O autor de telenovelas Gilberto Braga

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Notícia

Gilberto Braga, novelista autor de Paraíso Tropical, morre aos 75 anos

Escritor também assinou argumentos de folhetins como Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003)

Eduardo Pereira
26.10.2021
22h06

O autor de telenovelas brasileiro Gilberto Braga morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos. Segundo informações de O Globo, o novelista carioca estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde enfrentava uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esôfago – lesão apontada como causa da morte. O autor também sofria do Mal de Alzheimer.

Braga, que era casado com casado com o decorador Edgar Moura Brasil, faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro. Nascido em 1945, começou sua carreira na dramaturgia em 1972, rapidamente despontando como um dos principais autores de folhetim da Rede Globo. Entre seus primeiros sucessos se destacam Dancin' Days, de 1978, e o fenômeno Vale Tudo, de 1988.

Mais recentemente, Braga assinou sucessos como Celebridade (2003) e Paraíso Tropical (2008). Essa última, que até hoje repercute graças ao casal de vilões Bebel e Olavo, vivido por Camila Pitanga e Wagner Moura, venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.