James Michael Tyler, o Gunther de Friends; ator morreu aos 59 anos

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Notícia

Friends | James Michael Tyler, o Gunther, morre aos 59 anos

Ator lutava contra um câncer

Beatriz Amendola
24.10.2021
18h31
Atualizada em
25.10.2021
08h34
Atualizada em 25.10.2021 às 08h34

O ator James Michael Tyler, mais conhecido por ter vivido Gunther em Friends, morreu neste domingo (24), aos 59 anos. Ele lutava contra um câncer de próstata. 

A morte foi confirmada pela família do ator, que informou ao site TMZ que ele morreu em sua casa, em Los Angeles.

Em comunicado oficial, a família ainda prestou homenagem a Tyler: "O mundo o conheceu como Gunther (o sétimo 'amigo'), de Friends, mas os entes queridos de Michael o conheceram como ator, músico e marido amoroso. Michael amava música, torcia pelos Clemson Tiger, e frequentemente se via em aventuras divertidas e não planejadas. Se você o conhecia uma vez, você fazia um amigo para a vida". 

Por meio do Twitter oficial de Friends, a Warner também lamentou a morte do ator. "A Warner Bros. Television lamenta a perda de James Michael Tyler, um ator amado e parte integral da nossa família Friends. Nossos sentimentos estão com sua família, seus amigos, colegas e fãs". 

Gunther era o gerente do Central Perk, café em que os seis amigos sempre se reuniam. Ao longo das dez temporadas da série, Tyler se tornou o coadjuvante que mais apareceu nela. Segundo o IMDb, o ator esteve em nada menos do que 150 dos 236 episódios de Friends.

O diagnóstico

James Michael Tyler revelou em junho deste ano que havia sido diagnosticado com câncer de próstata em estágio avançado em 2018. A descoberta foi tardia e a doença se espalhou para seus ossos. Na época, ele já não conseguia mais andar. 

Tyler, que participou da reunião de elenco de Friends, disse que decidiu compartilhar o diagnóstico após o lançamento do especial para não quebrar o clima de celebração da ocasião. "Não queria que fosse algo do tipo 'aliás, o Gunther tem câncer'". Mas, segundo o ator, o elenco e os produtores já sabiam do seu estado de saúde.

"Meu objetivo no último ano era comemorar meu aniversário de 59 anos. Eu fiz isso. Agora, minha meta é ajudar a salvar ao menos uma vida", afirmou o ator. Nesse espírito, ele alertou os espectadores para que deem atenção também aos exames de próstata quando fizerem um check up. "Poderia ter descoberto antes".

Além de Friends, o ator fez participações em séries como ScrubsSabrina, a Aprendiz de Feiticeira e Episodes. Recentemente, ele estrelou os curtas Processing The Gesture and The Word.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.