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Irmandade do Aço: Origens, facções e tudo sobre o grupo retratado em Fallout

Presente desde a 1ª temporada, Irmandade tem sua hierarquia mais explorada agora

Omelete
3 min de leitura
24.12.2025, às 05H30.
Atualizada em 24.12.2025, ÀS 08H22
A Irmandade do Aço em Fallout (Reprodução)

Créditos da imagem: A Irmandade do Aço em Fallout (Reprodução)

ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!

O confronto entre as grandes facções do Mojave está começando a esquentar em Fallout! O segundo episódio da temporada trouxe de volta um jogador importante nesse tabuleiro: a Irmandade do Aço, representada na série por Maximus (Aaron Moten) e seus superiores – mas, dessa vez, parece que eles estão à beira de uma guerra civil.

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Para entender as origens, e as tretas, de mais essa facção da série do Prime Video, o Omelete te traz um dossiê completo a seguir.

Como surgiu a Irmandade do Aço?

A história da Irmandade começa antes de quase todas as outras do universo Fallout: em 2077, antes das bombas caírem, um capitão do exército dos EUA chamado Roger Maxson se rebelou contra o próprio governo ao saber que ele e seus comandados estavam designados a proteger um grupo de cientistas que realizavam experiências horrendas em seres humanos. Acontece que a rebelião na Base Militar de Mariposa aconteceu justamente nos meses precedendo o grande evento apocalíptico da franquia.

Protegidos da radiação pelas defesas da Base Militar, Maxson e seus soldados mataram todos os cientistas e saíram, junto com suas famílias e alguns civis, para procurar um abrigo mais permanente. Foi o que encontraram em um bunker governamental batizado de Lost Hills, onde estabeleceram lentamente uma cadeia de comando e um sistema de comunicação para encontrar outros sobreviventes no Ermo.

Após estabelecer contato com alguns outros grupos – entre eles, um batalhão na Appalachia –, o grupo começou a crescer e se mostrar uma facção poderosa no cenário pós-apocalíptico dos EUA. Maxson, preocupado em manter a moral de seu “rebanho” em crescimento, criou uma série de tradições, hierarquias e leis que foram adotadas oficialmente em 2087, marcando a fundação da Irmandade do Aço.

Michael Cristofer em cena de Fallout (Reprodução)
Michael Cristofer em cena de Fallout (Reprodução)

O que aconteceu com a Irmandade do Aço?

Desde o início de sua trajetória, a Irmandade se organiza a partir de facções (na linguagem deles, “capítulos”) que se espalham por um território tradicionalmente mais extenso do que aquele ocupado pelas outras organizações do Ermo. Mas também é dessa estrutura que surgem os conflitos que vimos na 2ª temporada de Fallout até agora.

Nos jogos, os fãs já viram capítulos da Irmandade que interpretam a missão da facção – manter a tecnologia longe das mãos da humanidade, a fim de evitar outro apocalipse nuclear – de maneiras diferentes, e isso já causou conflitos com outros grupos que buscam controlar certos recursos. Por outro lado, a atitude protetora da Irmandade também a transforma em uma presença distante para a maioria dos habitantes do Ermo, de forma que sua influência não é sentida no dia-a-dia do pós-apocalipse.

É justamente isso que Quintus (Michael Cristofer) parece querer mudar, utilizando a fusão fria para produzir armas e reforçar a dominação tecnológica da Irmandade sobre as outras facções. Ele tenta aliciar outros capítulos para sua missão, mas todos temem o poderoso Commonwealth (falamos um pouco mais do que isso significa aqui), que quer seguir as regras da Irmandade ao pé da letra e manter a tecnologia escondida.

Como esse conflito vai se resolver? A resposta está no restante da segunda temporada de Fallout, que lança episódios semanais no Prime Video, sempre às quartas-feiras.

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