Diretor afasta Franjinha & Milena de Beakman: “não é um adulto dono da verdade”

Créditos da imagem: Max/Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Diretor afasta Franjinha & Milena de Beakman: “não é um adulto dono da verdade”

Primeira temporada de Em Busca da Ciência estreou esta semana no Max

Omelete
3 min de leitura
28.02.2024, às 14H42.
Atualizada em 04.03.2024, ÀS 14H32

Um seriado focado em trazer a ciência ao primeiro plano para a vida das crianças pode remeter imediatamente ao clássico dos anos 90 O Mundo de Beakman, mas isto definitivamente não é o que Franjinha & Milena Em Busca da Ciência pretende ser. O mais novo live-action inspirado no universo de Maurício de Sousa, que estreou esta semana na Max, pretende ser o contrário: um jeito de incluir a criança na liderança do seu próprio aprendizado. 

A produtora executiva de conteúdo Kids do Cartoon Network, Marina Filipe, entendeu a comparação logo de cara, e foi a primeira a admitir que também pensou em Beakman ao ouvir o pitch da série. Em entrevista ao Omelete, com presença do elenco e da equipe durante as filmagens do programa, em 2022, Filipe disse que recebeu uma resposta inesperada do diretor Mauro D'Addio quando expôs o sentimento: “Eu disse, ‘ah, tipo O Mundo de Beakman!’ e ele respondeu ‘não, não é um mundo de Beakman!’", disse, apontando para o diretor. 

“A gente quis fugir do Mundo de Beakman porque ali é um adulto dono da verdade, dando explicações. E é divertido, mas é muito didático. A gente queria uma série narrativa, serializada, a gente tem ganchos, uma história. E a gente quer chegar ao espectador com a história”.

A ideia é fazer a criança adquirir o conhecimento de forma mais orgânica, através do interesse em continuar assistindo à série por seus ganchos. Por isso, D’Addio conclui que as referências mais claras de Franjinha & Milena são, na realidade, as produções live-action da Turminha, como Laços e Lições, de Daniel Rezende, que serve como diretor criativo da produção: 

“Esse projeto não está no mesmo universo de Laços, Lições, nem da série, mas ao mesmo tempo ele dialoga muito com a singularidade do olhar do Dani, o que ele construiu. A proposta é diferente, é outro universo, mas ele está muito presente”.

A importância da ciência na vida da criança 

Para a dupla dos bastidores, D’Addio e Filipe, a ideia de deixar a liderança no olhar infantil vem de um lugar muito natural, da mania da criança em questionar tudo - e, até por isso, Franjinha & Milena tem muito mais perguntas do que respostas. “A ciência e a infância têm um lugar em comum que é o da curiosidade. O cientista é genuinamente curioso, e a criança também”, disse o diretor. 

Filipe foi além, e enfatizou a importância de um programa como este nos dias de hoje. “A forma como a ciência foi tratada historicamente é como uma coisa muito distante, e a ciência faz parte da vida. Trazer o holofote para isso, em um momento de tanto negacionismo, é essencial”. 

Claro que não foi apenas nos bastidores que esta importância foi enfatizada. Para o próprio protagonista Fabrício Gabriel, intérprete de Franjinha, o contato com a ciência teve um resultado muito específico e positivo: tirá-lo da frente do videogame.

“Eu acho que falar de ciência para crianças tira elas um pouco do videogame. Porque ela vai ficar pirando naquilo, sabe? ‘Como será que faz isso? Ah, vou fazer também’. Pega o tutorial, faz que nem a gente faz na série, e tira a criança da zona de conforto para pensar fora da caixa. Traz um pensamento científico pra ela, e faz mais um cientista no mundo!”, disse. 

Sua colega protagonista, Bia Lisboa, a Milena, complementa: “Muita gente acha que ciência é só falar difícil, uma coisa chata, só laboratório. Mas [a série] vem pra mostrar que não existe só laboratório. Quando você vê uma joaninha, já é ciência! E para mostrar pras pessoas que ciência não é tão chato quanto elas pensam. Pode até ser uma coisa incrível”. 

A primeira temporada completa de Franjinha & Milena Em Busca da Ciência já está disponível na Max. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.