Criadora de Friends fala de falta de diversidade: "Não se fazia isso na época"

Séries e TV

Notícia

Criadora de Friends fala de falta de diversidade: "Não se fazia isso na época"

Marta Kauffman explicou ausência de atores não-brancos no elenco principal

Caio Coletti
19.07.2021
14h05
Atualizada em
19.07.2021
14h47
Atualizada em 19.07.2021 às 14h47

A roteirista Marta Kauffman, uma das criadoras de Friends, abordou a polêmica da falta de diversidade no elenco da série em entrevista incluída no especial The History of the Sitcom, exibido ontem (18) pela CNN norte-americana.

"[O elenco totalmente branco] foi, de certa forma, um produto do seu tempo, e também da minha própria ignorância. Naquela época, havia séries negras e séries brancas. Não me lembro de muitas séries que eram interraciais", comentou ela.

Kauffman também assumiu parte da culpa, no entanto, dizendo que "escrevia apenas sobre o que conhecia" em Friends, o que levou até o time de atores convidados recrutado pela série a ser predominantemente branco - com a exceção de algumas das namoradas de Ross (David Schwimmer).

Esta não é a primeira vez que a roteirista aborda o tema da diversidade em sua série mais famosa. No ano passado, durante um painel no ATX TV Festival, ela havia contado que se arrependia de algumas escolhas nesse sentido.

"Quem dera eu soubesse, naquela época, o que eu sei hoje. Eu teria feito as coisas de maneira diferente. Nós sempre encorajamos a diversidade na nossa empresa, mas eu não fiz o bastante na época", disse.

Friends ficou originalmente no ar entre 1994 e 2004. As dez temporadas estão disponíveis no Brasil pela plataforma de streaming HBO Max.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.