Khans, “Big Iron” e mais: Easter eggs da 2ª temporada de Fallout
Omelete decifra a mitologia complexa da série de games para você
Créditos da imagem: Cena da 2ª temporada de Fallout (Reprodução)
ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!
Fallout está de volta e, como prometido, a segunda temporada traz bem mais referências diretas ao mundo dos jogos do que a primeira – afinal, estamos na estrada para New Vegas, e não vão faltar easter eggs para os jogadores.
A seguir, o Omelete faz uma lista compreensiva de todos os acenos e referências que encontramos na série. Vem com a gente!
*Esta lista será atualizada semanalmente, acompanhando o lançamento dos episódios da segunda temporada de Fallout no Prime Video.
Novac, Dinky e o “ninho” de Boone
O início da segunda temporada de Fallout é o puro suco do fan service: Cooper (Walton Goggins) e Lucy (Ella Purnell) estão em uma enrascada em Novac, uma das cidades icônicas de Fallout: New Vegas, e reencontramos a protagonista com um rifle de atirador em mãos, postada na boca de Dinky, o dinossauro gigante que é atração turística do local.
Acontece que esta posição, antes de ser ocupada por Lucy, foi ocupada por ninguém menos do que Boone, o ex-soldado da NCR que pode se tornar um dos companheiros de viagem do jogador em New Vegas. Nós o conhecemos em Novac como um atirador desiludido que busca descobrir o que aconteceu com sua esposa desaparecida – e o tal “ninho” na boca de Dinky é cenário de um momento memorável do jogo.
Os Khans
Por falar na cena em Novac, é nela que descobrimos que os Khans, uma das tribos mais marcantes de Fallout: New Vegas, controla a cidade nesse ponto da cronologia ficcional da franquia. Nós explicamos a longa e complexa história da facção neste outro artigo – era muita coisa pra falar! -, mas as conexões não param aí.
Como você acaba de ler ali em cima, Lucy assume o ninho de atirador de Boone na cena em questão. Pois bem: em New Vegas, o grande trauma no passado de Boone é ter participado de um massacre em Bitter Springs, outro assentamento no Mojave. Foi lá que os Khans foram praticamente exterminados pela NCR, em um dos momentos mais trágicos da franquia.
Dá para dizer, portanto, que os Khans foram mortos duas vezes por personagens ligados a Dinky e a Novac.
“Big Iron”
Eu avisei que a primeira cena de Cooper e Lucy na segunda temporada de Fallout era feita para os fãs dos jogos, né? Depois de todas essas conexões que você viu acima, o episódio ainda nos presenteia com uma cena de ação ao som de “Big Iron”, canção de Marty Robbins que se tornou uma favorita dos jogadores de New Vegas por tocar em uma das rádios do Pip Boy, equipamento que o protagonista carrega durante a história.
O começo de Fallout 4
Avançando um pouco no episódio, vemos um flashback de Cooper antes do apocalipse, quando ele dirige com sua filha, Janey (Teagan Meredith), por um subúrbio americano. Não dá para cravar que a locação é a mesma que vemos no comecinho de Fallout 4, o jogo, mas a referência é clara: não só o design de produção segue o do videogame, como também vemos um furgão da Vault-Tec pelas ruas e acompanhamos uma simulação de ataque nuclear. São detalhes que se aproximam muito da cena de abertura do jogo.
Whac-a-Commie
Outro pequeno easter egg nos flashbacks de Cooper aparece quando ele está num restaurante conversando com Moldaver (Sarita Choudhury). Enquanto os dois papeiam sobre o apocalipse e espionagem, Janey se retira para um canto do estabelecimento a fim de jogar um jogo de fliperama: Whac-a-Commie, versão com temática de Guerra Fria do famoso Whack-a-Mole (aquele no qual toupeiras ou outros bonequinhos se levantam de buracos no arcade e você precisa acertá-los com martelos).
Acontece que o Whac-a-Commie é um velho conhecido dos jogadores de Fallout 4, aparecendo na extensão Nuka World como um dos jogos disponíveis no Nuka-Cade, um fliperama localizado em um parque temático abandonado. Os adeptos de Fallout 76 também já devem ter encontrado o jogo, uma vez que ele aparece em algumas outras locações exploradas pelo protagonista.