Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Séries e TV
Artigo

Guerra no Alasca? Entenda conflito mostrado em episódio de Fallout

Novo episódio da série traz flashback para antes do apocalipse nuclear

Omelete
3 min de leitura
07.01.2026, às 05H30.
Atualizada em 07.01.2026, ÀS 08H08

ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!

Um novo flashback de Cooper (Walton Goggins) movimentou o comecinho do quarto episódio de Fallout, lançado hoje (7) no Prime Video. Na cena, vemos o futuro Necrótico lutando nas linhas de frente de Anchorage, no Alasca, antes do apocalipse nuclear – mas os fãs casuais da produção podem ter se perguntado: que Guerra é essa?

Omelete Recomenda

Bom, acontece que Anchorage e o Alasca são peças essenciais na mitologia de Fallout, o jogo, e inclusive instrumentais no conflito que levou ao apocalipse nuclear. O Omelete te explica tudo a seguir!

Invasão chinesa no Alasca, como mostrada em Fallout 4 (Reprodução)
Invasão chinesa no Alasca, como mostrada em Fallout 4 (Reprodução)

Como começou a Grande Guerra?

Como em tantas outras histórias distópicas, a Grande Guerra do final do século XXI em Fallout começou por conta da escassez de recursos naturais – no caso, combustíveis e outras formas de energia.

Por volta de 2050, a maioria das reservas de petróleo ao redor do globo estavam secas ou prestes a secar, e os grandes superpoderes (EUA, China e Europa) passaram a buscar alternativas para manter sua economia funcionando. A Europa invadiu uma série de países no Oriente Médio, levando vários deles à ruína econômica e marcando as primeiras trocas nucleares da mitologia de Fallout, enquanto os EUA assumiram uma postura similar ao desestabilizar e invadir o México, além de eventualmente anexar o Canadá.

Na China, a depleção de recursos energéticos atingiu um ponto crítico em 2066. Como os EUA se recusaram a exportar reservas para os rivais, os chineses tomaram uma decisão drástica: invadir o Alasca. Era o começo da Guerra Sino-Estadunidense.

Soldado dos EUA em armadura, como mostrado em Fallout 4 (Reprodução)
Soldado dos EUA em armadura, como mostrado em Fallout 4 (Reprodução)

Quem venceu a Grande Guerra?

A resposta curta é: ninguém venceu. Todo o planeta, de fato, perdeu.

Após a invasão do Alasca, a cidade de Anchorage (como vemos na série) se tornou um dos principais fronts da guerra – mas os exércitos estadunidenses e chineses logo se mostraram equivalentes, e uma espécie de “empate técnico” insustentável se estabeleceu na região. As batalhas e mortes continuavam, mas nenhum dos lados conseguia avançar para além das terras ocupadas ou perdidas na invasão inicial.

Simultaneamente, os EUA ordenou uma retaliação invadindo a própria China, conflito que rapidamente se encaminhou para um resultado de estagnação similar. Enquanto isso, cidadãos comuns de ambos os países (e seus aliados) sofriam sob medidas de austeridade e crises energéticas, deteriorando a qualidade de vida em todo o planeta enquanto trilhões eram gastos com pesquisas militares.

O resultado? A armadura T-51 – aquela mesma, que vemos a Irmandade do Aço utilizando na série e nos jogos de Fallout. A tecnologia deu uma vantagem estratégica para os EUA, que conseguiu reconquistar Anchorage e boa parte do Alasca, além de empurrar as forças chinesas mais para o interior de seu próprio país. Estava longe de ser uma grande vitória, no entanto, e logo ficou claro que as duas partes precisariam negociar um final menos convencional para este conflito…

Detonação nuclear em Boston, como visto em Fallout 4 (Reprodução)
Detonação nuclear em Boston, como visto em Fallout 4 (Reprodução)

O dia em que as bombas caíram

Em outubro de 2077, negociações entre os dois lados da Guerra Sino-Estadunidense chegaram a um impasse, e uma saída nuclear passou a ser contemplada por ambos os lados. No dia 23 do mesmo mês, autoridades estadunidenses detectaram movimentações militares chinesas que indicavam lançamentos nucleares, e o presidente imediatamente ordenou uma retaliação.

As bombas atingiram localizações como Pensilvânia, Washington, Boston, Nova York e Los Angeles por volta das 10 da manhã daquele dia, e presumivelmente a China foi atingida pouco depois. Logo, todo o planeta se veria coberto por nuvens nucleares, conforme aliados e rivais de cada um dos países se envolveram no conflito – dando à luz, assim, ao Ermo que conhecemos em todos os projetos da franquia.

Fallout está disponível para streaming no Prime Video, com novos episódios às quartas-feiras.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.