais. Muitas vezes essas saídas, por terem acontecido de comum acordo, resultaram em episódios que foram bastante gentis com os desertores. Outras vezes, quando as coisas pareciam ter sido turbulentas, as despedidas acabaram não sendo as mais gentis com as histórias dos personagens. O primeiro item dessa categoria foi o primeiro grande exemplo disso.

É hora de saber como foram embora os personagens e como estão os atores que os viveram durante essa verdadeira saga que é Grey's Anatomy. Vamos lá.

Morto: George O'Malley (T.R. Knight)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

George (T.R. Knight) era um dos personagens mais queridos da série e com seu jeito atrapalhado e emotivo conquistou a audiência e ganhou uma verdadeira torcida. No entanto, nos bastidores, uma briga com Isaiah Washington provocou a demissão do ator e não se sabe porque, isso acabou resvalando em Knight, que passou o período entre as temporadas 4 e 5 perdido na trama, sem nenhuma relevância. Segundo informações da época ele pediu seu desligamento e Shonda Rhimes decidiu que uma morte extremamente trágica seria a solução. George foi atropelado por um ônibus e só pôde ser reconhecido ao escrever na palma da mão de Meredith (Ellen Pompeo) o próprio apelido, 007. T.R. Knight teve dificuldades em se restabelecer na carreira, mas recentememte esteve em The Catch, When We Rise e Genius.

Siga T.R. Knight no Instagram (instagram.com/t.r.knight/) e no Twitter (@TR_Knight)

Morta: Ellis Grey (Kate Burton)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A morte da mãe de Meredith aconteceu na série antes da morte de George, mas a série ainda não tinha criado essa mitologia em torno das despedidas trágicas. Ellis Grey (Kate Burton) se despediu na terceira temporada. O impacto dessa morte acabou sendo menor por conta da narrativa do episódio, que colocou a protagonista numa espécie de limbo espiritual onde ele conseguiu se despedir da mãe e também lutar pela própria vida. Kate até hoje continua na ativa, podendo ser vista em outras séries como This is Us, Madam Secretary, Supergirl por aí vai.

Mortos: Charles (Robert Baker) e Reed (Nora Zehetner)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Os planos para o final da sexta temporada eram grandes e, sabendo isso, Rhimes providenciou uma fusão do Seatle Grace com o Mercy West, o que acarretou numa mistura de residentes. Novos internos passaram a temporada inteira circulando pelo hospital para que algumas vítimas fatais garantissem o impacto da finale. Charles (Robert Baker) e Reed (Nora Zehetner) foram os escolhidos para a missão. Ela foi a primeira a ser morta pelo atirador que invadiu o prédio e Charles agonizou por todo o episódio, ao lado de Bailey, que tentou de tudo para salvá-lo. Robert esteve em Supergirl num personagem recente e Nora participou de Designated Survivor.

Siga Robert Baker no Instagram (instagram.com/slyhuckleberry/) e no Twitter (@slyhuckleberry)

Siga Nora Zehetner no Instagram (instagram.com/norazehetner/)

Morta: Lexie (Chyler Leigh)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Depois de um sétimo ano que precisou resolver todos os traumas causados pelo tiroteio, a série voltou a provocar choque depois de um acidente de avião que acabou com severas perdas para os personagens e para os fãs. Lexie Grey (Chyler Leigh) chegou na série como a irmã que Meredith não queria, mas acabou se tornando uma das pessoas mais importantes para a protagonista. Lexie não só sofreu muitos ferimentos no acidente, como acabamos descobrindo depois - por uma traumatizada Cristina - que ela foi mutilada pelos animais que rondavam seu corpo. Chyler atualmente vive Alex Danvers, a irmã da Supergirl, uma personagem que se tornou referência para a comunidade LGBTQ.

Siga Chyler Leigh no Instagram (instagram.com/chy_leigh/) e no Twitter (@chy_leigh)

Morto: Mark Sloan (Eric Dane)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Mark (Eric Dane) foi outra vítima do acidente do avião, mas para não queimar todos os cartuchos na finale do oitavo ano, a morte dele aconteceu no começo da temporada 9. Mark teve tempo de se despedir de todo o resto do elenco em cenas muito comoventes e sua partida, junto com a de Lexie, resultou na mudança do nome do hospital de Seatle Grace para Grey Sloan Memorial. Tanto Leigh quanto Dane aparentemente deixaram a série em bons termos. O astro esteve recentemente em Euphoria, da HBO.

