Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Notícia

Morre Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro

Passagens pelo Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter marcaram época

Omelete
2 min de leitura
CC
02.02.2023, às 09H00.
Atualizada em 02.02.2023, ÀS 09H54
Glória Maria nos bastidores do Globo Repórter, em 2022 (Reprodução/Instagram)

Créditos da imagem: Glória Maria nos bastidores do Globo Repórter, em 2022 (Reprodução/Instagram)

Glória Maria, um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro com passagens marcantes pelo Jornal Nacional, FantásticoGlobo Repórter, morreu hoje (2). A notícia foi confirmada pelo G1

Em comunicado oficial, a TV Globo informou que a jornalista havia sido diagnosticada com um câncer no pulmão em 2019, cujo tratamento havia sido bem-sucedido. No entanto, ela depois passou a lidar com metástases no cérebro. "Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, diz o texto.

Omelete Recomenda

Na Globo desde 1971, Glória começou na posição de radioescuta (fazendo ligações para delegacias e acompanhando a frequência da polícia para "farejar" notícias) e posteriormente se tornou repórter de telejornais da emissora, como o Jornal Hoje, RJTV e o Bom Dia Rio.

No Jornal Nacional, em 1977, foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo durante o noticiário. Ficou conhecida tanto por coberturas internacionais, como a posse de Jimmy Carter nos EUA, quanto por entrevistas bombásticas da política brasileira, como aquela com o presidente militar João Baptista Figueiredo.

Em 1986, entrou para a equipe do dominical Fantástico, onde ficou conhecida por reportagens de viagem e entrevistas internacionais: de Michael Jackson a Harrison Ford, de Nicole Kidman a Leonardo Di Caprio, e até a rainha do pop Madonna - todos passaram pelo microfone de Glória.

Tornou-se a principal apresentadora do Fantástico em 1998, ficando na posição até 2007. Depois do seu afastamento, tirou alguns anos de licença e retornou para a equipe do Globo Repórter em 2010, programa onde continuou desenvolvendo sua paixão pelas reportagens de viagem.

Durante a carreira, a jornalista visitou mais de 100 países, passando por Europa, África, América Central e grande parte do Oriente. Desde 2019, com a aposentadoria de Sérgio Chapelin, Glória dividia a apresentação do Globo Repórter com Sandra Annenberg.

A jornalista deixa duas filhas, Maria e Laura, adotadas em 2009.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.