Siga Eric Dane no Instagram (instagram.com/realericdane/) e no Twitter (@RealEricDane)

Morta: Heather Brooks (Tina Majorino)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A pobre Heather (Tina Majorino) acabou também sendo vítima de uma das tragédias anunciadas da série. Depois que Richard sofre um choque elétrico, ele fica paralisado e incapaz de avisar à Heather que ela não deve pisar na água que se acumula no local onde ele se acidentou. Heather pisa e morre eletrocutada instantaneamente. A tempestade que é usada como foco de tensões no final dessa décima temporada foi considerada por muitos como um recurso vazio, gratuito. Majorino já havia tido um personagem de peso na TV, a Mac, amiga de Veronica Mars. Seu último trabalho na TV foi na série Scorpion.

Siga Tina Majorino no Instagram (instagram.com/tinamajorino/) e no Twitter (@tinamajorino)

Morto: Derek Sheperd (Patrick Dempsey)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A relação de Patrick Dempsey, o Derek, com a produção executiva de Grey's Anatomy nunca foi das melhores. O ator foi contratado para ser a vitrine da série, o nome mais famoso do elenco e durante muito tempo essa posição foi uma justificativa para que tudo girasse em torno dele. Dempsey resolveu sair na temporada 11 e sua morte foi, também, uma maneira de encerrar definitivamente a participação dele. Ellen Pompeo declarou, anos depois, que foi apenas depois da partida do colega que ela – que dava nome à série – pôde finalmente assumir o controle. O acidente de carro que mata o personagem também foi considerado gratuito e o fato do roteiro ter feito com que ele não pudesse se despedir de ninguém, também sinalizou que sua retirada não deve ter sido das mais amigáveis. Apesar de ter declarado que ia sair da série porque queria se dedicar a outras atividades, Dempsey poderá ser visto na série Devils e na vindoura continuação de Encantada.

Siga Patrick Dempsey no Instagram (instagram.com/patrickdempsey/) e no Twitter (@PatrickDempsey)

Desertor: Preston Burke (Isaiah Washington)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

No final da terceira temporada da série, Cristina Yang, vestida de noiva, recebe a notícia de que seu noivo Preston Burke (Isaiah Washington) havia abandonado o altar e ido embora da cidade, depois de não conseguir lidar com uma série de questões pessoais. Foi a pá de cal do personagem. Washington, durante as filmagens daquele ano, se envolveu num escândalo por ter, supostamente, feito ofensas homofóbicas ao ator T.R. Night, que vivia o George. A demissão foi sumária e o ator chegou a declarar, anos depois, que o episódio quase destruiu sua carreira. Recentemente, porém, ele conseguiu um personagem na série The 100 e permaneceu nela por 5 temporadas.

Siga Isaiah Washington no Instagram (instagram.com/therealisaiahwashington/)

Desertora: Erica Hamn (Brooke Smith)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Erica Hamn (Brooke Smith) nunca foi uma das personagens mais populares da série, mas apesar de sua falta de carisma ela vinha construindo uma narrativa LGBTQ com Callie que agradava os fãs. Contudo, mesmo depois de ter mudado a família toda para Los Angeles, a atriz foi informada de que Erika não retornaria na quinta temporada, tendo ficado apenas um ano no ar. A personagem foi embora e ninguém pareceu sentir tanto sua falta. Smith tem uma carreira muito sólida na TV e recentemente pôder ser vista em The Good Figh e Inacreditável.

Siga Brooke Smith no Twitter (@Iam_BrookeSmith)

Desertora: Izzie Stevens (Katherine Heigl)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A relação de Katherine Heigl com Grey's Anatomy começou a se deteriorar ainda na terceira temporada, quando a atriz começou a ser apontada como uma das mais queridas pelo público e isso começou a subir-lhe à cabeça. Na quarta temporada sua personagem foi indicada ao Emmy e Katherine retirou sua candidatura alegando que a a indicação não era condizente com o Izzie apresentou naquele ano (o que para ela era quase nada). Rhimes teria ficado muito aborrecida e as possibilidades de Izzie no ano seguinte diminuíram ainda mais. A saída derradeira aconteceu na sexta temporada e apesar de Heigl ter declarado que se desculpava pelo ocorrido, os produtores nunca cogitaram trazer a personagem de volta. A moça acabou entrando numa corrente de projetos fracassados e o mais perto que chegou da estabilidade foi na série Suits.

Siga Katherine Heigl no Instagram (instagram.com/katherineheigl/) e no Twitter (@KatieHeigl)

Desertora: Addison Montgomery (Kate Walsh)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A saída de Addison (Kate Walsh) foi uma das mais tranquilas para todos. A ex-mulher de Derek surgiu como rival de Meredith, mas logo ganhou seu próprio espaço e uma legião de fãs. Tanto que Shonda Rhimes desligou a personagem da série para dar a ela sua própria série derivada, chamada Private Practice. Addison começou a aparecer sporadicamente em Grey's e a última vez em que isso aconteceu foi no oitavo ano. Private Practice acabou e Kate continua na ativa, tendo aparecido em séries de sucesso como 13 Reasons Why e na vindoura Emily in Paris.

Siga Kate Walsh no Instagram (instagram.com/katewalsh/) e no Twitter (@katewalsh)

Desertora: Cristina Yang (Sandra Oh)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A saída mais difícil para os fãs de Grey's Anatomy foi a de Cristina Yang (Sandra Oh). Não só porque ela era a melhor amiga de Meredith, mas porque com seu sarcasmo e praticidade, ela conquistou uma audiência que geralmente não se envolve com esse tipo de personagem. Cristina foi embora para a Suiça a trabalho e o episódio de sua partida foi extremamente respeitoso com a personagem. Recentemente, após os fãs reclamarem muito da falta de menções a ela, Cristina voltou a aparecer por meio de telefonemas e mensagens de texto. Sandra Oh parece ter tomado a decisão certa, já que acabou sendo premiadíssima por seu papel em Killing Eve.

Siga Sandra Oh no Instagram (instagram.com/iamsandraohinsta/) e no Twitter (@IamSandraOh)

Desertora: Callie Torres (Sara Ramirez)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Quando o público estava se recuperando da partida de Cristina, chegou a vez de Callie (Sara Ramirez) abandonar o barco, numa decisão súbita que surpreendeu a mídia e os espectadores. Callie entrou na série na segunda temporada e sempre foi considerada uma personagem leve, bem-humorada e importante por representar uma grande parcela da diversidade étnica e sexual. Sua saída também foi de comum acordo e ao final da décima segunda temporada, Callie foi embora para Nova York, deixando para trás sua relação com Arizona. Sara Ramirez continuou no mundo das séries, dessa vez em Madam Secretary.

Siga Sara Ramirez no Instagram (instagram.com/therealsararamirez/) e no Twitter (@SaraRamirez)

Desertora: Stephanie Edwards (Jerrika Hinton)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Edwards (Jerrika Hinton) nunca foi alvo de grandes paixões por parte dos fãs da série e ao mesmo tempo, teve uma trajetória muito conturbada no hospital. Quando Hinton aceitou um personagem importante na série Here, Now, da HBO, todos esperavam que a despedida fosse mesmo acontecer. Apesar de não ter morrido, a coisa foi séria. Edwards sobreviveu a um incêndio e literalmente decidiu abandonar o hospital para tentar uma vida mais tranquila.

Siga Jerrika Hinton no Instagram (instagram.com/hellojerrika/) e no Twitter (@hellojerrika)

Desertoras: Arizona Robbins (Jessica Capshaw) e April Kepner (Sarah Drew)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

A saída dupla de Arizona (Jessica Capshaw) e April (Sarah Drew), na 14ª temporada, foram outro baque naqueles que sofriam a cada personagem antigo que se despedia. Arizona estava na série desde a quinta temporada e April desde a sexta. A passagem delas pela série foi cheia de momentos marcantes e April, principalmente, demorou bastante até conseguir conquistar o público, já que sua personalidade era muito controversa. Arizona foi apresentada como uma personagem extremamente suave e divertida. No acidente de avião ela perdeu as pernas e passou por um longo período de obscuridade. Quando chegamos na temporada quatorze elas tinham reconquistado o equilíbrio há pouco tempo. Segundo a showrunner Krista Vernoff, a decisão de mandar as personagens embora foi totalmente criativa.

Siga Jessica Capshaw no Instagram (instagram.com/jessicacapshaw/)

Siga Sarah Drew no Instagram (instagram.com/thesarahdrew/) e no Twitter (@sarahdrew)

Desertor: Alex Karev (Justin Chambers)

Imagem de Grey's Anatomy
Grey's Anatomy/ABC/Divulgação

Membro do elenco original da série, Justin Chambers foi o último a dizer adeus, na atual décima sexta temporada. Sua saída, contudo, foi a mais problemática e polêmica, devido a completa falta de coerência do enredo, que fez com que ele abandonasse seu casamento com Jo (Camilla Luddington), seu trabalho e seus amigos para unir-se a Izzie e dois filhos tirados da cartola no último minuto. Com um episódio cafona, mal escrito, mal dirigido e com apenas flashbacks do personagem, a despedida de Alex enterrou sua relevância e entregou a série a uma onda de protestos e dúvidas que pode afetá-la por muito tempo.

Siga Justin Chambers no Instagram (instagram.com/officialjustinchambers/) e no Twitter (@7JustinChambers)